Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76140
Tipo: | TCC |
Título : | Análise das ações do Projeto EMPAZ como ferramenta para promoção da cultura de paz no ambiente escolar da Rede Municipal de Fortaleza |
Autor : | Nascimento, Letícia Teles Bezerra Fernandes do |
Tutor: | Nascimento, Verônica Salgueiro do |
Palabras clave en portugués brasileño: | Educação;Cultura de paz;Projeto EMPAZ;Políticas Públicas |
Áreas de Conocimiento - CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICAS |
Fecha de publicación : | 2023 |
Citación : | NASCIMENTO, Letícia Teles Bezerra Fernandes do. Análise das ações do Projeto EMPAZ como ferramenta para promoção da cultura de paz no ambiente escolar da Rede Municipal de Fortaleza. 2023. 65 f. Monografia (Graduação em Gestão de Políticas Públicas) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023. |
Resumen en portugués brasileño: | Com a notoriedade da posição liderada no ranking de assassinatos da violência do município de Fortaleza, no estado do Ceará, tornou-se fundamental pensar em políticas públicas que garantam mitigar os aspectos da violência. Dessa forma, destaca-se para a importância das políticas públicas de educação e cultura de paz para os jovens das escolas públicas, principalmente que possibilite o desenvolvimento de um ambiente com condições que se referem ao respeito à diversidade, à inclusão e à melhoria da qualidade de vida. O presente estudo teve como objetivo analisar o projeto Escola Mediadora que Promove a PAZ Paz com vista em três objetivos específicos, sendo o primeiro o desenvolvimento das conexões entre o ambiente familiar, o contexto socioeconômico e a violência interpessoal e coletiva a fim de entender seus desdobramentos no meio estudantil, o segundo, é estruturar o movimento de cultura de paz dentro do ensino escolar e, por último, analisar a política pública do projeto EMPAZ às escolas e seu processo funcional na cultura de paz por meio do estudo de caso. Para fundamentação do trabalho, utilizou-se o método qualitativo, com a utilização de pesquisas documentais e bibliográficas, tendo sido realizadas buscas no site da prefeitura de Fortaleza e nos sites de meios de comunicação, juntamente com entrevistas com os membros da instituição de ensino e o estudo de caso da escola. A pesquisa envolveu 3 profissionais da escola Martinz de Aguiar. Para a coleta de dados o instrumento utilizado foi entrevistas semiestruturadas, aplicadas entre os meses de setembro e outubro, e para a análise dos dados a utilização da estratégia foi a triangulação de dados. Como resultado dessa pesquisa, foi possível concluir que o projeto EMPAZ é resultado de um programa de atenção com foco a romper estruturas concebidas que permeiam a sociedade para o desenvolvimento de uma cultura inclusiva. Ademais, é possível perceber que as ações produzidas pelo projeto dispõem de ferramentas para promover a cultura de paz e reduzir a violência na juventude, com necessidade de maiores estudos para compreender a dimensão do Projeto e seus resultados no ambiente escolar. |
Abstract: | With the notoriety of the leading position in the ranking of murders of violence in the municipality of Fortaleza, in the state of Ceará, it has become essential to think about public policies that ensure that the aspects of violence are mitigated. This highlights the importance of public policies on education and a culture of peace for young people in public schools, especially those that enable the development of an environment with conditions that respect diversity, inclusion and an improved quality of life. The aim of this study was to analyze the Escola Mediadora que Promove a PAZ Paz project with three specific objectives, the first being to develop connections between the family environment, the socio-economic context and interpersonal and collective violence in order to understand its consequences in the student environment, the second being to structure the culture of peace movement within school education and, finally, to analyze the public policy of the EMPAZ project for schools and its functional process in the culture of peace by means of a case study. The work was based on the qualitative method, using documentary and bibliographical research, with searches being carried out on the Fortaleza City Hall website and on media websites, along with interviews with members of the educational institution and a case study of the school. The research involved three professionals from the Martinz de Aguiar school. For data collection, the instrument used was semi-structured interviews, applied between September and October, and for data analysis, the strategy used was data triangulation. As a result of this research, it was possible to conclude that the EMPAZ project is the result of a program of attention focused on breaking down the conceived structures that permeate society in order to develop an inclusive culture. In addition, it is possible to see that the actions produced by the project have tools to promote a culture of peace and reduce violence among young people, but further studies are needed to understand the scale of the project and its results in the school environment. |
URI : | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76140 |
Lattes del tutor: | http://lattes.cnpq.br/1820645566654637 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | GESTÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS - Monografias |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2023_tcc_ltbfnascimento.pdf | 11,08 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.