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dc.contributor.advisorLima, Marcos Antonio Martins-
dc.contributor.authorMaciel, Ilana Maria de Oliveira-
dc.date.accessioned2024-02-23T18:16:08Z-
dc.date.available2024-02-23T18:16:08Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationMACIEL, Ilana Maria de Oliveira. Universidades corporativas: modelo de avaliação do perfil institucional em organizações instaladas na região metropolitana de Fortaleza (CE). 2023. 239 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76257-
dc.description.abstractAmidst accelerated development, grounded in knowledge management as a pathway for professional advancement under the "umbrella" of corporate education, the relevance of an in-depth study about one of the tools used by organizations in the corporate market, contributing to the training, qualification, and improvement of the workforce and other stakeholders in their Corporate Universities, was realized. In this perspective, an attempt was made to construct a thesis in which the structure was consolidated considering De Bruyne, Herman, and De Schoutheete's (1977) quadripolar methodology, featuring four interdependent and dialogical poles, which, even though structured in a segmented way, should connect in the epistemological, theoretical, morphological, and technical construction of the investigated subject. In this case, the epistemological framework focused on the origin and evolution of formal, informal, and non-formal education, corporate education, educational evaluation involving its four generations disseminated by Guba; Lincoln (1989), and more recently, the 5th generation of educational evaluation observing relationships based on the individual and collective actions of social agents (Lima Filho; Trompieri Filho, 2012). The theoretical pole that covers the entire theoretical trajectory in which the model of corporate universities, corporate education, and its andragogical implications consolidated in order to demonstrate how the models identified in the morphological pole, with the exposition of steps and dimensions, according to the essential structures defined throughout the mapping of the profile of these non-formal education organizations described in the technical pole, which resulted in 10 (ten) essential structures, 38 (thirty-eight) second-level structures, and 44 (forty-four) indicators, according to Lima's (2008) systemic structuring theory, which underpin the models of universities. Based on the segmented and constructed information across the epistemological, theoretical, and morphological poles, a form applicable for the validation of a scale was developed and proposed in the technical pole, aiming to trace an institutional profile of corporate universities aligned with regional and local differences from a pre-test round with the object under study and applied in field research in 8 (eight) Corporate Universities in the segments: industry, services, and commerce, being of extreme importance due to its novelty in the market and academia as non-formal education. As a significant contribution to society, a scale was constructed, applied, and validated with the UCs, uniquely outlining a profile othese organizations which will be available for further research, defining the guiding structures for the establishment or reorganization of UCs in Ceará.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleUniversidades corporativas: modelo de avaliação do perfil institucional em organizações instaladas na região metropolitana de Fortaleza (CE)pt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.abstract-ptbrEm meio a um desenvolvimento acelerado e pautado na gestão do conhecimento como possibilidade de ascensão profissional, sob o “guarda-chuva” da educação corporativa, é que se percebeu a relevância de um estudo aprofundado acerca de uma das ferramentas utilizadas pelas organizações atuantes no mercado corporativo, contribuindo para a formação, qualificação e aperfeiçoamento do quadro funcional e demais stakeholders, em suas Universidades Corporativas. Nessa perspectiva, buscou-se construir uma tese em que a estrutura fosse consolidada à luz da metodologia quadripolar de De Bruyne, Herman e De Schoutheete (1977), em quatro polos interdependentes e dialógicos, os quais, mesmo estruturados de forma segmentada, devem se conectar na construção epistemológica, teórica, morfológica e técnica do sujeito investigado. Neste caso, o arcabouço epistemológico versou sobre a origem e a evolução das educações formal, informal e não formal, bem como sobre a educação corporativa e a avaliação educacional, envolvendo as suas quatro gerações disseminadas por Guba e Lincoln (1989), e, mais recentemente, a 5ª geração da avaliação educacional, observando as relações a partir das “ações individuais e coletivas dos agentes sociais (Lima Filho; Trompieri Filho, 2012). Observou-se, nesta tese, o polo teórico que versa sobre toda a trajetória teórica em que se consolidou o modelo de universidade corporativas, a educação corporativa e as suas implicações andragógicas, a fim de demonstrar como se estruturaram os modelos identificados no polo morfológico, com a exposição dos passos e dimensões conforme as estruturas essenciais definidas ao longo do mapeamento do perfil dessas organizações de educação não formal descritas no polo técnico. A partir dessa descrição, chegou-se ao resultado de 10 (dez) Estruturas essenciais, 38 (trinta e oito) estruturas de segundo nível e 44 (quarenta e quatro) indicadores, conforme Teoria de Estruturação Sistêmica de Lima (2008), que fundamenta os modelos de universidades. A partir das informações segmentadas e construídas ao longo dos polos epistemológico, teórico e morfológico, foi elaborado e proposto, no polo técnico, um formulário aplicável para a validação de uma escala em que se propôs traçar um perfil institucional de universidades corporativas alinhadas às diferenças regionais e locais, a partir de uma rodada de pré-teste junto ao objeto em estudo, o qual foi aplicado na pesquisa de campo em 8 (oito) Universidades Corporativas nos segmentos: indústria, serviços e comércio, sendo de extrema importância pelo ineditismo no âmbito do mercado e da academia enquanto educação não formal. Como grande contribuição para a sociedade, foi construída, aplicada e validada uma escala junto às UCs, traçando, de forma inédita, um perfil dessas organizações, o qual ficará à disposição para novas pesquisas, com a definição das estruturas orientadoras da constituição ou reorganização de novas UCs no Cearápt_BR
dc.subject.ptbrAvaliação institucionalpt_BR
dc.subject.ptbrAvaliação diagnósticapt_BR
dc.subject.ptbrUniversidade corporativapt_BR
dc.subject.ptbrEducação corporativapt_BR
dc.subject.ptbrPerfil institucionalpt_BR
dc.subject.ptbrAndragogiapt_BR
dc.subject.enInstitutional assessmentpt_BR
dc.subject.enDiagnostic assessmentpt_BR
dc.subject.enCorporate universitypt_BR
dc.subject.enInstitutional profilept_BR
dc.subject.enCorporative educationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/2616657325187368pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/4480882123614278pt_BR
local.date.available2024-02-21-
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