Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77198
Tipo: | Dissertação |
Título : | Avaliação do Programa de Aprendizagem na Idade Certa (MAIS PAIC): o Sistema Permanente de Avaliação Educacional do Ceará (SPAECE) no município de Aquiraz |
Autor : | Sousa, Suzanne Albano de |
Tutor: | Smith, Roberto |
Palabras clave en portugués brasileño: | Educação pública;Avaliação externa;MAIS PAIC;SPAECE-ALFA;Programa Aprendizagem na Idade Certa;Sistema Permanente de Avaliação Educacional do Ceará;Avaliação educacional - Ceará |
Palabras clave en inglés: | Public education;External evaluation;MAIS PAIC;SPAECE-ALFA |
Áreas de Conocimiento - CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICAS |
Fecha de publicación : | 2024 |
Citación : | SOUSA, Suzanne Albano de. Avaliação do Programa de Aprendizagem na Idade Certa (MAIS PAIC) : o Sistema Permanente de Avaliação Educacional do Ceará (SPAECE) no município de Aquiraz. 2024. Dissertação (Mestrado Profissional em Avaliação de Políticas Públicas)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024. |
Resumen en portugués brasileño: | No cenário educacional brasileiro, dentre os inúmeros desafios existentes no campo da educação pública, o quesito investimento na educação de qualidade prevista em lei deve ser executada por todas as esferas governamentais, sejam elas federais, estaduais ou municipais. Como forma de conferir a situação educacional do país, e também como meio de gerar políticas públicas voltadas à qualidade da educação, o Ministério da Educação e Cultura (MEC) passou a adotar políticas de avaliação em larga escala para, primariamente, mensurar o desempenho escolar, conhecer a situação socioeconômica, cultural e escolar dos discentes, pesquisar o perfil e a prática de gestão dos diretores e averiguar o perfil e práticas pedagógicas dos professores e a infraestrutura das escolas. Assim, na perspectiva de um ensino público de qualidade, focado na elevação do nível de aprendizagem ofertado aos estudantes cearenses, surge o Programa Aprendizagem na Idade Certa (MAIS PAIC), com o objetivo principal de superar o analfabetismo escolar. Com vistas a buscar elementos que contribuam para a construção de conhecimentos e discussões acerca da obtenção de resultados sobre o eixo de avaliação do MAIS PAIC expresso na sistemática de avaliação externa Sistema Permanente de Avaliação Educacional do Ceará – SPAECE, o objetivo geral desta pesquisa consiste em avaliar o MAIS PAIC comparando os resultados obtidos no SPAECE em turmas do 2º ano do Ensino Fundamental da rede municipal de Aquiraz-CE. O percurso metodológico consistiu em uma revisão bibliográfica e documental de cunho qualitativo, sob a influência da avaliação em profundidade, para avaliar os níveis de proficiência do SPAECE-ALFA (2012-2022), os padrões de desempenho e o Índice de Desempenho Escolar (IDE) de duas escolas do município de Aquiraz-CE. Os principais resultados do estudo evidenciaram que, apesar dos impactos e consequências geradas na educação das crianças aquirazenses pela pandemia da COVID-19 terem sido evidentes, foi observado que a educação cearense no referido município, com base nos dados do SPAECE-ALFA das escolas da amostra, vem promovendo um salto qualitativo na aprendizagem dos alunos. |
Abstract: | In the Brazilian educational scenario, among the countless challenges that exist in the field of public education, the issue of investment in quality education, which is provided for by law, must be implemented by all spheres of government, be they federal, state or municipal. As a way of checking the country's educational situation, and also as a means of generating public policies aimed at the quality of education, the Ministry of Education and Culture (MEC) began to adopt large-scale assessment policies primarily to measure school performance, find out about the socio-economic, cultural and school situation of students, research the profile and management practices of principals and investigate the profile and pedagogical practices of teachers and the infrastructure of schools. Thus, with a view to quality public education, focused on raising the level of learning offered to students in Ceará, the Learning at the Right Age Program (MAIS PAIC) was created, with the main objective of overcoming school illiteracy. In order to find elements that contribute to the construction of knowledge and discussions about obtaining results on the MAIS PAIC evaluation axis expressed in the external evaluation system Sistema Permanente de Avaliação Educacional do Ceará - SPAECE (Permanent Educational Evaluation System of Ceará), the general objective of this research is to evaluate MAIS PAIC by comparing the results obtained in SPAECE in 2nd grade elementary school classes in the municipal network of Aquiraz CE. The methodological approach consisted of a qualitative bibliographical and documentary review, under the influence of in-depth evaluation, to assess the proficiency levels of the SPAECE-ALFA (2012-2022), the performance standards and the School Performance Index (IDE) of two schools in the municipality of Aquiraz-CE. The main results of the study showed that, although the impacts and consequences of the COVID-19 pandemic on the education of children in Aquiraz were evident, it was observed that Ceará education in the municipality, based on the SPAECE-ALFA data from the schools in the sample, has been promoting a qualitative leap in student learning. |
URI : | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77198 |
Lattes del autor: | http://lattes.cnpq.br/7015935019445010 |
Lattes del tutor: | http://lattes.cnpq.br/8894348657005793 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | MAPP - Dissertações defendidas na UFC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2024_dis_sadesousa.pdf | 1,46 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.