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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76924
Type: | Dissertação |
Title: | Projeto “Psicomotricidarte”: um diálogo entre psicomotricidade relacional e artes visuais numa escola pública em Horizonte – CE |
Authors: | Costa, Lidsay Loureiro da |
Advisor: | Goldberg, Luciane Germano |
Keywords in Brazilian Portuguese : | Artes Visuais na Escola Pública;Arte no Ensino Fundamental;Psicomotricidade Relacional;Narrativas autobiográficas |
Knowledge Areas - CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::EDUCACAO ARTISTICA |
Issue Date: | 2024 |
Citation: | COSTA, Lidsay Loureiro da. Projeto “Psicomotricidarte”: um diálogo entre psicomotricidade relacional e artes visuais numa escola pública em Horizonte – CE. 2024. 143 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | A presente pesquisa, de caráter (auto)biográfico, é fruto da prática de uma Professora de Arte e Psicomotricista Relacional que, incomodada com uma didática educacional excludente, que privilegia o ter em detrimento do ser, tem buscado incorporar os saberes oriundos de uma abordagem centrada nos processos intrínsecos ao ser humano, no caso a Psicomotricidade Relacional (LAPIERRE, 1988) e a sua atuação pedagógica. Propõe-se investigar as contribuições da práxis da Psicomotricidade Relacional para o ensino de Artes Visuais (BARBOSA, 1989; FERRAZ, FUSARI, 2009; DUARTE JUNIOR, 2007) em uma escola pública localizada no município de Horizonte/CE. Buscamos compreender e analisar, através de narrativas (auto)biográficas, o quanto uma metodologia baseada em processos lúdicos e artísticos de valorização e validação do/a/e aluno/a/e enquanto protagonista da sua própria aprendizagem pode impactar de maneira significativa em seu processo formativo. Caracterizase como uma Pesquisa Qualitativa (MINAYO, 2008), de abordagem (auto)biográfica (GOLDBERG, 2021; JOSSO, 2004), por referir-se a uma realidade particular não mensurável, que objetiva a compreensão de fenômenos de alto grau de complexidade interna subjetiva em consonância com histórias de vida e percepções pessoais dos sujeitos participantes da pesquisa. Utilizamos como instrumentos de pesquisa a Pesquisa Bibliográfica, a Observação Participante, o Questionário e o Diário de Campo para organização e produção do material. O trabalho de campo foi realizado através de um projeto intitulado de “PsicomotricidArte”, o qual teve sua base de sustentação na associação dos saberes da Psicomotricidade Relacional em diálogo com as Artes Visuais, utilizando como principal abordagem metodológica a Abordagem Triangular de Ana Mae Barbosa (1998), a qual foi contemplada através de um breve estudo sobre a vida e a obra da artista visual Frida Kahlo, eixo norteador do presente trabalho. O projeto foi realizado em 06 (seis) encontros no período de férias escolares, em dois dias por semana. Foi realizada uma seleção entre os alunos de 8º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Milton Nogueira Neris, localizada no município de Horizonte – CE, cumprindo o critério apenas de nunca terem participado de atividades dessa natureza. A participação e o envolvimento dos/as/es alunos/as/es envolvidos no projeto foi bastante satisfatória, eles/as demonstravam prazer na realização de tudo o que lhes era proposto, contribuindo, dessa maneira, com o êxito da pesquisa, possibilitando resultados bastante positivos tanto em relação ao despertar artístico e estético dos/as/es participantes quanto a uma imersão em si, autorreflexiva e autoafirmativa, as quais ficaram transcritas na execução de cada artefato artístico (auto)biográfico. |
Abstract in Spanish: | La presente investigación, de carácter (auto)biográfico, es el resultado de la práctica de una Profesora de Arte y Psicomotricista Relacional que, molesta por una didáctica educativa excluyente, que privilegia el tener en detrimento del ser, ha buscado incorporar el conocimiento desde un enfoque centrado en los procesos intrínsecos del ser humano, en este caso la Psicomotricidad Relacional (LAPIERRE, 1988) y su desempeño pedagógico. Se propone indagar en los aportes de la praxis de la Psicomotricidad Relacional a la enseñanza de las Artes Visuales (BARBOSA, 1989; FERRAZ, FUSARI, 2009; DUARTE JUNIOR, 2007) en una escuela pública ubicada en la ciudad de Horizonte/CE. Buscamos comprender y analizar, a través de narrativas (auto)biográficas, en qué medida una metodología basada en procesos lúdicos y artísticos de valoración y validación del estudiante como protagonista de su propio aprendizaje puede impactar significativamente en su proceso formativo. Se caracteriza por ser una Investigación Cualitativa (MINAYO, 2008), con un enfoque (auto)biográfico (GOLDBERG, 2021; JOSSO, 2004), porque se refiere a una realidad particular no medible, que tiene como objetivo comprender fenómenos con un alto grado de complejidad interna subjetiva en línea con las historias de vida y las percepciones personales de los sujetos que participan en la investigación. Se utilizaron como instrumentos de investigación la Investigación Bibliográfica, la Observación Participante, el Cuestionario y el Diario de Campo para la organización y producción del material. El trabajo de campo se realizó a través de un proyecto titulado "PsicomotricidArte", el cual tuvo como base de sustento en la asociación del conocimiento de la Psicomotricidad Relacional en diálogo con las Artes Visuales, utilizando como principal enfoque metodológico el Enfoque Triangular de Ana Mae Barbosa (1998), el cual fue contemplado a través de un breve estudio sobre la vida y obra de la artista visual Frida Kahlo. eje rector del presente trabajo. El proyecto se llevó a cabo en 06 (seis) reuniones durante las vacaciones escolares, dos días a la semana. Se realizó una selección entre los alumnos de 8º grado de la Escuela Municipal de Educación Básica Milton Nogueira Neris, ubicada en el municipio de Horizonte – CE, cumpliendo el criterio de no haber participado nunca en actividades de esta naturaleza. La participación e implicación de los alumnos implicados en el proyecto fue muy satisfactoria, mostraron agrado en llevar a cabo todo lo que se les proponía, contribuyendo así al éxito de la investigación, posibilitando resultados muy positivos tanto en relación con el despertar artístico y estético de los participantes como a una inmersión en sí mismos. autorreflexivas y autoafirmativas, que se transcribieron en la ejecución de cada artefacto artístico (auto)biográfico. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76924 |
Author's Lattes: | http://lattes.cnpq.br/5225448119506631 |
Advisor's Lattes: | http://lattes.cnpq.br/9917247618926283 |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | PROFARTES - Dissertações defendidas na UFC |
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