Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/7637
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Linhares, Ângela Maria Bessa | - |
dc.contributor.author | Quinto, Maria Edneia Gonçalves | - |
dc.date.accessioned | 2014-03-12T13:50:53Z | - |
dc.date.available | 2014-03-12T13:50:53Z | - |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.identifier.citation | QUINTO, Maria Edneia Gonçalves. Artesania da cena teatral contemporânea: trabalho imaginativo e autoformação. 2012. 303f. – Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2012. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/7637 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | www.teses.ufc.br | pt_BR |
dc.subject | Imaginative work | pt_BR |
dc.subject | Crafts scene | pt_BR |
dc.subject | Professores de representação teatral – Formação – Fortaleza(CE) | pt_BR |
dc.subject | Representação teatral – Fortaleza(CE) – Técnica | pt_BR |
dc.subject | Teatro – Estudo e ensino – Fortaleza(CE) | pt_BR |
dc.subject | Companhias de teatro – Fortaleza(CE) | pt_BR |
dc.title | Artesania da cena teatral contemporânea: trabalho imaginativo e autoformação | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A pesquisa intitulada - Artesania da cena Teatral Contemporânea: Trabalho Imaginativo e Autoformação resulta de uma análise reflexiva sobre o conceito de artesania da cena teatral com vistas a sua resignificação O trabalho imaginativo a dimensão autoformativa a autonomia e a partilha de saberes em processos teatrais colaborativos emergiram como elementos centrais do estudo com base em uma compreensão profunda do ator/artista sobre as diversas fases de composição da cena criada no contexto do grupo de pertença O aporte metodológico da etnopesquisa crítica norteou a descrição densa do processo criativo realizado por mim e por dois outros artistas da Companhia Pã de Teatro (sujeitos da pesquisa) durante a escrita dramatúrgica do texto Iracema via Iracema, sua adaptação encenação e representação mediante o formato da intervenção cênica intitulada Noiada em Fortaleza entre 2009 e 2010 A articulação entre os conceitos de artesania da cena imaginação e memória como categorias centrais para a análise desse modo artesão de conceber a cena teatral como campo empírico dependeu das ações e reflexões realizadas pelos artistas participantes do cotidiano desta composição cênica como processo fundante de um fazer artístico considerado em toda a sua dinamicidade Esta pesquisa se situa no âmbito dos estudos em educação fronteiriços com os estudos da área teatral e em diálogo com áreas complementares como a Fenomenologia e a Antropologia entre outras no que tange à natureza artesã e formativa preponderante em tais áreas A ideia de artesania da cena objeto de estudo desenvolvido inicialmente nos estudos de Mestrado tendo como foco a apropriação técnica e sensível das diferentes fases e elementos da criação teatral segundo uma concepção artesã de criação foi redimensionada numa perspectiva complementar a este conceito com base em minha participação direta na feitura e representação de Noiada Considerei tal percurso como exercício de autonomia e de autoformação enquanto atriz professora de teatro e pesquisadora em formação Por outro lado as relações de trocas de saberes entre eu a dramaturga e o diretor além dos demais parceiros da Pã foram demarcadas por ações e reflexões assumidas por cada um neste contexto entendido como processo colaborativo e portanto diferenciando-se de uma concepção de que o diretor é o “mestre” (aquele que pensa e cria a encenação) e os atores/artistas são “discípulos” (aqueles que obedecem e executam as ordens do diretor) Ao invés disso tais sujeitos consideraram-se “mestres de si” assumindo o hibridismo e a interdisciplinaridade das funções e saberes necessários à composição da cena. O trabalho imaginativo se configurou neste caso como elemento integrante da ideia de dar forma à cena de acordo com os substratos da escrita dramatúrgica da encenação e dos movimentos de criação e representação de Noiada e portanto, para além da produção de imagens imaginadas transubstanciando imaginação experiências e memórias do vivido em objeto artístico Outra maneira de relatar a realidade vivida e suas relações com o fazer teatral como percurso autoformativo O conceito de autoformação foi norteado pelas reflexões sobre alguns recortes de nossas histórias de vida e de modo específico sobre a minha trajetória de formação e prática como atriz e professora de teatro mediada pelas interações com o coletivo Pã minhas experimentações corpóreas expressivas e atos imaginativos durante o processo criativo da personagem Noiada (heteroformação) e pela compreensão crítica sobre esse processo (ecoformação) que me tornou provisoriamente aquilo que sou em movimentos de aprendizagem artesã partilhados com os parceiros de criação. | pt_BR |
dc.title.en | Artesania contemporary theatre scene: work imaginative and self-formation | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Teses defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2012-TESE-MEGQUINTO.pdf | 2,71 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.