Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76551
Type: TCC
Title: O componente curricular autobiografia e educação do Curso de Pedagogia da UFC e a formação de docentes
Authors: Gomes, Louiane Meneses Andrade
Advisor: Almeida, Ronaldo de Sousa
Keywords in Brazilian Portuguese : Autobiografia;Formação de docentes;Identidade profissional
Keywords in English : Autobiography;Teacher training;Professional identity
Knowledge Areas - CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Issue Date: 2023
Citation: GOMES, Louiane Meneses Andrade. O componente curricular autobiografia e educação do Curso de Pedagogia da UFC e a formação de docentes. 2023. 49 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Curso de Graduação em Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Abstract in Brazilian Portuguese: O componente curricular autobiografia e educação desempenha um papel crucial na formação de docentes, pois promove a reflexão profunda e crítica sobre a jornada pessoal de cada futuro educador, conectando essa narrativa pessoal com sua futura prática pedagógica. A autobiografia e a educação contribuem para a construção de uma identidade profissional sólida. O objetivo do presente estudo foi refletir sobre a importância do componente curricular Autobiografia e Educação da FACED/UFC na formação de professores, bem como narrar as experiências por mim vividas como estudante e monitora. Foi realizado um levantamento bibliográfico com base em fundamentação teórica, a partir de Paulo Freire (1990), Howard Gardner (1995) e Donald Schön (1992) no que concerne a formação de docentes, identidade profissional e reflexão crítica, bem como as teorias da narrativa e da escrita autobiográfica, de autores como Jerome Bruner (1991) e Arthur Frank (2002). O componente curricular Autobiografia e Educação desempenha um papel fundamental na formação de docentes, uma vez que promove uma reflexão profunda sobre a trajetória pessoal e sua influência na prática pedagógica. Através da escrita e análise de narrativas autobiográficas, os futuros professores têm a oportunidade de explorar suas próprias experiências de vida e como estas moldam suas crenças, valores e abordagens educacionais. Através deste estudo, foi possível compreender a relevância do componente curricular Autobiografia e Educação na formação de docentes. Observou-se que esta disciplina desafia os futuros professores a refletirem sobre suas próprias histórias de vida e como essas experiências podem influenciar sua prática pedagógica.
Abstract: The autobiography and education curriculum component plays a crucial role in teacher training, as it promotes deep and critical reflection on the personal journey of each future educator, connecting this personal narrative with their future teaching practice. Autobiography and education contribute to the construction of a solid professional identity. The aim of this study was to reflect on the importance of the curriculum component Autobiography and Education at FACED/UFC in teacher training, as well as to narrate my experiences as a student and tutor. A bibliographical survey was carried out based on the theoretical foundations of Paulo Freire (1990), Howard Gardner (1995) and Donald Schön (1992) with regard to teacher training, professional identity and critical reflection, as well as the theories of narrative and autobiographical writing by authors such as Jerome Bruner (1991) and Arthur Frank (2002). The curriculum component Autobiography and Education plays a fundamental role in teacher training, as it promotes in-depth reflection on personal trajectory and its influence on pedagogical practice. Through writing and analyzing autobiographical narratives, future teachers have the opportunity to explore their own life experiences and how these shape their beliefs, values and educational approaches. Through this study, it was possible to understand the relevance of the Autobiography and Education curriculum component in teacher training. It was observed that this subject challenges future teachers to reflect on their own life stories and how these experiences can influence their teaching practice.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76551
Author's Lattes: http://lattes.cnpq.br/1225227920587587
Advisor's Lattes: http://lattes.cnpq.br/6266529592574370
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:PEDAGOGIA - TCC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2023_tcc_lmagomes.pdf591,2 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.