Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76428
Type: | Dissertação |
Title: | Avaliação do Programa Prêmio Escola Nota Dez no contexto de colaboração entre escolas públicas municipais do estado do Ceará |
Authors: | Silva, Danielle Abreu |
Advisor: | Romero, Julio Alfredo Racchumi |
Keywords in Brazilian Portuguese : | Política públicas;Políticas públicas educacionais;Bonificação;Ensino Fundamental;Prêmio Escola Nota Dez |
Keywords in English : | Public policies;Educational public policies;Bonus;Elementary Education |
Knowledge Areas - CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICAS |
Issue Date: | 2024 |
Citation: | SILVA, Danielle Abreu. Avaliação do Programa Prêmio Escola Nota Dez no contexto de colaboração entre escolas públicas municipais do estado do Ceará. 2024. 102 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Avaliação de Políticas Públicas) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O Prêmio Escola Nota Dez (PENdez) é uma política educacional que bonifica até 150 (cento e cinquenta) escolas públicas com os melhores resultados e apoia pedagógica e financeiramente as escolas com os mais baixos resultados apresentados nas avaliações do SPAECE. Deste modo, pode ser considerada como política indutora da melhoria da qualidade do ensino ofertado pelas escolas participantes cujos resultados nas avaliações foram os menores e insatisfatórios. A presente pesquisa, de abordagem qualitativa, objetivou avaliar os resultados obtidos do PENdez no regime de colaboração – administrativo, pedagógico e financeiro – considerando uma escola apoiada no 5º ano do Ensino Fundamental, localizada no município de Maracanaú, no período de 2017 a 2019. A pesquisa teve como procedimento metodológico as análises bibliográficas de artigos e teses, análises de documentos, como as Leis, decretos e relatórios de dados elaborados pela SEDUC/CE e entrevistas, na perspectiva de uma avaliação em profundidade. Para coleta de dados, realizamos entrevistas abertas com a gestora da escola, professores e uma técnica da Secretaria de Educação do Município (SME). Os dados coletados apontam que os processos pedagógicos da escola são reorientados pelo teste padronizado do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE), direcionando o que, como e para que ensinar. Na visão da diretora e dos professores, foi comum considerar o Prêmio Escola Nota Dez como uma iniciativa propositiva que vem gerando uma movimentação no cotidiano das instituições educativas em torno de uma melhoria no desempenho escolar dos estudantes. Além desse movimento, também constatamos que mesmo com a cooperação técnico-pedagógica entre a escola que apresentava baixo rendimento e a escola premiada com bom desempenho, a repercussão foi insuficiente em relação à melhoria dos resultados educacionais da escola em estudo, o contexto social e a realidade na qual a escola apoiada está inserida é um dos fatores apontados pelos entrevistados que contribuem negativamente para o processo de ensino e de aprendizagem, como também a falta de políticas públicas municipais mais direcionadas que podem também afetar este quadro. |
Abstract: | The "Prêmio Escola Nota Dez" (PENdez) is an educational policy that rewards up to 150 (one hundred and fifty) public schools with the best results and provides pedagogical and financial support to schools with the lowest results presented in the SPAECE assessments. Thus, it can be considered as an inducing policy for the improvement of the quality of education offered by participating schools whose results in the assessments were the lowest and unsatisfactory. This qualitative research aimed to evaluate the results obtained from PENdez under the collaboration regime - administrative, pedagogical, and financial - considering a school supported in the 5th year of Elementary Education, located in the municipality of Maracanaú, from 2017 to 2019. The research methodology included bibliographic analyses of articles and theses, document analyses, such as laws, decrees, and data reports elaborated by SEDUC/CE, and interviews, from the perspective of an in-depth evaluation. For data collection, open interviews were conducted with the school principal, teachers, and a technician from the Municipality's Education Department (SME). The collected data indicate that the pedagogical processes of the school are reoriented by the standardized test of the Permanent System of Assessment of Basic Education of Ceará (SPAECE), guiding what, how, and why to teach. In the view of the principal and teachers, it was common to consider the "Prêmio Escola Nota Dez" as a proactive initiative that has been generating movement in the daily life of educational institutions around an improvement in students' academic performance. In addition to this movement, we also found that even with the technical-pedagogical cooperation between the school with low performance and the school awarded with good performance, the impact was insufficient regarding the improvement of the educational results of the school under study; the social context and the reality in which the supported school is inserted are among the factors pointed out by the interviewees that negatively contribute to the teaching and learning process, as well as the lack of more targeted municipal public policies that can also affect this situation. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76428 |
Author's Lattes: | http://lattes.cnpq.br/5755244673316176 |
Advisor's Lattes: | http://lattes.cnpq.br/8134214007877295 |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | MAPP - Dissertações defendidas na UFC |
Files in This Item:
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.