Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76780
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLima, Filipe Augusto Xavier-
dc.contributor.authorVilhena, Luciana Girão de-
dc.date.accessioned2024-04-10T16:55:17Z-
dc.date.available2024-04-10T16:55:17Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationVILHENA, Luciana Girão de. Ensaios sobre as feiras orgânicas e agroecológicas em Fortaleza, Ceará: redes sociais e práticas de gerenciamento. 2024. Tese (Doutorado em Economia Rural) – Centro de Ciências Agrárias, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76780-
dc.description.abstractIn view of global changes regarding eating habits, an improved social awareness emerges, aimed at quality of life, opening space for the flourishing of a new market: the production, commercialization and consumption of organic food. Based on this theme and paying attention to the economic importance of this market, this thesis presents three essays that look at organic products, the organization of holidays that sell this type of product, as well as the level of business management of farmers. The first aimed to carry out a content review on the topic of organic products in the Brazilian context between 2010 and 2021 from the perspective of lexical analysis. Then, with a quantitative and qualitative approach, the content of the selected articles was analyzed using the IRAMUTEq software. The results lead us to deduce the incipience of work related to organic products with family farming, rural development, public policies and organic/agroecological fairs. The second essay aimed to analyze the network of organic and agroecological products in organic and agroecological open-air markets in Fortaleza from the perspective of access and exchange of information between network agents. The research was carried out in the municipality of Fortaleza at five local fairs, the most relevant being: a) Gentilândia fair; b) Adahil Barreira Park fair; c) Rio Mar Kennedy Shopping fair; d) Mercado dos Pinhões fair; and e) fair at the Frei Humberto Training and Qualification CenterThe main finding was the low interaction network between the groups of stallholders, however, the potential to increase their interactions and communications was revealed. The results show that the networks are recent and, for this reason, some producers maintain strong and positive interactions with other producers. The third essay analyzes the business management practices employed by producers/vendors of organic and agroecological products in the five main fairs in the city of Fortaleza during the year 2023. The methodology involves multifaceted analyzes of the interactions between management variables and the measurement of the Relative Business Management Index (IRGE) of producers and sellers of organic/agroecological products through exploratory factor analysis and cluster analysis. The results showed that 60% of producers/traders adopt more than 75% of management practices, even if in an incipient way. Furthermore, it was observed that two clusters of producers have a low level of management, one of which is made up of members with low education and the other is made up, essentially, of women.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEnsaios sobre as feiras orgânicas e agroecológicas em Fortaleza, Ceará: redes sociais e práticas de gerenciamentopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.abstract-ptbrTendo em vista as mudanças em relação aos hábitos alimentares, emerge uma consciência social aprimorada, direcionada à qualidade de vida, abrindo espaço para o florescimento de um novo mercado: a produção, comercialização e consumo de alimentos orgânicos. Os três ensaios deste trabalho abordam os produtos orgânicos e a organização das feiras livres de comercialização desses produtos em Fortaleza, Ceará. O primeiro ensaio partiu do objetivo de realizar uma revisão de conteúdo sobre o tema produtos orgânicos no contexto brasileiro, entre 2010 e 2021, sob a perspectiva da análise lexical. Com abordagem quantitativa e qualitativa, analisou-se o conteúdo dos artigos selecionados por meio do software IRAMUTEq. Os resultados levam a deduzir a incipiência de trabalhos relacionados a produtos orgânicos com agricultura familiar, desenvolvimento rural, políticas públicas e feiras orgânicas/agroecológicas. O segundo ensaio analisou a rede de produtos orgânicos e agroecológicos nas feiras livres orgânicas e agroecológicas de Fortaleza, sob a perspectiva do acesso e da troca de informações entre os agentes da rede. A pesquisa foi realizada no município de Fortaleza nas suas cinco principais feiras locais: a) feira da Gentilândia; b) feira do Parque Adahil Barreto; c) feira do Rio Mar Kennedy Shopping; d) feira do Mercado dos Pinhões; e e) feira do Centro de Formação e Capacitação Frei Humberto. A principal constatação foi a baixa rede de interação entre os grupos de feirantes, porém, revelou-se o potencial de aumentar as suas interações e comunicações. Os resultados evidenciam que as redes são recentes e que alguns produtores mantêm interação forte e positiva com outros produtores. O terceiro ensaio analisou as práticas de gestão empresarial empregadas pelos produtores/feirantes de produtos orgânicos e agroecológicos nas cinco referidas feiras, durante o ano de 2023. A metodologia envolve análises multifacetadas das interações entre as variáveis de gerenciamento e a mensuração do Índice Relativo de Gerenciamento Empresarial (IRGE) dos produtores e vendedores dos produtos orgânicos/agroecológicos, por meio da análise fatorial exploratória e análise de clusters. Os resultados mostraram que 60% dos produtores/feirantes adotam mais de 75% das práticas de gerenciamento, mesmo que de forma incipiente. Além disso, observou-se que dois clusters de produtores possuem baixo índice de gerenciamento, sendo um deles formado por integrantes de baixa escolaridade e outro formado, essencialmente, por mulheres.pt_BR
dc.subject.ptbrAlimentos orgânicospt_BR
dc.subject.ptbrAlimentação saudávelpt_BR
dc.subject.ptbrDesenvolvimento ruralpt_BR
dc.subject.ptbrConsumidorespt_BR
dc.subject.enOrganic foodpt_BR
dc.subject.enHealthy eatingpt_BR
dc.subject.enRural developmentpt_BR
dc.subject.enConsumerspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/0061854588226212pt_BR
local.advisor.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-4235-1311pt_BR
local.advisor.lattesCV: http://lattes.cnpq.br/6333811948672580pt_BR
Aparece nas coleções:DEA - Teses defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_tese_lgvilhena.pdf1,78 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.