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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76807
Tipo: | Dissertação |
Título : | Educação musical para estudantes com deficiência visual mediada pela flauta doce |
Autor : | Almeida, Izabel Cristina Lopes de |
Tutor: | Viana Júnior, Gerardo Silveira |
Palabras clave en portugués brasileño: | Educação musical;Deficiência visual;Flauta doce;Acessibilidade;Inclusão |
Áreas de Conocimiento - CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
Fecha de publicación : | 2024 |
Citación : | ALMEIDA, Izabel Cristina Lopes de. Educação musical para estudantes com deficiência visual mediada pela flauta doce. 2024. 90 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024. |
Resumen en portugués brasileño: | Este estudo apresenta uma proposta de Educação Musical, utilizando a flauta doce para estudantes com deficiência visual (baixa visão e cegueira). Para esse trabalho elegemos três objetivos específicos: identificar as habilidades e competências que precisam ser trabalhadas no ensino da flauta; identificar as adaptações na maneira do trabalho e no material didático e refletir estratégias e procedimentos educacionais utilizados no ensino. A revisão de literatura apresenta os parâmetros normativos sobre o ensino da Arte e da Música, e o processo de inclusão de estudantes com deficiência na escola brasileira (Penna, 2014; Fonterrada, 2008; Bonilha, 2010; Juvêncio e Trompieri Filho, 2017; Tudissaki, 2014; Louro, Alonso e Andrade, 2006; Louro, 2015; Oliveira, 1997). A pesquisa foi desenvolvida em uma escola da rede pública estadual da cidade de Fortaleza, durante o 2o semestre do ano de 2023 nas aulas de Artes, com estudantes do Ensino Fundamental anos finais. A dissertação recorreu à metodologia de natureza qualitativa, e utilizou a abordagem de pesquisa-ação. Os instrumentos para a coleta de dados foram o grupo focal e a entrevista, realizados com os estudantes com déficit visual e anotações em diário de campo feitas pela pesquisadora. A análise de dados utilizou a técnica da triangulação. A pesquisa evidencia que todos as pessoas, independente da sua condição, têm direito assegurado à educação e consequentemente, ao conhecimento artístico musical. No contexto de discente com deficiência visual é necessário ao professor o conhecimento de recursos de acessibilidade e inclusão, que favoreçam o desenvolvimento do ensino e aprendizagem musical de maneira efetiva, segundo as necessidades individuais. O estudo permitiu elencar as competências e habilidades que precisam ser trabalhadas no ensino da flauta doce (a escuta, a percepção e a apreciação dos sons, as técnicas da flauta doce e a percepção tátil, etc,); Identificamos adaptações no ensino e no material didático para escolares com baixa visão (textos ampliados em tinta, recursos ópticos e tecnologias da informação e comunicação), e para discentes cegos (transcrição de partitura e textos para braile, leitores de telas, e sintetizadores de voz). Refletimos que as intervenções por meio da mediação e as interações com o ambiente podem contribuir para o desenvolvimento e conhecimento musical de todos os indivíduos. |
Abstract: | This study presents a proposal for music education using the recorder for students with visual impairments (low vision and blindness). For this work, we chose three specific objectives: to identify the skills and competences that need to be worked on in flute teaching; to identify adaptations in the way of working and in the teaching material; and to reflect on the educational strategies and procedures used in teaching. The literature review presents the normative parameters on the teaching of Art and Music, and the process of including students with disabilities in Brazilian schools (Penna, 2014; Fonterrada, 2008; Bonilha, 2010; Juvêncio and Trompieri Filho, 2017; Tudissaki, 2014; Louro, Alonso and Andrade, 2006; Louro, 2015; Oliveira, 1997). The research was carried out in a state public school in the city of Fortaleza, during the second semester of 2023, in art classes, with students from the final years of elementary school. The dissertation used a qualitative methodology and an action research approach. The instruments used to collect data were focus groups and interviews with students with visual impairment and field diary entries made by the researcher. Data analysis used the triangulation technique. The research shows that everyone, regardless of their condition, has a guaranteed right to education and, consequently, to musical artistic knowledge. In the context of visually impaired students, teachers need to be aware of accessibility and inclusion resources, which favor the development of musical teaching and learning in an effective way, according to individual needs. The study made it possible to list the skills and abilities that need to be worked on when teaching the recorder (listening, perception and appreciation of sounds, recorder techniques and tactile perception, etc). We identified adaptations in teaching and learning materials for students with low vision (enlarged texts in ink, optical resources and information and communication technologies), and for blind students (transcription of scores and texts into Braille, screen readers and voice synthesizers). We believe that interventions through mediation and interactions with the environment can contribute to the development and musical knowledge of all individuals. |
URI : | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76807 |
Lattes del autor: | http://lattes.cnpq.br/5938337897922788 |
Lattes del tutor: | http://lattes.cnpq.br/3713032970984293 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | PROFARTES - Dissertações defendidas na UFC |
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