Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75938
Tipo: | TCC |
Título: | A Rádio Universitária FM como um modelo possível de radiodifusão pública: um estudo de caso |
Autor(es): | Marques, Ana Vitória de Oliveira |
Orientador: | Sousa, Diógenes Lycarião Barreto de |
Palavras-chave em português: | Radiodifusão pública;Rádio Universitária FM;Comunicação Pública;Rádio educativa |
Palavras-chave em inglês: | Public broadcasting;Public communication;Educational radio |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
Data do documento: | 2023 |
Citação: | MARQUES, Ana Vitória de Oliveira. A Rádio Universitária FM como um modelo possível de radiodifusão pública: um estudo de caso. 2023. 105 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) – Curso de Graduação em Comunicação Social/Jornalismo, Instituto de Cultura e Arte, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023. |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo compreender a Rádio Universitária FM 107,9 (RUFM), a partir do seu regimento e das legislações que a amparam, assim como pela sua programação, analisando em que medida ela se encaixa nos parâmetros da radiodifusão pública e promove os princípios da comunicação pública. Visa também entender a RUFM enquanto emissora educativa, observando onde ela se encaixa no espectro radiofônico. Tem como base os conceitos de radiodifusão pública estabelecidos pela UNESCO (2001), pelo artigo 221 da Constituição Federal de 1988 e pela Lei nº 11.652/2008, de criação da Empresa Brasil de Comunicação (EBC); e de comunicação pública, construídos pelo pesquisador francês Pierre Zémor e pelos brasileiros Jorge Duarte, Elizabeth Brandão, Eugênio Bucci, Maria Helena Weber, Nélia Del Bianco e Heloísa Matos. Para a realização dos objetivos supracitados, a pesquisa tem como proposta de metodologia a revisão bibliográfica e o estudo de caso, tendo como referência a metodologia desenvolvida em De Mingo (2021). Como resultados, a partir do olhar para a programação sob os aspectos da produção de conteúdo e da participação social, foi observado que a atuação da RUFM converge com os parâmetros de radiodifusão pública, uma vez que apresenta uma programação musical, jornalística e educativa diversa, plural e que valoriza a diversidade nacional e a cultura regional, e conta com a colaboração da comunidade nos processos de construção dos programas. Informações essas que podem ser demonstradas pelas 45 produções mapeadas que podem ser divididas em programas musicais, jornalísticos e de divulgação científica/cultura/variedades, os quais trazem reflexões, informações, entrevistas e debates sobre os temas em questão, e são segmentadas para diferentes públicos. Além disso, pelo menos 17 contam com a colaboração de pessoas de fora do quadro de funcionários do veículo. Salienta-se também que foram identificados aspectos que fragilizam o caráter público, como tentativas recentes de intervenção na programação e de desmonte do veículo (O POVO, 2022; BRASIL DE FATO, 2022), e princípios e características regimentais que permitem uma participação apenas parcial da sociedade civil. |
Abstract: | This paper aims to understand the Radio Universitária FM 107.9 (RUFM), from its charter and the laws that support it, as well as by its programming, analyzing to what extent it fits the parameters of public broadcasting and promotes the principles of public communication. It also aims to understand the RUFM as an educational and public broadcaster, noting where it fits in the radio spectrum. It is based on the concepts of public broadcasting established by UNESCO (2001), by Article 221 of the 1988 Federal Constitution and by Law 11652/2008, which created the Empresa Brasil de Comunicação (EBC); and of public communication, as constructed by the French researcher Pierre Zémor and by Brazilians Jorge Duarte, Elizabeth Brandão, Eugênio Bucci, Maria Helena Weber, Nélia Del Bianco and Heloísa Matos. In order to achieve the aforementioned objectives, the research has as its methodology proposal the bibliographical review and the case study, having as reference the methodology developed in De Mingo (2021). As a result, looking at the programming under the aspects of content production and social participation, it was observed that the performance of RUFM converges with the parameters of public broadcasting, since it presents a musical, journalistic and educational programming diverse, plural and that values the national diversity and regional culture, and relies on the collaboration of the community in the processes of building programs. This information can be demonstrated by the 45 mapped productions that can be divided into musical, journalistic, and scientific/cultural/variety programs, which bring reflections, information, interviews, and debates about the themes in question, and are segmented for different audiences. In addition, at least 17 count with the collaboration of people outside the vehicle's staff. It is also noteworthy that aspects that weaken the public character were identified, such as recent attempts of intervention in the programming and dismantling of the vehicle (O POVO, 2022; BRASIL DE FATO, 2022), and regulatory principles and characteristics that allow only partial participation of civil society. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75938 |
Tipo de Acesso: | Acesso Embargado |
Aparece nas coleções: | JORNALISMO - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2023_tcc_avomarques.pdf | 1,11 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.