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Tipo: Dissertação
Título: Narrativas autobiográficas com estudantes do fundamental II: percepção das Políticas Públicas
Autor(es): Pessoa, Jocélia Maria Santos de Lira
Orientador: Gomes, Rita Helena Sousa Ferreira
Palavras-chave em português: educação;políticas públicas;narrativas autobiográficas
Palavras-chave em inglês: education;public policies;autobiographical narratives
Data do documento: 2023
Citação: PESSOA, Josélia Maria Santos de Lira. Narrativas autobiográficas com estudantes do fundamental II: percepção das Políticas Públicas. 2023. 40 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Psicologia e Políticas Públicas) - Programa de Pós-Graduação Profissional em Psicologia e Políticas Públicas, Campus Sobral, Universidade Federal do Ceará, Sobral, 2023.
Resumo: No Brasil, o direito à escolarização é garantido por lei, e a escola avançou em metodologia e práticas de ensino, buscando promover a educação integral. Todavia, apresenta falhas ao não cumprir totalmente e eficazmente seu papel no desenvolvimento do aluno, permitindo segregações e evasões. A sociedade espera e impõe que a escola resolva problemas sociais e históricos em que as políticas públicas são ineficazes, mas não questiona nem exige uma formação crítica, política e de qualidade. Diante dessas premissas, buscou-se compreender como os adolescentes compreendem seu processo de escolarização, afetado pelas políticas públicas, a partir de suas narrativas e significações. A pesquisa teve abordagem qualitativa, e o método de coleta de dados foi o de narrativas autobiográficas, por permitir interatividade e reflexão crítica. A amostra foi composta por 10 adolescentes cursando o 9º ano do ensino fundamental em uma escola pública de tempo integral, no município de Sobral. As narrativas revelaram diversas políticas públicas que afetam a educação diretamente e indiretamente, como escola de tempo integral, kit escolar, programa de distribuição de renda e merenda escolar. Em contrapartida, surgiram temas que atravessam o processo educativo sem ser uma política pública. Os discursos indicam percepção das políticas públicas e a necessidade de espaços para discussão e expressão desses adolescentes. Os resultados deste artigo serão compartilhados em um evento técnico com profissionais que desenvolvem políticas públicas no território da escola, visando fortalecer as políticas públicas direcionadas a crianças e adolescentes.
Abstract: In Brazil, the right to schooling is guaranteed by law. Schools have advanced in teaching methodologies and practices, aiming to promote comprehensive education. However, they exhibit flaws when failing to fully and effectively fulfill their role in student development, creating room for segregation and evasion. Society expects and demands that schools address social and historical issues where public policies fall short, yet there is a lack of questioning and demand for critical, political, and quality education. With this in mind, this research sought to understand how adolescents, through their narratives and interpretations, perceive their schooling process influenced by public policies. The study adopted a qualitative approach, and autobiographical narratives were used as the data collection method to facilitate interactivity and critical reflection. The sample consisted of 10 teenagers in the 9th grade at a full-time public school in Sobral. The narratives brought to light various public policies impacting education both directly and indirectly, such as full-time schooling, school kits, income distribution programs, and school meals. Additionally, themes emerged that influence the educational process without being a public policy. The findings indicate an awareness of public policies among these teenagers, alongside a need for platforms for discussion and expression. The results of this paper will also be shared at a technical event with professionals involved in public policy development in the area of the school, aiming to enhance public policies targeted at children and adolescents.
Descrição: Este documento está disponível online com base na Portaria nº 348, de 08 de dezembro de 2022, disponível em: https://biblioteca.ufc.br/wp-content/uploads/2022/12/portaria348-2022.pdf, que autoriza a digitalização e a disponibilização no Repositório Institucional (RI) da coleção retrospectiva de TCC, dissertações e teses da UFC, sem o termo de anuência prévia dos autores. Em caso de trabalhos com pedidos de patente e/ou de embargo, cabe, exclusivamente, ao autor(a) solicitar a restrição de acesso ou retirada de seu trabalho do RI, mediante apresentação de documento comprobatório à Direção do Sistema de Bibliotecas.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76538
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/9851159050629101
ORCID do Orientador: 0000-0002-2306-4264
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/9324470543610163
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
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