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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75956
Type: | Dissertação |
Title: | A música como mediadora na formação da cidadania planetária: um estudo de caso numa escola da educação infantil na cidade de Picos-PI |
Authors: | Lima, Fabrícia Maria de Macêdo |
Advisor: | Albuquerque, Luiz Botelho |
Co-advisor: | Rabelo, Jeriane da Silva |
Keywords in Brazilian Portuguese : | Cidadania planetária;Currículo;Educação infantil;Música |
Knowledge Areas - CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA |
Issue Date: | 2023 |
Citation: | LIMA, Fabrícia Maria de Macêdo. A música como mediadora na formação da cidadania planetária: um estudo de caso numa escola da educação infantil na cidade de Picos-PI. 2023. 61 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O presente estudo tem como tema “Entre letras e melodias: a música como mediadora na formação da cidadania planetária”. Diante disso, pode-se destacar que a educação pautada em uma perspectiva da Cidadania Planetária refere-se a diversos fatores e possibilidades, nos quais busca-se o bem-estar planetário frente a uma ação consciente dos seres humanos e de sua relação com o meio social do qual faz parte. A pesquisa foi realizada em uma escola de Educação Infantil da rede municipal de educação da cidade de Picos-PI. Incluímos na pesquisa, somente as professoras de Educação Infantil, sendo turma da Pré-Escola, com faixa etária das crianças de 4 e 5 anos, visando ampliar à discussão sobre o tema abordado. Diante de todas as informações contidas nesse estudo pode-se chegar à conclusão de que a musicalização é uma estratégia de intervenção, que pode facilitar a formação integral da criança. A observação da espontaneidade da criança frente a música pode proporcionar excelente material de estudo de seu desenvolvimento cognitivo, afetivo e motor, assim como a indiferença a uma estimulação musical pode ser uma reação concreta e significativa a uma situação insatisfatória. A educação musical vê-se, pois, diante de um desafio que, sem dúvida, apresenta-se como primordial para uma prática efetiva e consistente da inclusão da música na rotina da Educação Infantil. Pode-se constatar que a escola inclui de maneira efetiva músicas no planejamento escolar e na prática pedagógica na Educação Infantil, favorecendo o desenvolvimento efetivo, psicomotor, cognitivo e social dos educandos, bem como, a construção plena de uma educação planetária. |
Abstract: | The present study has as its theme "Between letters and melodies: Music as a mediator in the formation of planetary citizenship". In view of this, it can be highlighted that education based on a Planetary Citizenship perspective refers to several factors and possibilities, in which the planetary wellbeing is sought after through the conscious action of human beings and their relationship with the social environment of which they are a part. The research was carried out in a kindergarten school of the municipal education system in the city of Picos-PI. We included in the research only the pre- school teachers, with an age range of 4 and 5 year old children, in order to broaden the discussion on the subject. In view of all the information contained in this study, we can conclude that musicalization is an intervention strategy that can facilitate the integral formation of the child. The observation of the child's spontaneity in front of music can provide excellent material for the study of their cognitive, affective, and motor development, just as indifference to musical stimulation can be a concrete and significant reaction to an unsatisfactory situation. Music education is, therefore, faced with a challenge that, without a doubt, presents itself as primordial for an effective and consistent practice of the inclusion of music in the routine of Children's Education. It can be seen that the school effectively includes music in the school planning and pedagogical practice in Early Childhood Education, favoring the effective psychomotor, cognitive, and social development of the students, as well as the full construction of a planetary education. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75956 |
Author's Lattes: | http://lattes.cnpq.br/2325518291965149 |
Advisor's Lattes: | http://lattes.cnpq.br/1238913601532185 |
Co-advisor's Lattes: | http://lattes.cnpq.br/4775855645730158 |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | PROFARTES - Dissertações defendidas na UFC |
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