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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77220
Tipo: | Dissertação |
Título: | Gótico decolonial: transgressão, monstruosidade e relações familiares em Las Voladoras (2020), de Mónica Ojeda |
Autor(es): | Souza Filho, Moacir Marcos de |
Orientador: | Muller, Fernanda Suely |
Palavras-chave em português: | Gótico;Estudos decoloniais;Literatura latino-americana contemporânea |
Palavras-chave em espanhol: | Gótico;Estudos decoloniales;Literatura latinoamericana contemporánea |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Data do documento: | 2024 |
Citação: | SOUZA FILHO, Moacir Marcos. Gótico decolonial: transgressão, monstruosidade e relações familiares em Las Voladoras (2020), de Mónica Ojeda. 2024. 144 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Programa de Pós-Graduação em Letras, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024. |
Resumo: | Este trabalho examina a obra Las Voladoras (2020) de Mónica Ojeda sob a perspectiva do gótico, investigando a intersecção das temáticas de transgressão, monstruosidade e relações familiares com os conceitos de pensamento liminar, corporificação e testemunho. A análise ressalta como os contos de Las Voladoras utilizam de um discurso que desafia a epistemologia moderna para narrar a violência produzida por estruturas de subalternização, especialmente manifestadas em corpos femininos. Por meio de estudos decoloniais de pensadores como Quijano (1992; 2005), Mignolo (2003), Lugones (2014) e Segato (2005; 2012), dentre outros, além de um aporte teórico sobre literatura gótica pautado em Botting (2005), Sá (2010; 2019), Duncan (2022) e Harrison (2023), propõe-se o gótico decolonial como chave de leitura e como um subcampo presente na literatura latino-americana do século XXI. Este conceito evidencia caminhos pelos quais o modo gótico pode, a partir de um lócus de enunciação subalternizado, questionar as dicotomias impostas pela colonialidade. |
Resumen: | Este trabajo examina la obra Las Voladoras (2020) de Mónica Ojeda bajo la perspectiva del gótico, investigando la intersección de las temáticas de transgresión, monstruosidad y relaciones familiares con los conceptos de pensamiento liminar, corporificación y testimonio. El análisis subraya cómo los cuentos de Las Voladoras utilizan un discurso que desafía la epistemología moderna para narrar la violencia producida por estructuras de subalternización, especialmente manifestadas en cuerpos femeninos. Por medio de estudios decoloniales de pensadores como Quijano (1992; 2005), Mignolo (2003), Lugones (2014) y Segato (2005; 2012), entre otros, además de un aporte teórico sobre literatura gótica basado en Botting (2005), Sá (2010; 2019), Duncan (2022) y Harrison (2023), se propone el gótico decolonial como clave de lectura y como un subcampo presente en la literatura latinoamericana del siglo XXI. Este concepto evidencia caminos por los cuales el modo gótico puede, desde un locus de enunciación subalternizado, subvertir las dicotomías impuestas por la colonialidad. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77220 |
Currículo Lattes do(s) Autor(es): | http://lattes.cnpq.br/8320040883101453 |
ORCID do Orientador: | https://orcid.org/0000-0002-7999-089X |
Currículo Lattes do Orientador: | http://lattes.cnpq.br/8581700927396328 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | PPGLE- Dissertações defendidas na UFC |
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