Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76118
Type: Tese
Title: Implementação de duas diferentes estratégias educacionais no ensino de anatomia humana: contribuições de jogo de tabuleiro e body painting para aprendizagem significativa
Authors: Freitas, Francisco Orlando Rafael
Advisor: Cerqueira, Gilberto Santos
Keywords in Brazilian Portuguese : Aprendizagem;Jogos;Pintura;Educação
Keywords in English : Education;Teaching;Games;Paintin
Knowledge Areas - CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::MORFOLOGIA
Issue Date: 2023
Citation: FREITAS, Francisco Orlando Rafael. Implementação de duas diferentes estratégias educacionais no ensino de anatomia humana: contribuições de jogo de tabuleiro e body painting para aprendizagem significativa. 2023. 80 f. Tese (Doutorado em Ciências Morfofuncionais) - Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/76118. Acesso em: 09 fev. 2024.
Abstract in Brazilian Portuguese: Na atualidade há diversas estratégias de ensino utilizadas no ensino de anatomia. Esses métodos interativos de ensino conduzidos pelo aluno são uma parte importante da andragogia, que os leva à competência profissional e a geração de aprendizagem significativa. Como metodologias ativas de ensino, temos a aprendizagem baseada em problemas, a problematização, jogos de tabuleiro e body painting (Pintura corporal), etc. Essas estratégias buscam desenvolver habilidades eficazes para o ensino de anatomia, contribuindo para promoção de uma aprendizagem efetiva e, por conseguinte, auxiliam a formar com excelência os futuros profissionais, para que estes promovam uma prática médica segura. Destarte, este trabalho teve como objetivo analisar se de diferentes estratégias de ensino da anatomia humana dos sistemas locomotor e linfático promovem aprendizagem significativa a curto e longo prazo. Assim, realizou-se um estudo quase experimental transversal com abordagem quantitativa do componente curricular de morfofuncional com estudantes do primeiro e segundo ano do curso de bacharelado em Medicina. Para análise dos dados, utilizou-se a estatística descritiva e o teste de Friedman seguindo pelo pós-teste de Dunns, com auxílio do programa Graph Pad Prism versão 6.0, sendo considerados significativos os dados com valor de p<0,05. Os estudantes foram avaliados antes, após a realização das atividades, seis meses e um ano após a realização das estratégias educacionais. Observou-se que não houve diferença estatisticamente significativa entre as idades dos participantes (p>0,05). Os alunos afirmaram, em sua maioria, que as atividades contribuíram para facilitar o aprendizado. Observou-se uma diferença estatisticamente significativa entre jogos de tabuleiro e o body Painting a curto e longo prazo, quando comparados com o ensino tradicional. Desta forma, os ensinos interativos, integrados e lúdicos podem ser muito úteis para aumentar o conhecimento e a retenção de longo prazo de Anatomia em comparação com o método tradicional. Ademais, constatou-se que estas metodologias melhoraram as relações interpessoais entre os alunos.
Abstract: Currently, there are several teaching strategies used in teaching anatomy. These student-led interactive teaching methods are an important part of andragogy, which leads to professional competence and the generation of meaningful learning. Among this teaching method we have problem-based learning, problematization, board games and body painting. The methodologies used were: Body painting, ludic anatomy and board games. Therefore, developing effective modalities for teaching anatomy is essential for safe medical practice and promoting effective learning. Thus, this work aimed to analyze whether different teaching strategies of human anatomy of the locomotor and lymphatic systems promote meaningful learning in the short and long term. Thus, a cross-sectional quasi-experimental study was carried out with a quantitative approach to the curricular component of Morfofuncional. For data analysis, descriptive statistics and the Friedman test were used, followed by the Dunns post-test with the aid of the Graph Pad Prism program, version 6.0, with data with a value of p<0.05 being considered significant. The students were evaluated before, after carrying out the activities, six months and one year after carrying out the educational strategies. It was observed that there was no statistically significant difference between the participants' ages (p>0.05). The students mostly stated that the activities contributed to facilitate learning. There was a statistically significant difference between board games and Body Painting in the short and long term when compared with traditional teaching. In this way, interactive, integrated and playful teaching can be very useful to increase knowledge and long-term retention of Anatomy compared to the traditional method. In addition, Body painting and the board game facilitate learning and improve interpersonal relationships between students.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76118
Author's Lattes: http://lattes.cnpq.br/7751825929853225
Advisor's Lattes: http://lattes.cnpq.br/6780676773042373
Access Rights: Acesso Embargado
Appears in Collections:DMO - Teses defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2023_tese_forfreitas.pdf
  Until 2025-06-26
Resguardar os direitos dos dados até que todos os artigos científicos relacionados a tese sejam publicados2,33 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.