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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76122
Tipo: | Dissertação |
Título : | Uma casa, uma sala, um ponto, uma linha e um conto: narrativas (auto)biográficas desenhadas entre uma professora artista e crianças de 6º anos de uma escola pública em Caucaia-CE |
Autor : | Torres, Klaudiana Viana |
Tutor: | Goldberg, Luciane Germano |
Palabras clave en portugués brasileño: | Arte no ensino fundamental;Desenho;Narrativa Autobiográfico;Arte na Escola |
Palabras clave en inglés: | Art in elementary school;Drawing;(Auto)biographical narrative with children;Art in public schools |
Áreas de Conocimiento - CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::EDUCACAO ARTISTICA |
Fecha de publicación : | 2023 |
Citación : | TORRES, Klaudiana Viana. Uma casa, uma sala, um ponto, uma linha e um conto: narrativas (auto)biográficas desenhadas entre uma professora artista e crianças de 6º anos de uma escola pública em Caucaia-CE. 2023. 126 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023. |
Resumen en portugués brasileño: | Esta dissertação aborda sobre a experiência de uma professora artista em formação com seus alunos de 6o anos da Escola Pública Flávio Portela Marcílio, no município de Caucaia – Ce, durante a pandemia da Covid-19, no modo remoto na disciplina de Artes. Objetiva construir um diálogo (auto)biográfico entre professora e alunos através do desenho (Mèredieu, 2004; Derdyk, 1989) e identificar os elementos que lhes conferem identidade social, cultural e pessoal para a construção de um conto autobiográfico. No aspecto metodológico, trata-se de uma pesquisa qualitativa (Deslandes, 1992; Minayo, 2001) caracterizada como uma pesquisa (auto)biográfica (Delory-momberger, 2012; Goldberg, 2019, 2021; Passeggi, 2008, 2014) que propõe o diálogo entre a produção de narrativas autobiográficas desenhadas entre a professora/artista e os estudantes, compondo um corpus a partir dos desenhos de oito alunos que foram mais assíduos e participativos nas aulas. A produção de dados se deu através de diário de bordo, áudios, fotografias e, principalmente, desenhos. Para chegar ao nosso objetivo geral e a inserção como mediadora em nível de igualdade entre professora e alunos, e para potencializar um encontro no espaço da sala de aula virtual fomentando uma relação de autoconhecimento e troca de experiências, foi criada a narrativa (auto)biográfica desenhada da professora da infância, até os dias atuais, que foi o mote de diálogo e interação com a turma. Investigamos, através dos desenhos produzidos pelos alunos, os elementos que expressam e constituem suas identidades sociais, culturais e históricas. No diálogo (auto)biográfico construído entre professora e alunos foi relevante a existência de desenhos os quais mostraram uma diversidade étnica e a predominância da religião católica. Foi possível observar também a situação precária em que na maioria das casas, mora mais de uma família e que apesar das necessidades econômicas e da dor advinda da pandemia da Covid-19, o que mais marcou os desenhos foi a felicidade expressa. Inspirada nestes desenhos a professora construiu um conto no qual narra a história de cada aluno(a) reforçando o tempo e espaço onde ela acontece, dando ênfase aos recortes identitários destes. Como resultados observamos a importância deste encontro transgeracional entre professora e alunos(as) identificando os elementos que existem em comum e os que se divergem na criança do passado da professora e do aluno, que é criança agora. Apesar do direcionamento que as crianças tiveram observou-se, muitas vezes, o silenciamento da fala devido ao ambiente repleto de adultos, porém o que foi silenciado na fala foi expresso através do desenho, conferindo a esta linguagem sua importância expressiva e a necessidade de se valorizar e incentivar o desenho no ensino fundamental II, momento em que a grande maioria das crianças para de desenhar. Conclui-se, também, que apesar das dificuldades em ministrar encontros remotos, as aulas de Artes foram encontros felizes, pois a dimensão autobiográfica criou vínculos de afeto entre professora e alunos, espaço precioso de diálogo e troca de experiências subjetivas tendo o desenho como formativo e elo de comunicação e construção de si, dando significado ao vivido mesmo em momentos tão difíceis. |
Abstract: | This dissertation addresses the experience of an artist teacher in training with her 6th year students at Public School Flávio Portela Marcílio, in the city of Caucaia – Ceará, Brazil, during the Covid-19 pandemic in remote mode learning in the Arts discipline. It aims to build an (auto)biographical dialogue between teacher and students through drawing (Mèredieu, 2004; Derdyk, 1989) and identify the elements that give them social, cultural and personal identity for the construction of an autobiographical tale. In the methodological aspect, this is a qualitative research (Deslandes, 1992; Minayo, 2001) characterized as an (auto)biographical research (Delory-Momberger, 2012, Goldberg, 2019, 2021; Passeggi, 2008, 2014) that proposes dialogue between the production of autobiographical narratives drawn between the teacher/artist and the students, composing a corpus based on the drawings of eight most frequent and participatory students in classes, where data production took place through logbooks, audios, photographs and mainly drawings. To achieve our general objective and insertion as a mediator on equal terms between teacher and students and enhance the meeting in the virtual space of the classroom, fostering a relationship of self-knowledge and exchange of experiences, the (auto)biographical narrative designed from the childhood teacher, until the present day, who was the subject of dialogue and interaction with the class. We investigate, through drawings produced by students, the elements that express and constitute their social, cultural and historical identities. In the (auto)biographical dialogue constructed between teacher and students, the existence of drawings that showed ethnic diversity and the predominance of the Catholic religion was relevant. It was also possible to observe the precarious situation, where, in most houses, more than one family lives and that despite the economic needs and pain resulting from the Covid-19 pandemic, what most marked the drawings was the happiness expressed. Inspired by these drawings, the teacher created a story that tells the story of each student, reinforcing the time and space where this happens, emphasizing their identity. As a result, we observed the importance of this transgenerational encounter between teacher and students, identifying the elements that exist in common and those that differ in the child of the teacher's past and in the student who is a child now. Despite the guidance given to children, speech was often silenced due to the environment full of adults, but what was silenced in speech was expressed through drawing, giving this language its expressive importance and the need to value and encourage expression drawing in elementary school 2, at which point the vast majority of children stop drawing. It is also concluded that despite the difficulties in holding remote meetings, the art classes were happy meetings as the autobiographical dimension created bonds of affection between teacher and students, a precious space for dialogue and exchange of subjective experiences with drawing as a formative element. and connecting communication and self-construction, giving meaning to what is experienced even in such difficult times. |
URI : | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76122 |
Lattes del autor: | http://lattes.cnpq.br/7872308646346420 |
Lattes del tutor: | http://lattes.cnpq.br/9917247618926283 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | PROFARTES - Dissertações defendidas na UFC |
Ficheros en este ítem:
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