Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77117
Tipo: Dissertação
Título: Mãos de quem planta, colhe e entrega: uma avaliação do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) no município de Barbalha-CE
Título em inglês: The hands of those who plant, harvest and deliver: an evaluation of the National School Feeding Program (PNAE) in the municipality of Barbalha-CE
Autor(es): Brito, Maria Alane Pereira de
Orientador: Chacon, Suely Salgueiro
Coorientador: Leite, Maria Laís dos Santos
Palavras-chave em português: Programa Nacional de Alimentação Escolar;Avaliação com base na sustentabilidade;Agricultura familiar;Segurança alimentar e nutricional;Ancestralidade
Palavras-chave em inglês: National School Feeding Program;Assessment based on sustainability;Family farming;Food and nutrition security;Ancestry
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICAS
Data do documento: 2024
Citação: BRITO, Maria Alane Pereira de. Mãos de quem planta, colhe e entrega: uma avaliação do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) no município de Barbalha-CE. 2024. 141 f. Dissertação (Mestrado em Avaliação de Políticas Públicas) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.
Resumo: Esta pesquisa avaliou o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) quanto ao impacto da aquisição de produtos da agricultura familiar, na vida de agricultores e agricultoras destinatárias do município de Barbalha­CE, no período de 2019 a 2022. Para isso, teve como objetivos específicos: Identificar quem são os(as) agricultores(as) familiares que participam do Pnae, através de suas percepções e levantamento de dados socioeconômicos; Investigar como o Programa impacta a vida dos(as) destinatários(as), no que diz respeito à renda e seus possíveis desdobramentos; Examinar a relação dos(as) agricultores(as) com a política pública Pnae e a promoção da segurança alimentar e nutricional; e Averiguar o papel dos(as) agricultores(as) para o desenvolvimento ambiental do município. Ademais, utilizou como abordagem avaliativa a Avaliação com Base na Sustentabilidade (ABS), propondo uma análise baseada nas quatro dimensões da sustentabilidade: social, econômica, institucional ­política e ambiental. Adotou-­se como abordagem e estratégia metodológica, a Pesquisa Qualitativa e o Estudo de Caso, tendo como procedimentos de coleta de dados a Pesquisa Bibliográfica, Documental e Pesquisa de Campo, onde realizou­se Entrevistas Semiestruturadas, Formulários e Entrevistas em Profundidade com agricultores(as) destinatários(as) e representantes do poder público atuantes na política pública em questão. Ademais, a Análise de Discurso foi o método escolhido para a análise dos dados coletados no período de abril à agosto de 2023. Evidenciou-­se, portanto, que a integração de produtos locais na alimentação escolar não apenas fortalece a segurança alimentar nas escolas, mas também emerge como um vetor transformador nas comunidades rurais. Observou­-se também os desafios enfrentados por esses atores e atrizes, como a necessidade de aprimoramento nas políticas de incentivo à agricultura familiar, e o aumento do incentivo à produção, através de assistência técnica, e a garantia de preços justos pelos produtos fornecidos, bem como, as mudanças e impactos significativos em suas vidas a partir da atuação no Pnae.
Abstract: This research evaluated the National School Feeding Program (Pnae) regarding the impact of purchasing products from family farming on the lives of recipients farmers in the municipality of Barbalha­CE, from 2019 to 2022. To this end, the objectives were specific: Identify who are the family farmers who participate in the PNAE, through their perceptions and collection of socioeconomic data; Investigate how the Program impacts the lives of recipients, with regard to income and its possible consequences; Examine the relationship between farmers and the Pnae public policy and the promotion of food and nutritional security; and Investigate the role of farmers in the environmental development of the municipality. Furthermore, it used the Sustainability­Based Assessment (ABS) as an evaluative approach, proposing an analysis based on the four dimensions of sustainability: social, economic, institutional­political and environmental. Qualitative Research and Case Study were adopted as a methodological strategy, with data collection procedures being Bibliographical, Documentary and Field Research, where Semi- structured Interviews, Forms and In­Depth Interviews were carried out with recipient farmers(as) and representatives of public authorities active in the public policy in question. Furthermore, Discourse Analysis was the method chosen to analyze the data collected between April and August 2023. It was therefore evident that the integration of local products into school meals not only strengthens food security in schools, but also emerges as a transformative vector in rural communities. The challenges faced by these actors and actresses were also observed, such as the need to improve policies to encourage family farming, and the increase in incentives for production, through technical assistance, and the guarantee of fair prices for the products supplied, as well as such as, the significant changes and impacts on their lives resulting from their work at Pnae.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77117
Currículo Lattes do(s) Autor(es): lattes.cnpq.br/1664158671535853
Currículo Lattes do Orientador: lattes.cnpq.br/7717558830395336
Currículo Lattes do Coorientador: lattes.cnpq.br/7257685302830712
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGAPP - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_dis_mapbrito.pdf3,82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.