Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77121
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorLima, Luciana de-
dc.contributor.authorJesuino, Francisco Leonardo Araújo-
dc.date.accessioned2024-07-04T14:34:37Z-
dc.date.available2024-07-04T14:34:37Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationJESUINO, Francisco Leonardo Araújo. Análise da produção de livro-jogo digital na perspectiva tecnodocente para o ensino de células no Ensino Médio. 2024. 107 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77121-
dc.description.abstractExpository teaching, predominant in public schools in Brazil, offers little protagonism to students, especially in Cell Biology, not satisfying learning about human cells. Technoteaching and the construction of Digital Authorial Educational Materials (MADEs) are innovative alternatives that use Digital Information and Communication Technologies (TDICs) and have Constructionism as one of their theoretical bases, which attributes an active role to the student and provides meaning to the process of learning. The objective of this research is to analyze how the application of a Didactic Sequence (SD) for the development of MADEs in the gamebook format, produced by 2nd year high school students using the Twine software, helps in understanding the concept of cell and its variety in the human body. The research, of an exploratory qualitative nature, involved the participation of 8 students from a State School in Fortaleza, Ceará. The development stages included planning, data collection and analysis, with three phases of data collection using the instruments: (1) Initial Questionnaire (IQ), (2) SD and (3) Final Questionnaire (QF). SD was subdivided into five Interventions: (1) Experimentation with gamebooks, narratives and Twine; (2) Production of the MADE script; (3) Production of the gamebook - Part 1; (4) Production of the gamebook - Part 2; and (5) Assessment between pairs and explanation of content. Data analysis compared students' responses in IQ and QF, focusing on three Cell Biology categories: cell definition, cell name and cell function, for four groups: muscular, immunological, blood and sexual. The results showed that the students had a conceptual increase in the definition of cells and improved the association of their names and functions, especially in the groups of muscle and immune cells. SD helped with learning by involving students in creating their own MADEs in a gamebook format. Some students advanced further in their knowledge of blood and sexual cells, while others encountered difficulties with muscle and immune cells. The results will be presented to the researcher's research group and globally at conferences and academic journals to obtain immediate feedback, promote practical discussions and contribute to the advancement of knowledge in the area, which may form the basis for a future master's project.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAnálise da produção de livro-jogo digital na perspectiva tecnodocente para o ensino de células no Ensino Médiopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO ensino expositivo, predominante nas escolas públicas do Brasil, oferece pouco protagonismo aos estudantes, especialmente em Biologia Celular, não satisfazendo a aprendizagem sobre células humanas. A Tecnodocência e a construção de Materiais Autorais Digitais Educacionais (MADEs) são alternativas inovadoras que utilizam Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) e têm como uma de suas base teóricas o Construcionismo, que atribui um papel ativo ao estudante e proporciona significado ao processo de aprendizagem. O objetivo desta pesquisa é analisar como a aplicação de uma Sequência Didática (SD) para o desenvolvimento de MADEs no formato de livro-jogo, produzido por estudantes do 2º ano do Ensino Médio fazendo uso do software Twine, auxilia na compreensão do conceito de célula e de sua variedade no corpo humano. A pesquisa, de caráter qualitativo exploratório, contou com a participação de 8 estudantes de uma Escola Estadual em Fortaleza, Ceará. As etapas de desenvolvimento incluíram planejamento, coleta e análise de dados, com três fases de coleta de dados utilizando os instrumentos: (1) Questionário Inicial (QI), (2) SD e (3) Questionário Final (QF). A SD foi subdividida em cinco Intervenções: (1) Experimentação de livro-jogo, narrativa e Twine; (2) Produção do roteiro do MADE; (3) Produção do livro-jogo - Parte 1; (4) Produção do livro-jogo - Parte 2; e (5) Avaliação entre duplas e explicação dos conteúdos. A análise de dados comparou as respostas dos estudantes nos QI e QF, focando em três categorias de Biologia Celular: definição de célula, nome da célula e função da célula, para quatro grupos: musculares, imunológicas, sanguíneas e sexuais. Os resultados mostraram que os estudantes tiveram incremento conceitual na definição de célula e melhoraram a associação de seus nomes e funções, especialmente nos grupos de células musculares e imunológicas. A SD ajudou na aprendizagem ao envolver os estudantes na criação de seus próprios MADEs em formato de livro-jogo. Alguns estudantes avançaram mais nos conhecimentos sobre células sanguíneas e sexuais, enquanto outros encontraram dificuldades com as células musculares e imunológicas. Os resultados serão apresentados ao grupo de pesquisa do pesquisador e globalmente em congressos e periódicos acadêmicos para obter feedback imediato, promover discussões práticas e contribuir para o avanço do conhecimento na área, podendo fundamentar um futuro projeto de mestrado.pt_BR
dc.title.enAnalysis of digital gamebook production from a techno-teaching perspective for cell teaching in High Schoolpt_BR
dc.subject.ptbrTecnodocênciapt_BR
dc.subject.ptbrConstrucionismopt_BR
dc.subject.ptbrBiologia celularpt_BR
dc.subject.ptbrMaterial autoral digital educacionalpt_BR
dc.subject.ptbrTecnologias Digitais da Informação e Comunicaçãopt_BR
dc.subject.enTechnoteachingpt_BR
dc.subject.enConstructionismpt_BR
dc.subject.enCell biologypt_BR
dc.subject.enEducational digital authorial materialpt_BR
dc.subject.enDigital Information and Communication Technologiespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
local.author.orcidhttps://orcid.org/0009-0000-1520-5437pt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/7119229097620601pt_BR
local.date.available2024-07-04-
Aparece en las colecciones: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - Monografias

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2024_tcc_flajesuino.pdf1,91 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.