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dc.contributor.advisorBarros Filho, Edgar Marçal de-
dc.contributor.authorOliveira, Izabel Cristina Fernandes de-
dc.date.accessioned2024-02-16T14:09:40Z-
dc.date.available2024-02-16T14:09:40Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Izabel Cristina Fernandes de. Uso de jogo e treinamento cognitivo via interface cérebro – computador por estudantes com transtorno do espectro autista (TEA). 2023. 86 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia Educacional) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76160-
dc.description.abstractAutism Spectrum Disorder (ASD) is a neurodevelopmental disorder that involves a series of behavioral aspects. Individuals with ASD have atypical development in the areas of learning, communication, social interaction, detection and handling of emotions, motor coordination, concentration and may also have difficulty thinking flexibly and dealing with changes. With the advancement of information and communication technologies, an alternative used to assist in the treatment of these children is the brain-computer interface (BCI). In this context, this research aimed to create a mental game controlled via ICC that would enable the monitoring of brainwave behavior and promote an improvement in the cognitive performance of children with ASD. To this end, a mixed methods experimental approach study (quali-quantitative) was carried out with a sample consisting of 21 children aged 9 to 11 years. This sample was divided into two groups: experimental group (n=11) (group that would apply the tests with ICC) and control group (n=10) that were followed for a period of two months. The research was carried out in schools in the municipal network of Fortaleza. Initially, anamnesis was carried out through a semi-structured interview with the person responsible for each participant. Then, a neuropsychological test was applied to assess the child's cognitive level. Next, the experimental group (GE) children were subjected to the MemoTea game, which consists of memorizing images quickly, in order to develop and improve reasoning, by creating relationships between the image and the sequence of cards arranged. The game had 7 phases that covered hygiene and health. A BCI was used to train attention and working memory by monitoring brain waves. Participants underwent two sessions per week lasting 30 to 40 minutes, over a period of sixty days. In total, the students participated in 16 sessions, after which the neuropsychological test was reapplied with all 21 children. Cognitive gains were observed, especially in the EG participants, with cognitive improvements such as greater concentration, improved attention and logical reasoning, in addition to changes being observed in some aspects of personal hygiene in these children.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleUso de jogo e treinamento cognitivo via interface cérebro – computador por estudantes com transtorno do espectro autista (TEA)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento que envolve uma série de aspectos comportamentais. Indivíduos com TEA possuem desenvolvimento atípico nas áreas da aprendizagem, comunicação, interação social, detecção e trato de emoções, coordenação motora, concentração e ainda podem ter dificuldade em pensar com flexibilidade e lidar com mudanças. Com o avanço das tecnologias da informação e comunicação, uma alternativa utilizada para auxiliar no tratamento dessas crianças é a interface cérebro- computador (ICC). Nesse contexto, essa pesquisa teve como objetivo criar um jogo mental controlado via ICC que possibilitasse o monitoramento do comportamento das ondas cerebrais e promovesse uma melhoria no desempenho cognitivo de crianças com TEA. Para isso, foi realizado um estudo de abordagem experimental de métodos mistos (quali-quantitativa) com uma amostra composta por 21 crianças na faixa etária de 9 a 11 anos. Essa amostra foi dividida em dois grupos: grupo experimental (n=11) (grupo que foi aplicado os testes com a ICC) e grupo de controle (n=10) que foram acompanhados pelo período de dois meses. A pesquisa foi realizada em escolas da rede municipal de Fortaleza. Inicialmente foi realizada anamnese por meio de entrevista semiestruturada com o responsável por cada participante. Em seguida, foi aplicado um teste neuropsicológico para avaliar o nível cognitivo da criança. Na sequência, as crianças do Grupo Experimental (GE) foram submetidas ao jogo de MemoTea, que consiste em memorizar imagens rapidamente, de forma a desenvolver e aperfeiçoar o raciocínio, por meio da criação de relações entre a imagem e a sequência das cartas dispostas. O jogo contou com 7 fases que abordou higiene e saúde. Foi utilizada uma ICC para treinar a atenção e a memória de trabalho, por meio do monitoramento das ondas cerebrais. Os participantes foram submetidos a duas sessões por semana com duração de 30 a 40 minutos, no período de sessenta dias. No total, os alunos participaram de 16 sessões, posteriormente, foi reaplicado o teste neuropsicológico com todas as 21 crianças. Foram verificados ganhos cognitivos, especialmente nos participantes do GE, sendo observadas melhorias cognitivas como maior concentração, melhoria na atenção e raciocínio lógico, além de terem sido observadas mudanças quanto a alguns aspectos de higiene pessoal nessas crianças.pt_BR
dc.subject.ptbrInterface cérebro-computadorpt_BR
dc.subject.ptbrTranstorno do espectro autistapt_BR
dc.subject.ptbrJogos para computadorpt_BR
dc.subject.ptbrCogniçãopt_BR
dc.subject.ptbrMemóriapt_BR
dc.subject.enBrain-computer interfacept_BR
dc.subject.enAutism spectrum disorderpt_BR
dc.subject.enComputer gamespt_BR
dc.subject.enCognitionpt_BR
dc.subject.enMemorypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALpt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/1006066877924949pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/1015882558876646pt_BR
local.date.available2023-02-16-
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