Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77047
Tipo: | Dissertação |
Título : | A contribuição do programa alfabetização na idade certa para a compreensão leitora no município de Maracanaú: estudo de caso nas escolas de 9º ano |
Autor : | Leite, Maria Leidiane de Sousa |
Tutor: | Ferreira, André Vasconcelos |
Palabras clave en portugués brasileño: | PAIC;Leitura;Compreensão leitora;9º ano |
Palabras clave en inglés: | PAIC;Reading;Reading comprehension;9th grade |
Áreas de Conocimiento - CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICAS |
Fecha de publicación : | 2024 |
Citación : | LEITE, Maria Leidiane de Sousa. A contribuição do programa alfabetização na idade certa para a compreensão leitora no município de Maracanaú: estudo de caso nas escolas de 9º ano. 2024. 133 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Avaliação de Políticas Públicas) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024. |
Resumen en portugués brasileño: | A educação escolar é uma responsabilidade compartilhada entre a família e o Estado, que tem como finalidade desenvolver plenamente o educando, prepará-lo para o exercício da cidadania e qualificá-lo para o mundo do trabalho, conforme é instituído na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. No ensino fundamental, a capacidade de aprender tem como meios básicos o pleno desenvolvimento da leitura, da escrita e do cálculo. Nesta perspectiva, esta pesquisa intenta avaliar a contribuição do Eixo de Literatura e Formação do Leitor do programa PAIC, para a consolidação da habilidade de leitura por parte dos estudantes do 9º ano do ensino fundamental da rede municipal de Maracanaú. Como base teórica e conceitual, a pesquisa é embasada por diversos teóricos: Anjos (2020); Cruz et. al. (2020); Ceará (2012); Koch e Elias (2006); Alliende e Condemarín (2005). Foi realizada uma demanda de natureza qualitativa, arrimada na análise da documentação que regulamenta a implementação do PAIC, da aplicação de entrevista semiestruturada ao gerente do PAIC em Maracanaú, questionários aplicados aos gestores escolares e professores das turmas de 9º ano de três escolas com as menores proficiências em Língua Portuguesa do 9º ano e das três escolas com as melhores proficiências em 2022 e análise da linha histórica das escolas, observadas no Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE). Optou-se neste estudo pela técnica de análise de conteúdo, defendida por Laurence Bardin (2004), compreendida como um conjunto de técnicas de análise das comunicações, que visa a obter, por procedimentos sistemáticos e objetivos de descrição do conteúdo das mensagens, indicadores (quantitativos ou não) que permitem as inferências de conhecimentos relativos de condições de produção/recepção (variáveis inferidas) destas mensagens. De acordo com os dados coletados, acentua-se que existem vários pontos que limitam a política, no Eixo de Leitura e Formação do Leitor, a saber: acompanhamento das ações, questões sociais, questões infraestruturais e em especial o foco nas avaliações externas, como, por exemplo, o SPAECE. As práticas pedagógicas revelam uma maior concentração de esforços para os resultados, necessitando de redimensionamento e acompanhamento destas ações, sobretudo para o planejamento de ações pedagógicas que tenham a finalidade do desenvolvimento e consolidação da habilidade de leitura, que consiste na competência básica para um resultado plausível nas avaliações externas e essencial para a formação de cidadãos críticos e protagonistas da sua história. |
Abstract: | School education is a responsibility shared between the family and the State, which aims to fully develop the student, prepare him for the exercise of citizenship and qualify him for the world of work, as established in the Law of Guidelines and Bases of National Education. In elementary school, the ability to learn has as its basic means the full development of reading, writing and calculation. From this perspective, this research aims to evaluate the contribution of the Literature and Reader Training Axis of the PAIC program, to the consolidation of reading skills among students in the 9th year of elementary school in the municipal network of Maracanaú. As a theoretical and conceptual basis, the research is supported by several theorists: Anjos (2020); Cruz et. al. (2020); Ceará (2012); Koch and Elias (2006); Alliende and Condemarín (2005). A demand of a qualitative nature was carried out, based on the analysis of the documentation that regulates the implementation of the PAIC, the application of a semi-structured interview to the PAIC manager in Maracanaú, questionnaires applied to school managers and teachers of the 9th year classes of three schools with the smallest proficiencies in Portuguese in the 9th year and the three schools with the best proficiencies in 2022 and analysis of the schools' historical line, observed in the Ceará Permanent Basic Education Assessment System (SPAECE). In this study, we opted for the content analysis technique, defended by Laurence Bardin (2004), understood as a set of communications analysis techniques, which aims to obtain, through systematic and objective procedures for describing the content of messages, indicators (quantitative or not) that allow inferences of relative knowledge of production/reception conditions (inferred variables) of these messages. According to the data collected, it is clear that there are several points that limit the policy, in the Reading and Reader Training Axis, namely: monitoring of actions, social issues, infrastructural issues and in particular the focus on external evaluations, such as, for example, SPAECE. Pedagogical practices reveal a greater concentration of efforts towards results, requiring resizing and monitoring of these actions, especially for the planning of pedagogical actions that have the purpose of developing and consolidating reading skills, which consists of the basic competence for a plausible result in external evaluations and essential for the formation of critical citizens and protagonists of their history. |
URI : | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77047 |
Lattes del autor: | http://lattes.cnpq.br/3695765214876904 |
Lattes del tutor: | http://lattes.cnpq.br/8354338109436302 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | MAPP - Dissertações defendidas na UFC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2024_dis_mlsleite.pdf | 1,84 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.