Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76781
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorDias, Ana Maria Iorio-
dc.contributor.authorSouza, Vinícios Rocha de-
dc.date.accessioned2024-04-10T17:15:31Z-
dc.date.available2024-04-10T17:15:31Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationSOUZA, Vinícios Rocha de. O currículo praticado no contexto do programa mais educação: concepções, práticas e limitações da educação integral. 2017. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76781-
dc.description.abstractThis thesis aimed to understand the process of creating and defining the integral education school curriculum and, consequently, the redefinition of the operandi modes of pedagogical action of a public basic education school in the city of Fortaleza, which joined the Programa Mais Educação - PME, in line with the study of the curricular experience during this school period. The PME was established in 2007, with the aim of promoting the integral education of children and young people, through socio-educational activities, linked to the schools' teaching project. To this end, we carried out qualitative case study research, with an ethnomethodological approach. We carried out the study in a municipal school in Fortaleza. The research participants were the school's social actors (managers, Mais Educação monitors and students). The theoretical framework and understanding of the integrated curriculum was based on the possibility of reading the rhizomatic perspective proposed by Deleuze & Guatarri (1995) and the concept of autopoiesis elaborated by Maturana & Varela (2004). The stages of the research were Reading and critical interpretation of Political-Pedagogical Projects in an attempt to understand the didactic-pedagogical intentions of the school curriculum in relation to work with integral education; then, monitoring of curricular activities using observational techniques to understand the procedures and experiences of the integral education curriculum; and, finally, semi-structured interviews with managers and teachers, and a focus group with students to characterize knowledge and practices, in order to understand curricular integration. The results obtained demonstrated that the PME carries out its intention of comprehensive education within the school from an almost exclusive perspective of after-school education. The socio-educational activities aimed at students do not have direct articulation with the political pedagogical project - PPP or with other school activities. They therefore pointed to the fact that there was no global reorganization of knowledge and actions in the school, in the context of the PME, around the objective construction of a comprehensive and integrated education curriculum, in these years of the institution's participation in the program. However, from the point of view of our reflection on the actions, attitudes, knowledge and speeches of the monitors and students, it was possible to identify paths taken and constructed in which some transversal integrations were established.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO currículo praticado no contexto do programa mais educação: concepções, práticas e limitações da educação integralpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.abstract-ptbrEsta tese teve por objetivo compreender o processo de criação e definição do currículo escolar de educação integral e, por conseguinte, a redefinição dos modos operandi de ação pedagógica de uma escola de educação básica pública do município de Fortaleza, que aderiu ao Programa Mais Educação - PME, em consonância ao estudo da experiência curricular nesse tempo escolar. O PME foi instituído em 2007, com o objetivo de fomentar a educação integral de crianças e jovens, por meio de atividades socioeducativas, articuladas ao projeto de ensino das escolas. Para tanto, realizamos uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, com um enfoque etnometodológico. Realizamos o estudo em uma escola municipal de Fortaleza. Os participantes da pesquisa foram os atores sociais da escola (gestores, monitores do Mais Educação e estudantes). O referencial teórico e compreensão de currículo integrado baseou-se numa possibilidade de leitura da perspectiva rizomática proposta por Deleuze & Guatarri (1995) e no conceito de autopoiese elaborado por Maturana & Varela (2004). As etapas da pesquisa foram a Leitura e interpretação crítica dos Projetos Político-Pedagógicos na tentativa de compreender as intencionalidades didático-pedagógicas do currículo escolar em relação ao trabalho com a educação integral; em seguida, o acompanhamento por meio da técnica observacional das atividades curriculares para a compreensão dos procedimentos e vivências do currículo de educação integral; e, por fim, entrevistas semiestruturadas junto aos gestores e professores, e um grupo focal com os/as estudantes para caracterização de saberes e práticas, a fim de perceber a integração curricular. Os resultados obtidos, demonstraram que o PME realiza a sua intencionalidade de educação integral no interior da escola em perspectiva, quase que exclusiva, de educação no contraturno. As atividades socioeducativas dirigidas aos alunos não possuem articulação direta com o projeto político pedagógico - PPP ou com as demais atividades da escola. Apontaram, portanto, para o fato de que não houve no contexto do PME a reorganização global do conhecimento e das ações na escola, em torno da construção objetiva de um currículo de educação integral e integrado, nesses anos de participação da instituição no programa. Contudo, do ponto de vista de nosso olhar refletido sob as ações, atitudes, conhecimentos e falas dos monitores e alunos, foi possível identificar caminhos trilhados e construídos em que algumas integrações transversalizadas foram estabelecidas.pt_BR
dc.subject.ptbrEducação integralpt_BR
dc.subject.ptbrMais Educação - Programapt_BR
dc.subject.ptbrCurrículo educaiconalpt_BR
dc.subject.enintegral educationpt_BR
dc.subject.encurriculumpt_BR
dc.subject.enMore Education - Programept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/5612974275369435pt_BR
local.advisor.orcidhttp://orcid.org/0000-0001-8896-6966pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/7968107654959280pt_BR
local.date.available2024-
Aparece nas coleções:PPGEB - Teses defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_tese_vrsouza.pdf976,98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.