Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76436
Type: | TCC |
Title: | Análise do Desempenho dos Discentes do Curso de Redes de Computadores da Universidade Federal do Ceará, Campus Quixadá, no ENADE nos Anos de 2014, 2017 e 2021 |
Authors: | Ramos, Michel de Souza |
Advisor: | Braga, Antonio Rafael |
Keywords in Brazilian Portuguese : | Avaliação Educacional;ENADE;Redes de Computadores |
Knowledge Areas - CNPq: | CNPQ: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
Issue Date: | 2023 |
Citation: | RAMOS, Michel de Souza. Análise do Desempenho dos Discentes do Curso de Redes de Computadores da Universidade Federal do Ceará, Campus Quixadá, no ENADE nos Anos de 2014, 2017 e 2021. 2023. 108 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Redes de Computadores)- Universidade Federal do Ceará, Campus de Quixadá, Quixadá, 2023. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Este trabalho teve como objetivo analisar o desempenho dos estudantes do curso de Redes de Computadores da Universidade Federal do Ceará - Campus Quixadá por meio dos microdados do ENADE dos anos de 2014, 2017 e 2021 a fim de avaliar o curso, bem como identificar possíveis pontos de ação para melhoria e manutenabilidade da qualidade do curso. O ENADE é o principal método de avaliação da qualidade dos cursos de graduação do Brasil. Os microdados do ENADE são disponibilizados um ano após a aplicação da prova, no site oficial do INEP. Durante a coleta dos dados, além dos microdados, também foram obtidos os dados dos principais indicadores de qualidade do ensino superior, também disponibilizados em domínio público pelo INEP. Os indicadores observados neste trabalho foram: conceito ENADE, IDD e CPC. A única dificuldade que houve durante a coleta dos dados, e que não pode ser resolvida, foi o fato dos dados referentes ao indicador de qualidade "IDD"para o ano de 2014 não estarem disponíveis para download. Dito isso, o processo de análise dos microdados e dos dados dos indicadores ocorreu de forma satisfatória e gerou resultados intessantes para este trabalho. Por meio dos resultados obtidos pode-se ter um panorama da situação do curso. Foi possível constatar que houve uma queda de rendimento dos estudantes de Redes de Computadores de Quixadá. Em 2014, o desempenho dos estudantes fez o curso obter o primeiro lugar geral do país. Nas edições de 2017 e 2021, a posição do curso mudou, tendo ficado em décimo lugar em 2017 e em oitavo no ano de 2021. Apesar dessa evidente queda de rendimento, nas três edições em que foi avaliado pelo ENADE, o curso ficou entre os dez melhores do país. Além disso, os resultados obtidos da análise das respostas do questionário de percepção da prova permitiram evidenciar algumas das dificuldades sentidas pelos estudantes ao realizar a prova. Por exemplo. nos anos de 2017 e 2021, a maioria dos estudantes apontou que a principal dificuldade vivenciada por eles durante a prestação do ENADE foi a diferença na abordagem do conteúdo em sala em comparação ao conteúdo abordado na prova. Por fim, este trabalho cumpriu com seus objetivos, gerando informações não triviais sobre o desempenho dos discentes do curso de Redes de Computadores da Universidade Federal do Ceará, permitindo que se possa fazer uma avaliação dos pontos fortes e fracos do curso |
Abstract: | This work aimed to analyze the performance of students in the Computer Networks course at the Federal University of Ceará - Campus Quixadá using ENADE microdata from the years 2014, 2017 and 2021 in order to evaluate the course, as well as identify possible points of action to improve and maintain the quality of the course. ENADE is the main method for evaluating the quality of undergraduate courses in Brazil. ENADE microdata are made available one year after the test is administered, on the official INEP website. During data collection, in addition to microdata, data on the main quality indicators of higher education were also obtained, also made available in the public domain by INEP. The indicators observed in this work were: ENADE concept, IDD and CPC. The only difficulty that occurred during data collection, and which could not be resolved, was the fact that the data referring to the "IDD"quality indicator for the year 2014 were not available for download. That said, the process of analyzing microdata and indicator data occurred satisfactorily and generated interesting results for this work. Through the results obtained, it is possible to have an overview of the course’s situation. It was possible to verify that there was a drop in the performance of Quixadá Computer Networks students. In 2014, student performance led the course to obtain first place overall in the country. In the 2017 and 2021 editions, the course’s position changed, having ranked tenth in 2017 and eighth in 2021. Despite this evident drop in performance, in the three editions in which it was evaluated by ENADE, the course was among the top ten in the country. Furthermore, the results obtained from the analysis of the answers to the test perception questionnaire made it possible to highlight some of the difficulties experienced by students when taking the test. For example. In the years 2017 and 2021, the majority of students pointed out that the main difficulty they experienced during ENADE was the difference in the approach to the content in the classroom compared to the content covered in the test. Finally, this work fulfilled its objectives, generating non-trivial information about the performance of students in the Computer Networks course at the Federal University of Ceará, allowing an assessment of the strengths and weaknesses of the course. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76436 |
Advisor's ORCID: | http://orcid.org/0000-0001-9105-9056 |
Advisor's Lattes: | http://lattes.cnpq.br/8619368183343184 |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | REDES DE COMPUTADORES - QUIXADÁ - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2023_tcc_msramos.pdf | 4,46 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.