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Type: Dissertação
Title: Um mapeamento dos resíduos culturais e literários formadores da narrativa da Iara na literatura nacional
Authors: Morais, Aryane Teixeira da Silva
Advisor: Martins, Elizabeth Dias
Keywords in Brazilian Portuguese : Narrativa da Iara;Oratura;Cristalização;Teoria da residualidade
Keywords in English : Iara narrative;Orature;Crystallization;Theory of Residuality
Issue Date: 2023
Citation: MORAIS, Aryane Teixeira da Silva. Um mapeamento dos resíduos culturais e literários formadores da narrativa da Iara na literatura nacional. Orientadora: Elizabeth Dias Martins. 2023. 153 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Programa de Pós-graduação em Letras, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Abstract in Brazilian Portuguese: Este trabalho tem o intuito de identificar e mapear os resíduos culturais responsáveis pelo desenvolvimento da narrativa da Iara na literatura, para que seja possível extrair e analisar os matizes de recriações e de transformações da narrativa, de acordo com o tempo e espaço cultural das novas abordagens da personagem. Embasado nos conceitos da Teoria da Residualidade (PONTES, 1999, 2006, 2015, 2017, 2020), especialmente acerca do processo de cristalização dos elementos permanentes e metamorfoseados nas várias versões da narrativa, analisamos um corpus literário composto por uma diversidade de quatro obras, contendo: A lenda da Iara ou os mistérios da mãe d’água, um cordel de Evaristo Geraldo da Silva; A Iara: Uma lenda indígena em quadrinhos, de Silvino; O mistério das águas do Norte, de Elijah Enes; e Histórias que eu vivi e gosto de contar, de Daniel Munduruku. Na busca por respostas, será possível compreender o que acontece quando uma narrativa é influenciada por culturas diversas, quais são os resíduos permanentes na narrativa e quais as principais contribuições da narrativa para a literatura brasileira e imaginário popular, levando-nos a compreender que a narrativa da Iara trata-se de um exemplo claro do processo de sincretismo cultural no Brasil, no qual elementos de tradições diversas se entrelaçaram para criar uma narrativa rica, multifacetada e híbrida. Por fim, a análise deste trabalho fez-se principalmente a partir das perspectivas de Jean Baudrillard (2004), George Bataille (1987), Umberto Eco (2004) e Câmara Cascudo (2006).
Abstract: This paper aims to identify and map the cultural residues responsible for the development of the Iara narrative in literature, enabling the extraction and analysis of nuances in the narrative's recreations and transformations over time and cultural space in new character approaches. Drawing on the concepts of Residuality Theory (PONTES, 1999, 2006, 2015, 2017, 2020, 2022), particularly concerning the crystallization process of permanent and metamorphosed elements in various versions of the narrative, we analyze a literary corpus comprising four diverse works, including: A lenda da Iara ou os mistérios da mãe d’água, a cordel by Evaristo Geraldo da Silva; A Iara: Uma lenda indígena em quadrinhos, by Silvino; O mistério das águas do Norte, by Elijah Enes; and Histórias que eu vivi e gosto de contar, by Daniel Munduruku. In our quest for answers, we seek to comprehend the impact of diverse cultures on a narrative, identify the permanent residues in the narrative, and explore the primary contributions of the narrative to Brazilian literature and popular imagination. This exploration leads us to understand the Iara narrative as a clear example of the cultural syncretism process in Brazil, where elements from various traditions intertwine to create a rich, multifaceted, and hybrid narrative. Finally, the analysis in this study primarily draws on the perspectives of Jean Baudrillard (2004), George Bataille (1987), Umberto Eco (2004), and Câmara Cascudo (2006).
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76298
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:PPGLE- Dissertações defendidas na UFC

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