Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76994
Tipo: Dissertação
Título: Sobre uma maternidade bordada
Autor(es): Carvalho, Paula Aragão de
Orientador: Gallucci, Natacha Muriel López
Coorientador: Basile, Lucila Pereira da Silva
Palavras-chave em português: Arte têxtil;Bordado;Estudos de gênero;Maternidade;Poéticas visuais
Palavras-chave em inglês: Embroidery;Gender studies;Motherhood;Textile art;Visual arts
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Data do documento: 2024
Citação: CARVALHO, Paula Aragão de. Sobre uma maternidade bordada. 2024. 121 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.
Resumo: Esta pesquisa em poéticas visuais e gênero busca contribuir com os estudos relacionados aos processos de criação na arte têxtil e os movimentos contemporâneos de desromantização da maternidade, abordando a interseção dessa experiência no corpo feminino. Acorde à Área de Concentração 2, Arte e Processo de criação: Poéticas contemporâneas, do Programa de Pós-Graduação em Artes (ICA, UFC), propõe-se, uma teorização conceitual sobre o bordado, e em paralelo, a criação de uma série fotográfica artística nomeada Linhas Subversivas na Maternidade, que combinam experiências pessoais ligadas à maternidade e às investigações teóricas feministas (Scavone, 2001; Cusicanqui, 2010; Badinter, 1985), utilizando o bordado como linguagem para a criação. Em termos metodológicos, a pesquisa se estabelece sobre a ideia da Crítica Genética proposta por Cecília Salles (2008), que nos permite examinar a produção artística subjetiva e as referências teóricas como elementos que se entrelaçam e se influenciam mutuamente, contribuindo para reflexões críticas e uma compreensão mais aprofundada da obra criada e do processo de criação. Como resultado da pesquisa, atrelamos a fotografia à narrativa em primeira pessoa dos caminhos percorridos inerentes à criação das obras bordadas, como meio de articulação afetiva e reapropriação do espaço social e político da maternidade.
Abstract: This research into visual poetics and gender seeks to contribute to studies related to the processes of creation in textile art and contemporary movements to deromanticize motherhood, addressing the intersection of this experience in the female body. Awake to Concentration Area 2, Art and Creation Process: Contemporary Poetics, from the Postgraduate Program in Arts (ICA, UFC), we propose a conceptual theorization about embroidery, and the creation of a photographic series artistic work named Subversive Lines in Maternity, which combine personal experiences linked to motherhood and feminist theoretical investigations (Scavone, 2001; Cusicanqui, 2010; Badinter, 1985), using embroidery as a language for creation. In methodological terms, the research is based on the idea of Genetic Criticism proposed by Cecília Salles (2008), which allows us to examine subjective artistic production and theoretical references as elements that intertwine and influence each other, contributing to critical reflections and a deeper understanding of the work created and the creation process. As a result of the research, we linked photography to the first-person narrative of the paths taken inherent to the creation of embroidered works, as a means of affective articulation and reappropriation of the social and political space of motherhood.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76994
ORCID do(s) Autor(es): 0009-0000-7955-8557
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/6749829611136137
ORCID do Orientador: https://orcid.org/0000-0001-8085-4177
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/6417676403385648
Currículo Lattes do Coorientador: http://lattes.cnpq.br/3653432886684093
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGARTES - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_dis_pacarvalho.pdf8,63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.