Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76320
Type: | TCC |
Title: | ATS: um framework para apoiar a implementação de software acadêmico |
Authors: | Monteiro, Thiago Correia |
Advisor: | Ferreira, Fischer Jonatas |
Keywords in Brazilian Portuguese : | Framework;Software Acadêmico;Desenvolvimento Web |
Keywords in English : | Framework;Academic Software;Web Development |
Knowledge Areas - CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS |
Issue Date: | 2023 |
Citation: | MONTEIRO, Thiago Correia. ATS: um framework para apoiar a implementação de software acadêmico. 2023. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) – Universidade Federal do Ceará, Campus de Sobral, Curso de Engenharia de Computação, Sobral, 2023. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | CONTEXTO: A tecnologia digital tem se tornado ferramenta essencial para a execução e aprimoramento de funções outrora realizadas de forma manual, o que possibilitou mudanças na sociedade em diferentes âmbitos e espaços. No que concerne ao ambiente acadêmico, observase uma crescente necessidade de inserir novas estratégias de concepção e organização de diferentes tarefas, tais quais, a utilização de sistemas de software. Tal automatização proposta favorece a interatividade entre setores e a utilização de programas que auxiliem na mecanização de processos dentro das universidades. MOTIVAÇÃO: Nesse contexto, observa-se a necessidade de se construir mecanismos de inovação tecnológica, possível pela utilização de software voltado para o âmbito acadêmico, que promova integração de diferentes setores e facilite a execução de processos burocráticos/manuais, por meio da criação de um framework a fim de garantir funcionalidade, rapidez, estabilidade e disponibilidade de adaptação ao desenvolvedor. OBJETIVO: Logo, este trabalho se propõe a desenvolver um framework intitulado ATS (Academic Tool Support) a ser utilizado como ferramenta facilitadora para implementar sistemas de software, a fim de mecanizar processos em ambientes acadêmicos. METODOLOGIA: A construção deste trabalho se delineou a partir de cinco etapas, a saber: I) Fundamentação e pesquisa por meio de revisão bibliográfica ad-hoc; II) Levantamento dos requisitos estruturais para a criação de um framework de desenvolvimento Web; III) Implementação do Framework ATS e de suas funcionalidades; IV) Distribuição do Framework ATS para ser utilizado por desenvolvedores; V) Validação das funcionalidades e performance do Framework ATS. RESULTADOS: Foi desenvolvido o Framework ATS com o intuito de acelerar o desenvolvimento Web em espaços acadêmicos. Também foi validado a dificuldade e as funcionalidades do Framework ATS através de um formulário online com desenvolvedores atuantes no mercado de trabalho, a fim de atestar a eficiência do projeto desenvolvido. BENEFICIADOS: Em vista do exposto, espera-se que este projeto possa beneficiar outros desenvolvedores por ter um framework destinado a apoiar atividades acadêmicas, bem como as instituições de ensino, que poderão usufruir da automatização de processos pelo advento da tecnologia. |
Abstract: | CONTEXT: Digital technology has become an essential tool for the execution and improvement of functions that were once performed manually, which has enabled changes in society in different areas and spaces. Regarding the academic environment, there is a growing need to insert new strategies for conceiving and organizing different tasks, such as the use of software systems. This proposed automation favors the interactivity between sectors and the use of programs that help in the mechanization of processes within universities. MOTIVATION: In this context, there is a need to build technological innovation mechanisms, made possible by the use of software aimed at the academic environment, which promotes the integration of different sectors and facilitates the execution of bureaucratic/manual processes, through the creation of a framework to ensure functionality, speed, stability, and adaptability to the developer. OBJECTIVE: Therefore, this work proposes to develop a framework called ATS (Academic Tool Support) to be used as a facilitating tool to implement software systems in order to mechanize processes in academic environments. METHODOLOGY: The construction of this work was outlined from five stages, as follows: I) Rationale and research through ad-hoc literature review; II) Survey of the structural requirements for the creation of a Web development framework; III) Implementation of the ATS Framework and its functionalities; IV) Distribution of the ATS Framework to be used by developers; V) Validation of the functionalities and performance of the ATS Framework. RESULTS: The ATS Framework was developed with the intention of accelerating Web development in academic spaces. It was also validated the difficulty and the functionalities of the ATS Framework through an online form with developers working in the market, in order to certify the efficiency of the developed project. BENEFICIADOS: In view of the above, it is expected that this project can benefit other developers by having a framework to support academic activities, as well as educational institutions, which can enjoy the automation of processes by the advent of technology. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76320 |
Author's Lattes: | http://lattes.cnpq.br/1796665767216025 |
Advisor's Lattes: | http://lattes.cnpq.br/1412888913678183 |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO-SOBRAL - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2023_tcc_tcmonteiro.pdf | 1,31 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.