Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77203
Tipo: Dissertação
Título : Educação musical escolar: um caminho a trilhar como disciplina eletiva em uma escola de ensino médio no município de Pacajus-CE
Autor : Paula, Genegleisson Queiroz de
Tutor: Parente, Filipe Ximenes
Palabras clave en portugués brasileño: Educação musical;Metodologia coletiva;Educação básica
Áreas de Conocimiento - CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
Fecha de publicación : 2024
Citación : PAULA, Genegleisson Queiroz de. Educação musical escolar: um caminho a trilhar como disciplina eletiva em uma escola de ensino médio no município de Pacajus-CE. 2024. 85 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.
Resumen en portugués brasileño: A presente pesquisa almeja contribuir com uma proposta pedagógica, a partir de pressupostos teórico-metodológico, quanto a musicalização a uma escola de Ensino Médio na cidade de Pacajus-CE. Espera-se que a proposta possa subsidiá-la na prática educativa cotidiana no processo de ensino aprendizagem com Arte. Para esta trajetória, serão seguidos os seguintes passos procedimentais: A princípio, a luz dos pressupostos de Bourdieu (2009), é necessário elucidar o gosto musical dos estudantes (capital cultural), estimar o perfil sociocultural (campos) e analisar as expectativas e vivências anteriores com fazer musical (habitus) dos estudantes. O segundo momento desta proposta será de cunho bibliográfico, a fim de analisar suportes teóricos e metodologias existentes com relação ao ensino de música. Para tanto, utilizaremos, sobretudo, os escritos do professor John Dewey (1979), que em seus trabalhos descreve a experiência e educação. Ainda neste momento da pesquisa será traçado uma análise sobre o ensino de música, partindo do Ensino Conservatorial, Ensino Coletivo, Aprendizagem Musical Compartilhada e metodologias ativas para o ensino de música, ao qual devido o perfil deste trabalho foi minuciosamente acurado a escolha de quatro importantes educadores musicais, aqui relacionados em ordem alfabética: Dalcroze, Edgar Willems, Kodály e Schafer. Desvelada a trajetória Investigativa sobre as bases teóricas para a elaboração de uma proposta pedagógica, seguimos para o passo final: a apresentação do material pedagógico.
Abstract: The present research aims to contribute with a pedagogical proposal based on theoretical-methodological assumptions regarding musicalization to a high school in the city of Pacajus-CE. It is hoped that the proposal can support it in the daily educational practice in the teaching-learning process with Art. For this trajectory, the following procedural steps will be followed: At first, in the light of Bourdieu's assumptions (2009), we will try to elucidate the students' musical taste (cultural capital), estimate the sociocultural profile (fields) and analyze the students' expectations and previous experiences with music making (habitus). The second moment of this proposal will be of a bibliographic nature, in order to analyze theoretical supports and existing methodologies in relation to music teaching. To do so, we will use, above all, the writings of Professor John Dewey (1979), who in his works describes experience and education. Still at this point in the research, an analysis of music teaching will be drawn, starting from Conservatorial Education, Collective Teaching, Shared Musical Learning and active methodologies for music teaching, to which due to the profile of this work was meticulously accurate the choice of four important music educators, listed here in alphabetical order: Dalcroze, Edgar Willems, Kodály and Schafer. Having unveiled the investigative trajectory on the theoretical bases for the elaboration of a pedagogical proposal, we move on to the final step: the presentation of the pedagogical material.
URI : http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77203
Lattes del autor: http://lattes.cnpq.br/0693926069962957
Lattes del tutor: http://lattes.cnpq.br/2134488263337352
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: PROFARTES - Dissertações defendidas na UFC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2024_dis_gqpaula.pdf503,33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.