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Tipo: Tese
Título: A formação de professores de matemática: a tomada de consciência como interseção entre Letramento Matemático, Sequência Fedathi e a Teoria da Objetivação
Autor(es): Prata, Glessiane Coeli Freitas Batista
Orientador: Santos, Maria José Costa dos
Palavras-chave em português: Letramento matemático;Formação de professores;Ensino da matemática;Sequência Fedathi;Teoria da Objetivação
Palavras-chave em inglês: Mathematical literacy;Training teachers;Teaching mathematics;Fedathi Sequence;Objectification Theory
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Data do documento: 2023
Citação: PRATA, Glessiane Coeli Freitas Batista. A formação de professores de matemática: a tomada de consciência como interseção entre Letramento Matemático, Sequência Fedathi e a Teoria da Objetivação . 2023. 181 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Resumo: Os dados sobre as avaliações externas apresentam os resultados na proficiência em Matemática e revelam que estão aquém do esperado. Dado que tem repercutido em pesquisas que indicam que a ênfase atribuída à alfabetização e letramento em Língua Portuguesa, aspecto que afeta a aprendizagem Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Outro cenário que justifica a importância desse estudo foi a promulgação da BNCC no ano de 2017. Inicialmente deveria ser implementada em todas as escolas brasileiras até o final de 2020. Nesse sentido, o problema que move esta investigação é: qual a formação necessária para os desafios no que diz respeito à formação continuada de professores que ensinam Matemática em turmas dos anos iniciais do Ensino Fundamental na perspectiva do letramento matemático? Esse estudo trabalha com a hipótese de que a proposta de formação continuada de professores que ensinam Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental deve ser pautada no que nomeamos de tríade (Letramento Matemático – Sequência Fedathi – Teoria da Objetivação) da formação de professor que ensina matemática, por meio da intercessão dessa tríade, ocorre a tomada de consciência promovida pelo movimento em espiral entre os processos externos e processos internos. Objetiva-se apresentar uma proposta de formação continuada fundamentada na tríade composta pela interseção entre letramento matemático (LM), Teoria da Objetivação (TO) e a Sequência Fedathi (SF) prospectando contribuições com a formação continuada de professores que ensinam Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Esse estudo fundamenta-se em autores que dialogam sobre letramento, letramento matemático, Teoria da Objetivação, Sequência Fedathi e Formação continuada de professores. Quanto à metodologia de pesquisa, é de abordagem qualitativa, de natureza exploratória, do tipo estudo de caso. Escolheuse como procedimentos de coleta de dados e análise: o questionário, o memorial, fóruns de discussão e, como estratégia de pesquisa, o grupo focal on-line. Entre os resultados encontrados, constatamos que, somente, a concepção do letramento matemático não seria suficiente para dar conta da proposta da BNCC. Nessa conjuntura, apontamos que o curso de extensão, realizado ao longo dessa pesquisa, afirmou-se como espaço formativo, assim, oportunizando a seus cursistas conhecer os conceitos e objetivos da formação continuada, letramento matemático, Sequência Fedathi e Teoria da Objetivação. Concluirmos reafirmando a nossa tese de que a formação continuada do professor que ensina matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental é delineada por uma tríade, sem ela a formação não se sustenta, ou seja, o processo formativo não acontece de forma factual.
Abstract: Data on external assessments present results in Mathematics proficiency and reveal that they are below expectations. This has had repercussions on research that indicates the emphasis given to literacy in Portuguese, an aspect that affects Mathematics learning in the early years of Elementary School. Another scenario that justifies the importance of this study was the promulgation of the BNCC in 2017. Initially it should be implemented in all Brazilian schools by the end of 2020. In this sense, the problem that drives this investigation is: what training is necessary for challenges regarding the continued training of teachers who teach Mathematics in classes in the early years of Elementary School from the perspective of mathematical literacy? This study works with the hypothesis that the proposal for continued training of teachers who teach Mathematics in the Initial Years of Elementary School must be based on what we call the triad (Mathematical Literacy – Fedathi Sequence – Objectivation Theory) of teacher training who teaches mathematics , through the intercession of this triad, there is awareness promoted by the spiral movement between external and internal processes. The objective is to present a proposal for continued training based on the triad composed of the intersection between mathematical literacy (LM), Objectivation Theory (TO) and the Fedathi Sequence (SF), prospecting contributions to the continued training of teachers who teach Mathematics in the Early Years of Elementary School. This study is based on authors who discuss literacy, mathematical literacy, Objectivation Theory, Fedathi Sequence and continuing teacher training. As for the research methodology, it has a qualitative approach, exploratory in nature, of the case study type. The following data collection and analysis procedures were chosen: the questionnaire, the memorial, discussion forums and, as a research strategy, the online focus group. Among the results found, we found that the conception of mathematical literacy alone would not be sufficient to meet the BNCC proposal. At this juncture, we point out that the extension course, carried out throughout this research, established itself as a training space, thus providing the opportunity for its course participants to learn about the concepts and objectives of continuing education, mathematical literacy, Fedathi Sequence and Objectivation Theory. We conclude by reaffirming our thesis that the continued training of teachers who teach mathematics in the Initial Years of Elementary School is delineated by a triad, without it the training cannot be sustained, that is, the training process does not happen in a factual way.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76348
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/7569347319035901
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/3144508981197442
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGEB - Teses defendidas na UFC

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