Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75940
Tipo: | Dissertação |
Título : | Análise do desempenho acadêmico dos discentes de uma Instituição de Ensino Superior do Ceará nas modalidades presencial e a distância |
Autor : | Nascimento, Fernando Saulo Pinheiro do |
Tutor: | Irffi, Guilherme Diniz Irffi |
Palabras clave en portugués brasileño: | Ensino a Distância;Ensino Presencial;Educação Superior no Brasil;Qualidade na Educação;Desempenho Acadêmico |
Palabras clave en inglés: | Distance learning;Traditional learning;Higher Education in Brazil;Quality in education;Academic Performance |
Áreas de Conocimiento - CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA |
Fecha de publicación : | 2024 |
Citación : | NASCIMENTO, Fernando Saulo Pinheiro do. Análise do desempenho acadêmico dos discentes de uma Instituição de Ensino Superior do Ceará nas modalidades presencial e a distância. 2024. 50f. Dissertação (Mestrado em Economia do Setor Público) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade - FEAAC, Programa de Economia Profissional - PEP, Universidade Federal do Ceará - UFC, Fortaleza (CE), 2024. |
Resumen en portugués brasileño: | A expansão da oferta de ensino a distância nos cursos superiores tem fomentado a discussão acerca da qualidade da educação fornecida nesta modalidade. Em particular, a grande disseminação de cursos de licenciatura a distância levanta questões sobre as futuras repercussões na educação básica. Nesse contexto, a presente pesquisa tem como objetivo investigar a diferença do desempenho acadêmico entre discentes de cursos de licenciatura matriculados nas modalidades presencial e a distância de uma grande instituição de ensino superior no Ceará. Para tanto, recorreu-se aos dados administrativos contendo o rendimento acadêmico e o histórico de reprovações desses estudantes. Para realizar essa comparação, empregou-se o pareamento por escore de propensão pelos métodos de kernel matching, os resultados são apresentados para a amostra não pareada e para o pareamento por vizinho mais próximo. Além disso, optou-se por estimar os efeitos separadamente por curso. E, adicionalmente, para comparar os resultados com a literatura, foi realizada uma estimação utilizando-se os dados do Enade 2017 e 2021, que avaliaram cursos de licenciatura. De forma geral, os resultados não corroboram a existência de um diferencial sistemático de desempenho entre as modalidades, sendo este presente apenas para alguns cursos em particular. Ademais, os resultados alcançados contrastam com os dados do Enade, os quais apontam um rendimento superior para os cursos presenciais. Essa diferença pode ser parcialmente explicada pela diferença de perfil entre as duas modalidades, da própria estrutura curricular, assim como pela maior taxa de evasão entre os cursos EaD. |
Abstract: | The expansion of distance learning offerings in higher education has fostered discussions about the quality of education provided in this modality. In particular, the widespread availability of distance education teaching degrees raises questions about the future repercussions on basic education. In this context, the present research aims to investigate the difference in academic performance between teaching degree students enrolled in face-to-face and distance learning modalities at a major higher education institution in Ceará. To do so, administrative data containing academic performance and student failure history was used. To carry out this comparison, propensity score matching methods employing kernel matching were used, and the results are presented for the unmatched sample and for nearest neighbor matching. Additionally, separate effects were estimated for each course. Furthermore, to compare the results with existing literature, an estimation was conducted using data from the 2017 and 2021 Enade, which evaluated teaching degree courses. Overall, the results do not support the existence of a systematic performance differential between modalities, being present only for specific courses. Moreover, the results obtained contrast with those from Enade, which point to higher performance for face-to-face courses. This difference may be partially explained by the differing profiles between the two modalities, the curriculum structure itself, as well as by the higher failure rate in distance learning courses. |
URI : | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75940 |
Lattes del tutor: | http://lattes.cnpq.br/8821559850261716 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | PEP - Dissertações defendidas na UFC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2024_dis_fspnascimento.pdf | 655,1 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.