Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76029
Type: TCC
Title: As reflexões e os desafios da formação de um professor que leciona aulas de reforço para um aluno com TDAH: uma narrativa autobiográfica
Title in English: The reflections and challenges of training a teacher who teaches reinforcement classes for a student with ADHD: an autobiographical narrative
Authors: Silva Filho, José Humberto Veras da
Advisor: Silva, José Roberto Feitosa
Keywords in Brazilian Portuguese : TDAH;Formação acadêmica;Reflexões;Narrativas de professores;Pesquisa autobiográfica
Keywords in English : ADHD;Academic formation;Reflections;Teacher narratives;Autobiographical research
Knowledge Areas - CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Issue Date: 2023
Citation: SILVA FILHO, José Humberto Veras da. As reflexões e os desafios da formação de um professor que leciona aulas de reforço para um aluno com TDAH: uma narrativa autobiográfica. 2023. 39 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Abstract in Brazilian Portuguese: O presente trabalho aborda uma narrativa autobiográfica pautada nas reflexões, aprendizados e considerações sobre a formação acadêmica de um aluno do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Ceará, modalidade Licenciatura e como sua trajetória acadêmica influenciou no seu trabalho como professor de reforço para uma criança diagnosticada com Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade e o impulsionou a buscar sua formação continuada. A reflexão sobre a trajetória do autor, que neste trabalho se inicia no Ensino Fundamental e passa pelos momentos da sua graduação e como eles o influenciaram, até chegar na sua posterior inserção no mercado de trabalho e como ele se comporta e quais metodologias adota lecionando para uma criança com TDAH, é o objetivo de estudo deste trabalho. A abordagem metodológica utilizada foi fundamentada em uma perspectiva qualitativa e interpretativa, que teve como enfoque a análise de uma narrativa a partir da visão do autor, que desempenha o papel de personagem e protagonista. Como base teórica, foi percorrida uma extensa bibliografia que trata da formação de professores, do TDAH, da narrativa autobiográfica e das metodologias de ensino voltadas para o TDAH. Os resultados permitiram que o autor refletisse e entendesse que sua trajetória acadêmica foi essencial e de extrema importância para sua formação como professor, mas que, apesar da extensa carga horária na Licenciatura, no que se refere a preparação para ministrar aulas para crianças com TDAH, precisou construir seus conhecimentos por meio da formação continuada.
Abstract: This work addresses an autobiographical narrative based on reflections, learnings, and considerations about the academic journey of a student in the Biological Sciences program at the Federal University of Ceará, specializing in Teaching, and how his academic trajectory influenced his work as a tutor for a child diagnosed with Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) and propelled him to seek further professional development. The study aims to reflect on the author's trajectory, starting from his experiences in elementary school, progressing through his undergraduate studies and how these experiences influenced him, leading to his subsequent entry into the job market and his approach and methodologies for teaching a child with ADHD. The methodological approach used was based on a qualitative and interpretive perspective, focusing on the analysis of a narrative from the author's viewpoint, who also plays the role of the main character and protagonist. The theoretical framework involved an extensive review of literature on teacher education, ADHD, autobiographical narratives, and teaching methodologies tailored for ADHD. The findings allowed the author to reflect and understand that his academic journey was crucial and highly significant for his development as a teacher. However, despite the extensive workload during his teaching program, he recognized the need to build his knowledge through ongoing professional development when it comes to teaching children with ADHD.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76029
Author's Lattes: http://lattes.cnpq.br/1997358409185168
Advisor's Lattes: http://lattes.cnpq.br/1970606943345955
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2023_tcc_jhvsilvafilho.pdf288,34 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.