Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76254
Type: TCC
Title: A perspectiva do design no planejamento do branding do Instituto Serviluz
Authors: Matos, Felipe Carneiro de
Advisor: Oliveira, Emilio Augusto Gomes de
Keywords in Brazilian Portuguese : Branding;Expressões do design;Terceiro setor;Identidade de marca;Planejamento de branding
Keywords in English : Branding;Design expressions;Non-profit Institute;Branding plan;Brand identity
Issue Date: 2023
Citation: MATOS, Felipe Carneiro de. A perspectiva do design no planejamento do branding do Instituto Serviluz. 2023. 94 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Centro de Tecnologia, Curso de Arquitetura e Urbanismo e Design, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Abstract in Brazilian Portuguese: Este trabalho, tem por principal objetivo propor o planejamento de Branding para o Instituto Serviluz (IS), um Instituto sem fins lucrativos, da comunidade de um bairro de periferia da cidade de Fortaleza, no estado do Ceará, que visa, transformar através da educação, das práticas esportivas e artísticas, a realidade socioeconômica deste local. Esse planejamento visa ser capaz de auxiliar na consolidação desta Instituição, gerando um conceito ainda mais positivo, reforçando o Instituto como caminho de transformação na mente dos stakeholders, estimulando o desejo de participar de forma ativa em suas ações e necessidades, promovendo uma ampla divulgação em mídias sociais como um projeto de responsabilidade social efetivo e transformador para sua comunidade. A primeira etapa do presente estudo teve um caráter exploratório, com o objetivo de aprofundar os conhecimentos do pesquisador nos temas que iriam ser trabalhados através de um Desk Research, após esta etapa, partimos para a utilização de algumas fases do Design Thinking, que propõe o uso de métodos e ferramentas que combinam empatia, criatividade e racionalidade, buscando assim, atender as necessidades dos usuários do IS, sendo estas a descoberta do problema, a interpretação do problema, a geração de ideias e a experimentação. A partir da entrega deste planejamento de branding, sua implementação será possível com a apresentação e retorno deste planejamento para os stakeholders do instituto. Como se trata de um projeto planejado a partir de pensamentos do design social, a coparticipação destes para seu fechamento é imprescindível
Abstract: This project's main objective is to propose a branding plan for the Instituto Serviluz (IS), a non-profit Institute, in the community of a neighborhood on the outskirts of the city of Fortaleza, in the state of Ceará, which aims to transform through education , sporting and artistic practices, the socioeconomic reality of this place. This planning aims to be able to assist in the consolidation of this Institution, generating an even more positive concept, reinforcing the Institute as a path of transformation in the minds of stakeholders, stimulating the desire to participate actively in its actions and needs, promoting wide dissemination in social media as an effective and transformative social responsibility project for your community. The first stage of the present study had an exploratory character, with the aim of deepening the researcher's knowledge on the topics that would be worked on through a Desk Research. After this stage, we started to use some phases of the Design Thinking metodology, which proposes the use of methods and tools that combine empathy, creativity and rationality, thus seeking to meet the needs of IS users, these are the discovery of the problem, the interpretation of the problem, the generation of ideas and experimentation. Once this branding plan is delivered, its implementation will be possible with the presentation and feedback of this plan from the institute's stakeholders. As this is a project planned based on social design thoughts, their coparticipation is essential
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76254
Advisor's Lattes: http://lattes.cnpq.br/0791834834344536
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:DESIGN - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2023_tcc_fcmatos.pdf4,57 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.