Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76548
Type: | Dissertação |
Title: | Scratch como ferramenta em aulas online de cinemática para alunos surdos |
Authors: | Mesquita, Lucas Macedo de |
Advisor: | Silva, Marcos Antônio Araújo |
Keywords in Brazilian Portuguese : | Ensino remoto emergencial;Scratch;Cinemática;Educação dos surdos |
Knowledge Areas - CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA |
Issue Date: | 2022 |
Citation: | MESQUITA, Lucas Macedo de. Scratch como ferramenta em aulas online de cinemática para alunos surdos. 2022. 111 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Diante da importância do uso de recursos visuais para a comunicação e ensino direcionados ao público surdo, e das dificuldades encontradas ao lecionar aulas online de Física de uma forma geral, viu-se a necessidade do uso de ferramentas para auxiliar nesse processo. Assim, um projeto desenvolvido no Scratch, inicialmente utilizado em aulas presenciais, foi modificado e adaptado para o Ensino Remoto, com o objetivo de ajudar o professor durante as aulas online de Física. Diante disso, este trabalho tem como objetivo principal avaliar qualitativamente o uso do Scratch como ferramenta para auxiliar no ensino de cinemática básica para alunos surdos em aulas online de Física. Isso foi feito por meio da aplicação de um projeto produzido no Scratch, e da verificação das opiniões dos alunos quanto ao uso desse Software através de um questionário. A metodologia desse trabalho é do tipo qualitativa, pois utiliza o método pesquisa-ação em que o pesquisador esteve diretamente relacionado com as pessoas e objetos de pesquisa. Com os resultados alcançados, pode-se concluir que o programa desenvolvido no Scratch, de uma forma geral, teve um bom rendimento como ferramenta facilitadora do ensino de cinemática para alunos surdos no contexto online. Pois, auxiliou o professor na transmissão de conhecimentos, ajudou a gerar discussões sobre os conteúdos durante as aulas e teve uma boa aceitação por parte dos alunos. |
Abstract: | Given the importance of using visual resources for communication and teaching aimed at the deaf public, and the difficulties encountered when teaching online Physics classes in general, there was a need to use tools to assist in this process. Thus, a project developed in Scratch, initially used in face-to-face classes, was modified and adapted for Remote Teaching, with the objective of helping the teacher during online Physics classes. Therefore, this work has as main objective to qualitatively evaluate the use of Scratch as a tool to assist in the teaching of basic kinematics for deaf students in online Physics classes. This was done through the application of a project produced in Scratch, and the verification of students' opinions regarding the use of this Software through a questionnaire. The methodology of this work is qualitative, as it uses the action research method in which the researcher was directly related to the people and objects of research. With the results achieved, it can be concluded that the program developed in Scratch, in general, had a good performance as a facilitator tool for teaching kinematics for deaf students in the online context. For, it helped the teacher in the transmission of knowledge, helped to generate discussions about the contents during the classes and had a good acceptance by the students. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76548 |
Advisor's Lattes: | http://lattes.cnpq.br/3292811393795929 |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | MNPEF - Dissertações defendidas na UFC |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2022_dis_lmmesquita.pdf | 2,25 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.