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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMuller, Fernanda Suely-
dc.contributor.authorSouza Filho, Moacir Marcos de-
dc.date.accessioned2024-07-10T15:19:37Z-
dc.date.available2024-07-10T15:19:37Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationSOUZA FILHO, Moacir Marcos. Gótico decolonial: transgressão, monstruosidade e relações familiares em Las Voladoras (2020), de Mónica Ojeda. 2024. 144 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Programa de Pós-Graduação em Letras, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77220-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleGótico decolonial: transgressão, monstruosidade e relações familiares em Las Voladoras (2020), de Mónica Ojedapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho examina a obra Las Voladoras (2020) de Mónica Ojeda sob a perspectiva do gótico, investigando a intersecção das temáticas de transgressão, monstruosidade e relações familiares com os conceitos de pensamento liminar, corporificação e testemunho. A análise ressalta como os contos de Las Voladoras utilizam de um discurso que desafia a epistemologia moderna para narrar a violência produzida por estruturas de subalternização, especialmente manifestadas em corpos femininos. Por meio de estudos decoloniais de pensadores como Quijano (1992; 2005), Mignolo (2003), Lugones (2014) e Segato (2005; 2012), dentre outros, além de um aporte teórico sobre literatura gótica pautado em Botting (2005), Sá (2010; 2019), Duncan (2022) e Harrison (2023), propõe-se o gótico decolonial como chave de leitura e como um subcampo presente na literatura latino-americana do século XXI. Este conceito evidencia caminhos pelos quais o modo gótico pode, a partir de um lócus de enunciação subalternizado, questionar as dicotomias impostas pela colonialidade.pt_BR
dc.description.abstract-esEste trabajo examina la obra Las Voladoras (2020) de Mónica Ojeda bajo la perspectiva del gótico, investigando la intersección de las temáticas de transgresión, monstruosidad y relaciones familiares con los conceptos de pensamiento liminar, corporificación y testimonio. El análisis subraya cómo los cuentos de Las Voladoras utilizan un discurso que desafía la epistemología moderna para narrar la violencia producida por estructuras de subalternización, especialmente manifestadas en cuerpos femeninos. Por medio de estudios decoloniales de pensadores como Quijano (1992; 2005), Mignolo (2003), Lugones (2014) y Segato (2005; 2012), entre otros, además de un aporte teórico sobre literatura gótica basado en Botting (2005), Sá (2010; 2019), Duncan (2022) y Harrison (2023), se propone el gótico decolonial como clave de lectura y como un subcampo presente en la literatura latinoamericana del siglo XXI. Este concepto evidencia caminos por los cuales el modo gótico puede, desde un locus de enunciación subalternizado, subvertir las dicotomías impuestas por la colonialidad.pt_BR
dc.subject.ptbrGóticopt_BR
dc.subject.ptbrEstudos decoloniaispt_BR
dc.subject.ptbrLiteratura latino-americana contemporâneapt_BR
dc.subject.esGóticopt_BR
dc.subject.esEstudos decolonialespt_BR
dc.subject.esLiteratura latinoamericana contemporáneapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/8320040883101453pt_BR
local.advisor.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-7999-089Xpt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/8581700927396328pt_BR
local.date.available2024-07-10-
Aparece en las colecciones: PPGLE- Dissertações defendidas na UFC

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