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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76529
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Chagas, Eduardo Ferreira | - |
dc.contributor.author | Louvrier, Lidia Aurea do Nascimento | - |
dc.date.accessioned | 2024-03-13T13:53:52Z | - |
dc.date.available | 2024-03-13T13:53:52Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.citation | LOUVRIER, Lidia Aurea do Nascimento. Uma análise marcuseana da educação formal no Brasil: razão tecnológica e sociedade unidimensional. 2023. 101 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76529 | - |
dc.description.abstract | This research aims to investigate the Brazilian public education system, focusing on the Reform of Secondary Education which was elaborated in 2016 according to the Provisional Measure 746/2016 and approved in 2017 in the terms of the Law 13.415/2017. Such reform promotes flexibility in the secondary education curriculum, consequently breaking down the traditional teaching model in the last stage of Brazilian formal public education, and has been implemented from 2022 in several schools across the country. We interpret this reform and its consequences following the philosophical theory of Herbert Marcuse (1898-1976), German philosopher and thinker, one of the great exponents of the cultural revolutions that occurred at the end of the 20th century. We assume as a theoretical basis Marcuse’s 1964 book “The ideology of industrial society”, which results from his extensive research on American society’s organization based on the advanced capitalist mode of production, and from that book we extract two concepts which are fundamental to the proper understanding of our proposal: technical rationality and unidimensionality, the first functioning as a condition for the development of the second. Although Marcuse has never privileged us with an actual education theory, it is possible to extract from his work through the criticism he launched against capitalist society and its institutions, even if in an underlying way, the problem of education. We then proceed from this theoretical assumption to understand the advancement of neoliberal policies in Brazilian education, which, according to our thesis, is consolidated with the New Secondary Education [Novo Ensino Médio - NEM]. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Uma análise marcuseana da educação formal no Brasil: razão tecnológica e sociedade unidimensional | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O objetivo dessa pesquisa é a investigação do sistema de ensino público brasileiro, com foco na reforma do Ensino médio elaborada em 2016 pela Medida Provisória 746/2016 e aprovada em 2017 pela Lei 13.415/2017 promovendo uma flexibilização do currículo do Ensino Médio e consequentemente a desestruturação do modelo tradicional de ensino na última etapa da educação formal pública brasileira, tendo sido implementada a partir de 2022 em escolas de todo país. Interpretamos essa reforma e suas consequências à luz da teoria filosófica de Herbert Marcuse (1898-1976) filósofo e pensador alemão grande expoente das revoluções culturais ocorridas ao final do século XX, tendo como base teórica o livro “A ideologia da sociedade industrial” lançado em 1964 que resulta da extensa pesquisa que Marcuse fez da sociedade estadunidense organizada a partir do modo de produção capitalista avançado, na referida obra extraímos dois conceitos fundamentais para a compreensão da nossa proposta, os quais são, racionalidade tecnológica e unidimensionalidade, sendo o primeiro condição para desenvolvimento do segundo. Embora Marcuse nunca tenha nos privilegiado com uma teoria da educação é possível extrair, mesmo que de forma subjacente, o problema da educação de sua obra pela crítica que lançou à sociedade capitalista e suas instituições. Assim avançamos desse pressuposto teórico para compreendermos o avanço das políticas neoliberais na educação brasileira que segundo a nossa tese se consolida com o novo ensino médio. | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Novo Ensino Médio | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Marcuse | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Unidimensionalidade | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Razão tecnológica | pt_BR |
dc.subject.en | New Secondary Education | pt_BR |
dc.subject.en | Unidimensionality | pt_BR |
dc.subject.en | Technical rationality | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
local.author.lattes | http://lattes.cnpq.br/3600340043697641 | pt_BR |
local.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/2479899457642563 | pt_BR |
local.date.available | 2024-03-13 | - |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Dissertações defendidas na UFC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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