Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77221
Tipo: Dissertação
Título: O texto literário em língua espanhola no clube de leitura do Centro Cearense de Idiomas: da recepção ao letramento literário
Autor(es): Santos, Luíza Janaína Leandro dos
Orientador: Silva, Júlio Cezar Bastoni da
Palavras-chave em português: Texto literário;Teoria da recepção;Letramento literário;Ensino;Literatura hispânica
Palavras-chave em espanhol: Texto literario;Teoría de la recepción;Literacidad;Enseñanza;Literatura hispana
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Data do documento: 2023
Citação: SANTOS, Luíza Janaína Leandro dos. O texto literário em língua espanhola no clube de leitura do Centro Cearense de Idiomas: da recepção ao letramento literário. Orientador: Júlio Cezar Bastoni da Silva. 2023. 164 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Programa de Pós-Graduação em Letras, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Resumo: Esta pesquisa pretende relatar a experiência com alunos do Ensino Médio, junto ao texto literário em língua hispânica, no Centro de Idiomas do Ceará (CCI), e analisar, a partir do relato da professora e da autoavaliação dos estudantes, as diversas possibilidades de trabalho com o texto literário em um clube de leitura, uma vez que este pode auxiliar o estudante a compreender o seu entorno, bem como as culturas estrangeiras que ele pouco conhece ou desconhece. Nesse sentido, este estudo toma como base as considerações de Cosson (2016, 2020), Fillola (2004) e Aragão (2006), que demonstram a importância do texto literário e da Estética da Recepção a partir das perspectivas de Jauss (1967) e Iser (1979), em que as leituras devem ser construídas desde a interação do leitor com o texto, e a metodologia de Bordini e Aguiar (1993), que afirmam que o texto literário deve ser apresentado a partir da análise prévia de aspectos que consideram as preferências e a realidade do estudante. Dessa forma, de acordo com Lajolo (1993), Todorov (2009), Zilberman (2012) e Antunes (2016), compreende-se que a literatura é capaz de auxiliar o ser humano a compreender melhor a vida e os dilemas inerentes a ela, ou simplesmente fazê-lo transportar para outro universo, apenas tendo acesso à leitura. Partindo dessa ideia, criou-se um clube de leitura com alunos de espanhol do CCI, projeto implantado pelo Governo do Estado do Ceará no primeiro semestre de 2018, que complementa o ensino em tempo integral. No primeiro encontro, conhecemos os estudantes; em seguida, um questionário foi aplicado, a fim de catalogar informações sobre eles e descobrir suas preferências literárias. Por fim, os estudantes deram sugestões de quais obras poderiam ser lidas ao longo das reuniões, que ocorreram virtualmente, uma vez por semana, por um trimestre. A intenção, com a aplicação dessa atividade, era constatar a possibilidade de se trabalhar com o TL em língua hispânica com alunos do Ensino Médio no CCI. A presente pesquisa é de natureza aplicada, de método hipotético-dedutivo com abordagem quali-quantitativa. Nos resultados observados, concluiu-se que os participantes não só conseguem compreender bem o texto, como se identificam com as personagens e fazem comparações com outras obras. Assim, entende-se que, por meio do letramento literário, do contato com a língua em sua mais rica manifestação, é possível transformar a leitura numa atividade de lazer satisfatória e prazerosa ao aluno, além de ajudá-lo a se tornar um cidadão crítico e consciente dos acontecimentos sociais.
Resumen: Esta investigación pretende relatar la experiencia de estudiantes de secundaria con un texto literario en lengua extranjera y analizar, a partir del informe del docente y de la autoevaluación de los estudiantes, las diversas posibilidades de utilizar el texto literario en una lengua hispana en un club de lectura, ya que puede ayudar al alumno a comprender su entorno, así como culturas extranjeras que conoce poco o desconoce. En este sentido, este estudio toma como base en Cosson (2016, 2020), Fillola (2004) y Aragão (2006) que demuestran la importancia del uso del texto literario, la Estética de la Recepción a partir de las perspectivas de Jauss (1967) e Iser (1979) en las que las lecturas deben ser construidas desde la interacción del lector con el texto y no con el texto como absoluto y la metodología de Bordini y Aguiar (1993), que afirman que el TL debe de ser presentado a partir del análisis previo de aspectos que consideran las preferencias y la realidad del estudiante. Según Lajolo (1993), Todorov (2009), Zilberman (2012), Antunes (2016) se comprende que la literatura es capaz de ayudar al ser humano a comprender mejor la vida y los dilemas inherentes a ella, o simplemente transportarlo a otro universo, sin mucho esfuerzo, solo teniendo acceso a la lectura. Con base en esta idea, fue creado un club de lectura con estudiantes de español del CCI, un proyecto implementado por el Gobierno del Estado de Ceará en el primer semestre de 2018, que complementa la educación de tiempo integral. En la primera reunión, conocimos a los estudiantes; luego un cuestionario fue aplicado para catalogar datos sobre ellos y descubrir sus preferencias literarias; y, finalmente, los estudiantes hicieron sugerencias de cuales obras podrían ser leídas a lo largo de las reuniones que sucedieron virtualmente, una vez a la semana, por un trimestre. La intención, con la aplicación de esta actividad, fue verificar la posibilidad de trabajar con el TL en español con estudiantes de secundaria del CCI. La naturaleza del presente estudio es aplicada, de método hipotético-deductivo con el enfoque mixto, o sea cuantitativo y cualitativo. En los resultados, se nota que no solo logran comprender bien el texto, sino que también se identifican con los personajes y hacen comparaciones con otras obras. Así, se entiende que, a través de la literacidad literaria, del contacto con la lengua en su más rica manifestación, es posible transformar la lectura en una actividad de ocio satisfactoria y agradable para el alumno, además de ayudarle a convertirse en un individuo crítico y consciente de los eventos sociales.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77221
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGLE- Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_dis_ljlsantos.pdf3,71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.