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Type: Dissertação
Title: Retextualização dos gêneros do mundo do trabalho: da escrita para a fala na Educação de Jovens e Adultos
Title in English: Speech in Youth and Adult Education
Authors: Martins, Marcelo de Sousa
Advisor: Santos, Sâmia Araujo dos
Keywords in Brazilian Portuguese : Retextualização;Escrita;Fala;Gêneros do mundo do trabalho
Keywords in English : Retextualization;Writing;Speaking;Genres of the working world
Knowledge Areas - CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Issue Date: 2024
Citation: MARTINS, Marcelo de Sousa. Retextualização dos gêneros do mundo do trabalho: da escrita para a fala na Educação de Jovens e Adultos. 2024. 176 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.
Abstract in Brazilian Portuguese: A produção de gêneros do discurso na Educação de Jovens e Adultos (EJA) é importante em virtude das dificuldades de escrita e de oralidade que os educandos apresentam ao retornarem depois de anos à sala de aula e, principalmente, em se cumprir com o propósito comunicativo de textos que contemplem o repertório linguístico nas diversas linguagens nas quais eles estão imbricados. Tendo em vista essas problemáticas, propôs-se, nesta pesquisa-ação, uma Formação de Produção Textual para o Mundo do Trabalho - encontros da escrita para a fala - dos gêneros do discurso curriculum vitae (CV) e entrevista de emprego, para educandos do 9º ano, do Centro de Educação de Jovens e Adultos Professora Cecy Cialdini (CEJA) – Sobral/CE, com ênfase nas sequências textuais prototípicas presentes nos discursos desses gêneros, respectivamente. Esta pesquisa teve como finalidade desenvolver a retextualização dos gêneros que contemplassem práticas de linguagens sociais voltadas para o mundo do trabalho de educandos da EJA, baseando-se nas contribuições teóricas de Bakhtin (2016), para a discussão sobre os gêneros do discurso; da Linguística Textual (LT), Pauliukonis e Cavalcante (2018), Koch e Elias (2021), para o conceito de texto e ensino; de Freire (1989), para a apresentação do texto no contexto da EJA; de Adam (2019), para a descrição e a análise das sequências textuais predominantes nos gêneros produzidos; e de Marcuschi (2010), para discutir e refletir sobre a retextualização, tema primordial desta dissertação. A formação de produção textual apresentada nesta pesquisa forneceu uma sequência de atividades adaptadas de um Itinerário Didático (ID) para os educadores utilizarem como recurso pedagógico nas atividades de linguagem e conseguirem, assim, agir de forma mais proveitosa e relevante, com os gêneros nas produções textuais escritas e orais. Além disso, também proporcionou aos educandos conhecimentos sobre o contexto do trabalho e foi possível que eles identificassem que o CV contém informações descritivas e argumentativas que contribuem para a produção de uma entrevista de emprego; o que pode ter melhorado a aprendizagem da situação comunicativa presente nos textos.
Abstract: The production of speech genres in Youth and Adult Education is important due to the difficulties in writing and speaking that students present when returning after years to the classroom and, mainly, in complying with the communicative purpose of texts that contemplate the linguistic repertoire in the different languages in which they are intertwined. In view of these problems, this action research proposed Text Production Training for the Working World - writing-to-speech encounters - the genres of Curriculum Vitae (CV) speech and job interview, for 9th grade students year, from the Professor Cecy Cialdini Youth and Adult Education Center, in Sobral, Ceará State, with an emphasis on the prototypical textual sequences present in the speeches of these genres, respectively. The research aimed to develop the retextualization of genres that included social language practices facing for the work world of Younth and Adult Education students, based on the theoretical contributions of Bakhtin (2016), for the discussion on speech genres; from Textual Linguistics, Pauliukonis and Cavalcante (2018), Koch and Elias (2021), for the concept of text and teaching; by Freire (1989), for the presentation of the text in the context of Younth and Adult Education; by Adam (2019), for the description and analysis of the textual sequences predominant in the genres produced; and Marcuschi (2010), to discuss and reflect on retextualization, the main theme of this dissertation. Text production training presented in this research provided a sequence of activities adapted from a Didactic Itinerary for educators to use as a pedagogical resource in language activities and thus be able to act in a more useful and relevant way, with genres in textual, written and oral productions. Furthermore, it also provided students with knowledge about the work context and it was possible for them to identify that the Curriculum Vitae contains descriptive and argumentative information that contributes to the production of a job interview; what may have improved the learning of the communicative situation present in the texts.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76884
Author's ORCID: https://orcid.org/0009-0004-5257-2059
Author's Lattes: http://lattes.cnpq.br/1632160740783196
Advisor's ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6115-7285
Advisor's Lattes: http://lattes.cnpq.br/2542859950100750
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:PROFLETRAS - Dissertações defendidas na UFC

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