Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76470
Type: | TCC |
Title: | Criação de quadrinhos digitais como suporte para o ensino das teorias da cognição no ensino superior |
Title in English: | Creation of Digital Comics as support for teaching Cognition Theories in Higher Education |
Authors: | Oliveira, Pâmela de Castro Freitas |
Advisor: | Freire, Raquel Santiago |
Keywords in Brazilian Portuguese : | Quadrinhos;ADDIE;Teorias da Cognição;RED;Design Instrucional |
Knowledge Areas - CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO |
Issue Date: | 2023 |
Citation: | OLIVEIRA, Pâmela de Castro Freitas. Criação de quadrinhos digitais como suporte para o ensino das teorias da cognição no ensino superior. 2023. 79 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas e Mídias Digitais) – Instituto UFC Virtual, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O componente curricular Cognição e Tecnologias Digitais do curso de Sistemas e Mídias Digitais busca oferecer aos alunos conhecimento teórico e prático sobre a interação entre Cognição e Tecnologias Digitais. Tendo em vista a carência de recursos que contextualizam de forma visual e lúdica as teorias da cognição (Behaviorismo, Gestalt e Teoria Sociocultural) no website do componente curricular, foram desenvolvidas histórias em quadrinhos como Recursos Educacionais Digitais (RED). Nesse contexto, o seguinte trabalho busca explorar o processo de criação de quadrinhos digitais como suporte para o ensino das teorias da cognição no ensino superior. Essa pesquisa tem como objetivo geral analisar o processo criativo para o desenvolvimento de quadrinhos como RED sob a ótica do design instrucional para o ensino das teorias da cognição no ensino superior. Quanto aos objetivos específicos, buscou-se investigar como os princípios do design instrucional podem ser aplicados para a criação de quadrinhos educativos em meio digital, bem como identificar o potencial de utilização dos quadrinhos como recursos educacionais digitais para o ensino das teorias da cognição no ensino superior. A metodologia utilizada neste estudo foi a pesquisa qualitativa de cunho descritivo, tendo como categoria de análise o estudo de caso. A análise de dados foi exercida a partir da descrição do processo de criação dos quadrinhos digitais, aliada a análise qualitativa das respostas dos formulários online prepostos para os 58 estudantes do componente curricular no semestre de 2023.1, sobre a relevância dos quadrinhos como RED. Como resultados alcançados, foram desenvolvidas 23 webcomics instrucionais, contextualizando cada uma das teorias da cognição em narrativas sequenciais digitais. Além disso, a partir da análise das respostas dos formulários online, os alunos elencaram uma série de fatores que demonstram o potencial dos quadrinhos como RED, tais como apresentação de conceitos teóricos de forma lúdica, prática, humorística, narrativa e visual. Além disso, os quadrinhos atuaram como facilitadores na compreensão de conceitos abstratos, possuindo uma linguagem atraente que gerou engajamento por parte dos discentes, promovendo interação social e inspiração para o desenvolvimento de mídias digitais em grupo. |
Abstract: | The "Cognition and Digital Technologies" course offered by the Bacharelate in Digital Systems and Media of the Federal University of Ceara aims to provide students with theoretical and practical knowledge about the interaction between Cognition and Digital Technologies. Considering the lack resources that visually and playfully contextualize cognition theories (Behaviorism, Gestalt, and Sociocultural Theory) on the course website, comic strips were developed as Digital Educational Resources (DER). In this context, the present work seeks to explore the process of creating digital comics as a support for teaching theories of cognition in higher education. The general goal of this research is to analyze the creative process for the development of comics as DER from the perspective of instructional design for teaching theories of cognition at the undergraduate level. Regarding specific objectives, the study aimed to investigate how instructional design principles can be applied to create educational comics in a digital environment, as well as to identify the potential use of comics as DER for teaching theories of cognition in higher education. The methodology used in this study was qualitative of descriptive nature, with a case study as the analytical category. Data analysis was conducted based on the description of the digital comic creation process, combined with a qualitative analysis of the responses from online forms answered by 58 students enrolled in the course during the 2023.1 semester, regarding the relevance of comics as DER. The results include the development of 23 instructional webcomics, contextualizing each of the cognition theories in digital sequential narratives. Additionally, based on the analysis of online form responses, students identified several factors demonstrating the potential of comics as DER, such as presenting theoretical concepts in a playful, practical, humorous, narrative, and visual manner. Furthermore, the comics acted as facilitators in understanding abstract concepts, using an engaging language that generated student engagement, promoting social interaction, and inspiring the development of digital media in groups. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76470 |
Author's Lattes: | http://lattes.cnpq.br/1222043771876396 |
Advisor's Lattes: | http://lattes.cnpq.br/9322311013034336 |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | SISTEMAS E MÍDIAS DIGITAIS - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2023_tcc_pcfoliveira.pdf | 6,6 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.