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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77045
Tipo: | Dissertação |
Título : | Arquitetura de software e de hardware para o aprimoramento da experiência de uso de jogos de tiro virtuais no estilo point-and-click |
Título en inglés: | Software and Hardware Architecture to Improve the User Experience of Point-And-Click Virtual Shooters |
Autor : | Pinheiro, Émerson Bezerra |
Tutor: | Vidal, Creto Augusto |
Co-asesor: | Cavalcante Neto, Joaquim Bento |
Palabras clave en portugués brasileño: | Jogos de tiro;Armas de luz;UX;Jogos de tiro Point-and-Click |
Palabras clave en inglés: | Shooting games;Light guns;UX;Point-and-click shooting games |
Áreas de Conocimiento - CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO |
Fecha de publicación : | 2024 |
Citación : | PINHEIRO, Émerson Bezerra. Arquitetura de software e de hardware para o aprimoramento da experiência de uso de jogos de tiro virtuais no estilo point-and-click. 2024. 76 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024. |
Resumen en portugués brasileño: | Os jogos de tiro têm sido palco de inúmeras transformações ao longo de sua história. Contudo, o emprego de armas de luz nesse gênero não experimentou avanços significativos na última década. Este estudo propõe uma solução de captura de laser para introduzir uma nova forma de interação em jogos de tiro comuns do tipo point-and-click. Para isso, foi delineada uma arquitetura e desenvolvida uma solução que atua como interface entre o jogador e o jogo, adaptando a jogabilidade e proporcionando uma experiência inédita de uso, sem a necessidade de alterar os jogos originais. Quatro jogos foram selecionados para avaliar essa proposta: dois títulos de terceiros disponíveis comercialmente e dois desenvolvidos especificamente para testar o modelo proposto. Diversos tipos de armas foram testados, incluindo armas de brinquedo, Airsoft e modelos impressos em 3D, e os resultados foram extremamente satisfatórios. Não foram registradas perdas de desempenho nos jogos – todos os títulos testados mantiveram uma execução estável a 60 FPS. Além disso, os jogadores participantes do experimento, avaliados por meio de um grupo focal, expressaram grande entusiasmo com a imersão proporcionada, a nova experiência de jogo e os resultados alcançados, não percebendo qualquer atraso entre o disparo e o clique correspondente do mouse realizado pelo sistema. |
Abstract: | Shooting games have evolved significantly over their history. However, the integration of light weapons into these games has seen limited development in the past decade. This study introduces a laser capture solution to improve interaction in traditional point-and-click shooting games. Through the description of an architectural framework and the development of a seamless solution bridging player and game, this approach adapts gameplay and offers a fresh user experience without necessitating alterations to the original game design. Four diverse games were employed to assess the effectiveness of this solution: two commercially available third-party titles and two specifically crafted for testing purposes. Various types of weapons were explored, including toys, Airsoft replicas, and 3D-printed models, with consistently impressive results. Notably, there was no discernible compromise in gaming performance—all tested titles maintained stable operation at 60 FPS. Moreover, participants in the experiment, evaluated through focused group analysis, expressed genuine enthusiasm for the immersive experience, novel gameplay, and seamless integration, reporting no perceptible delay between firing and corresponding mouse input generated by the system. |
URI : | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77045 |
Lattes del autor: | http://lattes.cnpq.br/2125792068180917 |
Lattes del tutor: | http://lattes.cnpq.br/9499398320838094 |
Lattes del co-asesor: | http://lattes.cnpq.br/0866205347972203 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | DCOMP - Dissertações defendidas na UFC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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