Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76022
Tipo: Dissertação
Título : Política de assistência estudantil no âmbito da Universidade Federal do Amapá - Campus Marco Zero - sob o olhar dos discentes
Autor : Almeida, José Carlos Pereira de
Tutor: Cavalcante, Sueli Maria de Araújo
Palabras clave en portugués brasileño: Política de assistência estudantil;Educação Superior;Universidade Federal do Amapá
Palabras clave en inglés: Student assistance policy;College education;Federal University of Amapá
Áreas de Conocimiento - CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICAS
Fecha de publicación : 2023
Citación : ALMEIDA, José Carlos Pereira de. Política de assistência estudantil no âmbito da Universidade Federal do Amapá - Campus Marco Zero - sob o olhar dos discentes. 2023. 66 f. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior) - Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Resumen en portugués brasileño: A Política de Assistência Estudantil apresenta-se como uma proposta de equalizar o acesso e permanência ao nível superior de ensino, de modo que as condições econômicas e sociais não sejam fatores impeditivos para o ingresso e a permanência na universidade. Dessa forma, a presente pesquisa tem como objetivo investigar a percepção dos discentes beneficiários dos programas de assistência estudantil desenvolvido pela Universidade Federal do Amapá(UNIFAP) – campus Marco Zero, em relação a sua contribuição para a permanência dos estudantes na universidade. Apresenta como fundamentação teórica os aspectos relacionados à historicidade sobre a educação superior no Brasil e os aspectos legais que o amparam, pontuando as diversas formas e modalidades de ingresso na Educação Superior presentes em cada momento histórico, como também apresenta as políticas públicas voltadas para a democratização do acesso à educação superior e experiências obtidas em estudos anteriores que abordaram os diferentes vieses deste tema. A pesquisa é de natureza aplicada, com abordagem qualitativa e caráter descritivo. Quanto aos procedimentos de coleta de dados, caracteriza-se como pesquisa documental e estudo de caso. Para a interpretação dos dados foi utilizada a Análise de Conteúdo de Bardin (2011). Foram investigados 50 alunos da UNIFAP, que são participantes de Programas de Auxílio Estudantil. Os dados analisados mostraram que a maioria (76%) dos alunos que participaram da pesquisa são moradores de Macapá, sede da UNIFAP, tendo um quantitativo de Santana (20%) e Porto Grande (4%). 80% dos alunos relataram dificuldades que poderiam ser impedimento para a permanência no curso, nas dificuldades citadas estão: financeira, transporte, psicológica, acessibilidade e saúde. Os Programas de Auxílio Estudantil são reconhecidos pelos pesquisados como muito importante (60%) e importante (40%), concluindo-se que há intrínseca relação entre os programas de assistência estudantil e a permanência dos alunos nos seus cursos, uma vez que, pela condição de vulnerabilidade social dos mesmos, tais programas assumem grande relevância aos estudantes, embora ainda seja necessária a realização de melhorias, conforme também foi apontando nas pesquisas.
Abstract: The Student Assistance Policy presents itself as a proposal to equalize access and permanence at higher education levels, so that economic and social conditions are not impediments to entry and permanence at university. Therefore, the present research aims to investigate the perception of students who benefit from the student assistance programs developed by the Federal University of Amapá (UNIFAP) – Marco Zero campus in relation to their contribution to the students' permanence at the university. It presents as a theoretical basis the aspects related to the historicity of higher education in Brazil and the legal aspects that support it, highlighting the different forms and modalities of entry into Higher Education present in each historical moment, as well as presenting public policies aimed at the democratization of access to higher education and experiences obtained in previous studies that addressed the different biases of this topic. The research is of an applied nature, with a qualitative approach, and descriptive character. Regarding data collection procedures, it is characterized as documentary research and case study. To interpret the data, Bardin's Content Analysis (2011) was used. 50 UNIFAP students were investigated, who are participants in Student Aid Programs. The data analyzed showed that the majority (76%) of the students who participated in the research are residents of Macapá, headquarters of UNIFAP, with a number from Santana (20%) and Porto Grande (4%). 80% of students reported difficulties that could be an impediment to remaining on the course, the difficulties cited include: financial, transport, psychological, accessibility and health. Student Aid Programs are recognized by those surveyed as very important (60%) and important (40%), concluding that there is an intrinsic relationship between student assistance programs and the retention of students in their courses, since, by condition of their social vulnerability, such programs are of great relevance to students, although improvements are still necessary, as also highlighted in research.
URI : http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76022
Lattes del autor: http://lattes.cnpq.br/4583316210295058
ORCID del tutor: https://orcid.org/0000-0002-0698-2485
Lattes del tutor: http://lattes.cnpq.br/1962466876884560
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: POLEDUC - Dissertações defendidas na UFC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2023_dis_jcpalmeida.pdf767,93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.