Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77037
Tipo: | Dissertação |
Título: | Uma proposta de ensino dos esportes de campo e taco em aulas de educação física no ensino médio: uma análise do engajamento dos alunos |
Título em inglês: | A proposal for teaching field and putting sports in physical education classes in high school: an analysis of student engagement |
Autor(es): | Mota, Antonio Fulvio Cavalcante |
Orientador: | Silva, Eduardo Vinícius Mota e |
Palavras-chave em português: | Ensino dos jogos para compreensão;Educação física escolar;Esportes;Engajamento;Esportes de campo e taco - Estudo e ensino |
Palavras-chave em inglês: | Teaching games for understanding;School physical education;Sports;High school;Engagement |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
Data do documento: | 2024 |
Citação: | MOTA, Antonio Fulvio Cavalcante. Uma proposta de ensino dos esportes de campo e taco em aulas de educação física no ensino médio: uma análise do engajamento dos alunos. 2024. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024. |
Resumo: | Este trabalho examina o engajamento dos estudantes do Ensino Médio mediante o ensino de esportes de campo e taco, utilizando uma abordagem pedagógica baseada em princípios do modelo TGfU (Teaching Games for Understanding), em uma escola estadual da rede estadual do Ceará. A pesquisa de cunho qualitativo, foi conduzida por meio da utilização de questionário, grupo focal e de observações registradas em diário de campo realizadas com uma turma de estudantes do Ensino Médio de uma instituição pública estadual cearense. Participaram do estudo vinte estudantes do 2º ano do Ensino Médio. Os dados coletados foram transcritos, revisados, organizados e classificados a partir da técnica de análise de conteúdo proposto por Laurence Bardin. Os resultados foram expressos em duas categorias: 1 Percepção dos estudantes – Engajamento estudantil e 2 Percepção do Professor – Formas de engajamento. Decorrente deste empreendimento educacional, foi concebida uma trilha de aprendizagem com o intuito de facilitar a adoção desta ferramenta por diferentes professores do ensino médio. Os resultados principais indicam um aumento significativo no engajamento desses estudantes durante as aulas de Educação Física. Este aumento no engajamento foi percebido tanto pelos professores quanto pelos próprios estudantes, conforme evidenciado pela análise qualitativa dos dados coletados. Concluiu-se que diversos fatores, como metodologia de ensino, qualidade dos espaços físicos, responsabilidades dos estudantes, uso de tecnologias, senso de pertencimento e adaptação ao nível de conhecimento dos alunos, influenciam o engajamento. Além disso, estratégias pedagógicas inovadoras, interações sociais positivas e a consideração do bem-estar emocional são cruciais para promover um ambiente de aprendizado saudável e produtivo, oferecendo orientações práticas para um engajamento significativo no ambiente escolar. |
Abstract: | This paper examines the engagement of high school students through the teaching of field and bat sports, using a pedagogical approach based on principles of the TGfU (Teaching Games for Understanding) model, in a state school of the state network of Ceará. The qualitative research was conducted through the use of a questionnaire, focus group and observations recorded in a field diary carried out with a class of high school students from a public institution in the state of Ceará. Twenty students from the 2nd year of high school participated in the study. The collected data were transcribed, reviewed, organized and classified using the content analysis technique proposed by Laurence Bardin. The results were expressed in two categories: 1 Student Perception – Student Engagement and 2 Teacher Perception – Forms of Engagement. As a result of this educational endeavor, a learning path was designed in order to facilitate the adoption of this tool by different high school teachers. The main results indicate a significant increase in the engagement of these students during Physical Education classes. This increase in engagement was perceived by both teachers and students, as evidenced by the qualitative analysis of the data collected. It was concluded that several factors, such as teaching methodology, quality of physical spaces, students' responsibilities, use of technologies, sense of belonging, and adaptation to students' level of knowledge, influence engagement. In addition, innovative pedagogical strategies, positive social interactions, and consideration of emotional well-being are crucial to fostering a healthy and productive learning environment, offering practical guidance for meaningful engagement in the school environment. |
Descrição: | Acompanha produto educacional originado da dissertação. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77037 |
ORCID do(s) Autor(es): | https://orcid.org/0009-0001-8714-9216 |
Currículo Lattes do(s) Autor(es): | https://lattes.cnpq.br/9562883789032916 |
ORCID do Orientador: | https://orcid.org/0000-0002-8214-1135 |
Currículo Lattes do Orientador: | http://lattes.cnpq.br/5069913247157780 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | IEFES - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2024_diss_afcmota.pdf | 2,95 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
2024_pe_afcmota.pdf | 2 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.