Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76958
Tipo: | Dissertação |
Título : | Metodologias ativas e a elaboração de modelos anatômicos no ambiente educacional: para facilitar o ensino e aprendizado de ciências no ensino fundamental |
Autor : | Costa, Albanísia Teixeira da |
Tutor: | Souza, Emmanuel Prata de |
Palabras clave en portugués brasileño: | Análise de Dados;Ensino;Aprendizagem;Anatomia |
Palabras clave en inglés: | Data Analysis;Teaching;Learning;Anatomy |
Áreas de Conocimiento - CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::MORFOLOGIA |
Fecha de publicación : | 2024 |
Citación : | COSTA, Albanísia Teixeira da. Metodologias ativas e a elaboração de modelos anatômicos no ambiente educacional: para facilitar o ensino e aprendizado de ciências no ensino fundamental. 2024. 75 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Morfofuncionais) - Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024. Disponível em: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76958. Acesso em: 28 maio 2024. |
Resumen en portugués brasileño: | Neste estudo, realizou-se uma investigação científica focalizada nos aspectos morfológicos do sistema circulatório, visando promover uma aprendizagem integrada, significativa e ativa no contexto do ensino de ciências. O objetivo principal da pesquisa é analisar a dinâmica de ensino e aprendizagem de Anatomia em uma escola pública de Fortaleza, por meio da aplicação de metodologias ativas e da elaboração de peças anatômicas. Empregou-se uma combinação de através da aplicação de metodologias ativas associada a prática com uso de peça anatômica do coração de suíno como abordagens ativas durante as aulas de ciências. Paralelamente investigou-se a percepção dos estudantes em relação às metodologias utilizadas. Para atingir esse objetivo, conduziu-se um estudo quase experimental, empregando uma abordagem mista que combina métodos qualitativos e quantitativos. Concentrou-se na descrição e exploração dos elementos em questão, dividindo o processo em quatro etapas. A primeira etapa envolveu a aplicação de questionários e o uso da plataforma Plickers com uma metodologia de aprendizagem por pares. Na segunda etapa, uma oficina didática. A terceira etapa consistiu -se na formulação de uma nuvem de palavras com o software Wordle, e na quarta etapa envolveu a análise estatística dos dados coletados na etapa 1. A análise dos dados incluiu um percentual e testes estatísticos, através do teste de Shapiro-Wilk e pós-teste de Wilcoxon, no programa GraphPad Prism versão 8.0. Os dados com valor de p<0,05 foram considerados significativos, confirmando a eficácia das etapas metodológicas empregadas para o ensino de ciências. Esse processo resultou em uma experiência enriquecedora, interdisciplinar, inclusiva, lúdica e significativa para os alunos do ensino fundamental anos finais, todavia, essa pesquisa destacouse na originalidade da abordagem adotada na promoção do ensino e aprendizagem em ciências, integrando aspectos anatômicos e metodologias ativas por meio da exposição teórica e prática de componentes do sistema cardiovascular humano. |
Abstract: | In this study, we carried out a scientific investigation focused on the morphological aspects of the circulatory system, with the aim of promoting integrated, meaningful, and active learning in the context of science teaching. The main objective of the research is to analyze the dynamics of teaching and learning Anatomy in a municipal public school in Fortaleza. This was done through the application of active methodologies associated with practice using an anatomical part of the pig heart as active approaches during science lessons. In addition, we investigated the students' perception of the methodologies used. To achieve this, we conducted a quasiexperimental study, using a mixed methods approach combining qualitative and quantitative methods. We focused on describing and exploring the elements in question, dividing the process into four stages. The first stage involved the application of questionnaires and the use of the Plickers platform with a peer learning methodology. In the second stage, we held a didactic workshop. The third stage consisted of software a word cloud with the Wordle platform, while the fourth stage involved the statistical analysis of the data collected in stage 1. The data analysis included a percentage analysis and statistical tests, such as the Shapiro-Wilk test and Wilcoxon post-test, using the GraphPad Prism program version 8.0. Data with a p-value of <0.05 was considered significant, confirming the effectiveness of the methodological steps used to teach science. This process resulted in an enriching, interdisciplinary, inclusive, playful, and meaningful experience for final-year elementary school students. In summary, this research highlighted the originality of the approach adopted to promote teaching and learning in science, integrating anatomical aspects and active methodologies through theoretical and practical exposure to components of the human cardiovascular system. |
URI : | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76958 |
Lattes del autor: | http://lattes.cnpq.br/3369233023815745 |
Lattes del tutor: | http://lattes.cnpq.br/5421965627684351 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | DMO - Dissertações defendidas na UFC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2024_dis_atdacosta.pdf | 2,26 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.