Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77121
Type: TCC
Title: Análise da produção de livro-jogo digital na perspectiva tecnodocente para o ensino de células no Ensino Médio
Title in English: Analysis of digital gamebook production from a techno-teaching perspective for cell teaching in High School
Authors: Jesuino, Francisco Leonardo Araújo
Advisor: Lima, Luciana de
Keywords in Brazilian Portuguese : Tecnodocência;Construcionismo;Biologia celular;Material autoral digital educacional;Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação
Keywords in English : Technoteaching;Constructionism;Cell biology;Educational digital authorial material;Digital Information and Communication Technologies
Knowledge Areas - CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Issue Date: 2024
Citation: JESUINO, Francisco Leonardo Araújo. Análise da produção de livro-jogo digital na perspectiva tecnodocente para o ensino de células no Ensino Médio. 2024. 107 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.
Abstract in Brazilian Portuguese: O ensino expositivo, predominante nas escolas públicas do Brasil, oferece pouco protagonismo aos estudantes, especialmente em Biologia Celular, não satisfazendo a aprendizagem sobre células humanas. A Tecnodocência e a construção de Materiais Autorais Digitais Educacionais (MADEs) são alternativas inovadoras que utilizam Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) e têm como uma de suas base teóricas o Construcionismo, que atribui um papel ativo ao estudante e proporciona significado ao processo de aprendizagem. O objetivo desta pesquisa é analisar como a aplicação de uma Sequência Didática (SD) para o desenvolvimento de MADEs no formato de livro-jogo, produzido por estudantes do 2º ano do Ensino Médio fazendo uso do software Twine, auxilia na compreensão do conceito de célula e de sua variedade no corpo humano. A pesquisa, de caráter qualitativo exploratório, contou com a participação de 8 estudantes de uma Escola Estadual em Fortaleza, Ceará. As etapas de desenvolvimento incluíram planejamento, coleta e análise de dados, com três fases de coleta de dados utilizando os instrumentos: (1) Questionário Inicial (QI), (2) SD e (3) Questionário Final (QF). A SD foi subdividida em cinco Intervenções: (1) Experimentação de livro-jogo, narrativa e Twine; (2) Produção do roteiro do MADE; (3) Produção do livro-jogo - Parte 1; (4) Produção do livro-jogo - Parte 2; e (5) Avaliação entre duplas e explicação dos conteúdos. A análise de dados comparou as respostas dos estudantes nos QI e QF, focando em três categorias de Biologia Celular: definição de célula, nome da célula e função da célula, para quatro grupos: musculares, imunológicas, sanguíneas e sexuais. Os resultados mostraram que os estudantes tiveram incremento conceitual na definição de célula e melhoraram a associação de seus nomes e funções, especialmente nos grupos de células musculares e imunológicas. A SD ajudou na aprendizagem ao envolver os estudantes na criação de seus próprios MADEs em formato de livro-jogo. Alguns estudantes avançaram mais nos conhecimentos sobre células sanguíneas e sexuais, enquanto outros encontraram dificuldades com as células musculares e imunológicas. Os resultados serão apresentados ao grupo de pesquisa do pesquisador e globalmente em congressos e periódicos acadêmicos para obter feedback imediato, promover discussões práticas e contribuir para o avanço do conhecimento na área, podendo fundamentar um futuro projeto de mestrado.
Abstract: Expository teaching, predominant in public schools in Brazil, offers little protagonism to students, especially in Cell Biology, not satisfying learning about human cells. Technoteaching and the construction of Digital Authorial Educational Materials (MADEs) are innovative alternatives that use Digital Information and Communication Technologies (TDICs) and have Constructionism as one of their theoretical bases, which attributes an active role to the student and provides meaning to the process of learning. The objective of this research is to analyze how the application of a Didactic Sequence (SD) for the development of MADEs in the gamebook format, produced by 2nd year high school students using the Twine software, helps in understanding the concept of cell and its variety in the human body. The research, of an exploratory qualitative nature, involved the participation of 8 students from a State School in Fortaleza, Ceará. The development stages included planning, data collection and analysis, with three phases of data collection using the instruments: (1) Initial Questionnaire (IQ), (2) SD and (3) Final Questionnaire (QF). SD was subdivided into five Interventions: (1) Experimentation with gamebooks, narratives and Twine; (2) Production of the MADE script; (3) Production of the gamebook - Part 1; (4) Production of the gamebook - Part 2; and (5) Assessment between pairs and explanation of content. Data analysis compared students' responses in IQ and QF, focusing on three Cell Biology categories: cell definition, cell name and cell function, for four groups: muscular, immunological, blood and sexual. The results showed that the students had a conceptual increase in the definition of cells and improved the association of their names and functions, especially in the groups of muscle and immune cells. SD helped with learning by involving students in creating their own MADEs in a gamebook format. Some students advanced further in their knowledge of blood and sexual cells, while others encountered difficulties with muscle and immune cells. The results will be presented to the researcher's research group and globally at conferences and academic journals to obtain immediate feedback, promote practical discussions and contribute to the advancement of knowledge in the area, which may form the basis for a future master's project.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77121
Author's ORCID: https://orcid.org/0009-0000-1520-5437
Author's Lattes: http://lattes.cnpq.br/7119229097620601
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2024_tcc_flajesuino.pdf1,91 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.