Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76369
Tipo: | Dissertação |
Título : | Arquitetura no Feminino: a produção das arquitetas cearenses pioneiras no setor público |
Autor : | Peixoto, Ingrid Teixeira |
Tutor: | Diógenes, Beatriz Helena Nogueira |
Co-asesor: | Cavalcante, Márcia Gadelha |
Palabras clave en portugués brasileño: | História das arquitetas;Mulheres na arquitetura;Arquitetura cearense;Arquitetura e feminismo |
Palabras clave en inglés: | History of women architects;Women in architecture;Ceara architecture;Architecture and feminism |
Áreas de Conocimiento - CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO |
Fecha de publicación : | 2023 |
Citación : | PEIXOTO, Ingrid Teixeira. Arquitetura no Feminino: a produção das arquitetas cearenses pioneiras no setor público. 295 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo e Design) - Centro de Tecnologia, Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo e Design, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023. |
Resumen en portugués brasileño: | Este trabalho investiga a invisibilidade da produção feminina na historiografia da arquitetura e, ao reconhecer um desequilíbrio biográfico, fruto de estruturas patriarcais, busca resgatar a atuação e presença das arquitetas desprestigiadas pela história. O trabalho se destaca primeiramente por revelar um panorama histórico onde algumas linhas do tempo começam a ser traçadas e em evidenciar o papel da mulher no desenvolvimento do que foi chamado neste trabalho de Arquitetura de Habitação, Arquitetura do Símbolo e Arquitetura do Poder. Por conseguinte, pretende demonstrar as contribuições das arquitetas no contexto brasileiro, direcionadas principalmente para o cenário da arquitetura cearense produzida de forma institucional. Através da visibilização da arquitetura pública, produzida entre 1970-2000 e promovida por arquitetas cearenses, busca-se reforçar a presença feminina na concepção do tecido urbano marcando o acesso das mulheres à chamada Arquitetura do Poder. Para esse estudo, foram selecionadas 3 profissionais, marcadas por trajetórias importantes no setor público: Maria Clara Nogueira Paes, Aída Montenegro e Nélia Romero. O trabalho possui epistemologia feminista e busca não apenas identificar uma produção relevante, mas contribuir para a historiografia cearense no que se concerne ao tema, demonstrando a importância de se fazer esse resgate. As 3 pioneiras, egressas da Escola de Arquitetura da Universidade Federal do Ceará, preenchem lacunas no panorama cearense relacionado à profissão e, ao documentar a produção dessas arquitetas, esta pesquisa se soma ao trabalho de registro da arquitetura local, que já vem sendo desenvolvido em pesquisas no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura, Urbanismo e Design da UFC. A pesquisa objetiva assim, contribuir para um maior equilíbrio no cenário da produção arquitetônica cearense, contemplando os edifícios públicos produzidos por mulheres e entendendo como arquitetas moldaram os espaços da cidade, construíram arquiteturas de habitação, de símbolo e de poder e tornaram-se, assim, parte da memória urbana. |
Abstract: | This work investigates the invisibility of female production in the historiography of architecture and, by recognizing a biographical imbalance, the result of patriarchal structures, seeks to rescue the performance and presence of female architects discredited by history. The work stands out primarily for revealing a historical panorama where some timelines begin to be traced and for highlighting the role of women in the development of what was called in this work Architecture of Housing, Architecture of Symbol and Architecture of Power. Therefore, it intends to demonstrate the contributions of female architects in the Brazilian context, mainly aimed at the scenario of institutionally produced architecture in Ceará. Through the visibility of public architecture, produced between 1970-2000 and promoted by architects from Ceará, the aim is to reinforce the female presence in the design of the urban fabric, marking women's access to the so-called Architecture of Power. For this study, 3 professionals were selected, marked by important trajectories in the public sector: Maria Clara Nogueira Paes, Aída Montenegro and Nélia Romero. The work has a feminist epistemology and seeks not only to identify a relevant production, but to contribute to the historiography of Ceará regarding the topic, demonstrating the importance of making this rescue. The 3 pioneers, graduates of the School of Architecture at the Federal University of Ceará, fill gaps in the Ceará panorama related to the profession and, by documenting the production of these architects, this research adds to the work of recording local architecture, which has already been developed in research within the scope of the UFC Postgraduate Program in Architecture, Urbanism and Design. The research aims, therefore, to contribute to a greater balance in the scenario of architectural production in Ceará, contemplating public buildings produced by women and understanding how architects shaped the city's spaces, built architectures of housing, symbol and power and thus became , part of urban memory. |
URI : | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76369 |
Lattes del autor: | http://lattes.cnpq.br/5135733733712949 |
Lattes del tutor: | http://lattes.cnpq.br/5765519057677301 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | DAUD - Dissertações defendidas na UFC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2023_diss_itpeixoto.pdf | Dissertação de Mestrado | 22,83 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.