Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77079
Tipo: | Dissertação |
Título : | Políticas públicas de educação integral: estudo de caso de implantação da escola em tempo integral no município de Maracanaú, Ceará |
Autor : | Silva, Moaci Rodrigues da |
Tutor: | Moreira, Carlos Américo Leite |
Palabras clave en portugués brasileño: | Implantação;Escola;Tempo integral;Avaliação |
Palabras clave en inglés: | Implementation;School;Full-time;Assessment |
Áreas de Conocimiento - CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICAS |
Fecha de publicación : | 2024 |
Citación : | SILVA, Moaci Rodrigues da. Políticas públicas de educação integral: estudo de caso de implantação da escola em tempo integral no município de Maracanaú, Ceará. 2024. 97 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Avaliação de Políticas Públicas) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024. |
Resumen en portugués brasileño: | Os diversos programas e projetos pensados como políticas públicas de ampliação da jornada escolar foram pensados e modificados à extensão do tempo, com o propósito de garantir uma formação integral, que colabore na formulação de habilidades e competências dos estudantes, capacitando-os para o pleno exercício da cidadania. Assim, o Município de Maracanaú, desde 2011, implementa a escola de tempo integral em sua rede de ensino. Nesta perspectiva, exprime-se como objetivo da demanda avaliar as contribuições da Política de Educação em Tempo Integral no Município de Maracanaú. Com esse intento, investigou-se o modo como foi implementada esta política, bem como restaram verificadas as contribuições sociais da Educação em Tempo Integral, na perspectiva da Secretaria de Educação do Município, dos gestores da escola e dos estudantes dos anos finais do ensino fundamental da ECIM Presidente Tancredo Neves, identificando os desafios que ainda precisam ser superados. O estudo agora sob relato se caracteriza como uma pesquisa de natureza qualitativa, descritiva e exploratória, por proporcionar esclarecimento e compreensão para o problema enfrentado. Recorreu-se às técnicas de coleta de dados, configuradas em pesquisa documental, questionário aplicado aos gestores da escola, entrevista semiestruturada, junto ao Secretário da Pasta, aos gestores e aos estudantes dos anos finais do ensino fundamental. De acordo com os indicadores, divisa-se que a implantação da escola de tempo integral ocorreu sem uma definição concreta dos elementos pedagógicos e da infraestrutura necessária para sua efetivação. Evidencia-se, pois, que esta política colaborou para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem, bem assim para a garantia da segurança alimentar e social dos estudantes. Identificou-se, contudo, a necessidade de uma infraestrutura administrativa e pedagógica adequada para atendimento das demandas específicas de uma escola com jornada em tempo integral. |
Abstract: | The various programs and projects designed as public policies to extend the school day have been designed and modified over time, with the purpose of ensuring comprehensive training, which helps build students' skills and competencies, enabling them to fully exercise of citizenship. Thus, the municipality of Maracanaú, has been implemented full-time schools in its education network since 2011. From this perspective, the research objective is to evaluate the contributions of the Full-Time Education Policy in the municipality of Maracanaú. With this aim, the way in which this policy was implemented was investigated, as well as the social contributions of Full-time Education from the perspective of the Municipal Education Department, school managers and students in the final years of elementary school at ECIM Presidente Tancredo Neves, identifying the challenges that still need to be overcome. The study is characterized as qualitative, descriptive and exploratory research, as it provides clarification and understanding of the problem faced. Data collection techniques were used, configured in documentary research, a questionnaire applied to school managers, semi-structured interviews, with the Secretary of the Department, managers and students in the final years of elementary school. According to the indicators, it can be seen that the implementation of the Full-time School occurred without a concrete definition of the pedagogical elements and the infrastructure necessary for its implementation. It is therefore evident that this policy contributed to improve the teaching-learning process and guaranteeing the food and social security of students. However, the need for an adequate administrative and pedagogical infrastructure to meet the specific demands of a full-time school. |
URI : | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77079 |
Lattes del autor: | http://lattes.cnpq.br/3236773872446453 |
Lattes del tutor: | http://lattes.cnpq.br/6222392839472168 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | MAPP - Dissertações defendidas na UFC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2024_dis_mrsilva.pdf | Dissertação | 909,75 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.