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Type: Artigo de Evento
Title: Modelagem da degradação em turbinas de aeronave sob condições reais de voo
Authors: Moura Filho, Joaquim Osterwald Frota
Silva, Marcelo Estevão da
Pinto, Valdilberto Pereira
Amora, Márcio André Baima
Keywords in Brazilian Portuguese : Aprendizagem de máquina;Árvores de decisão;turbina de aeronave;Modelagem de curvas
Keywords in English : Machine lerning;Decision trees;Aircraft turbine;Curve modeling
Knowledge Areas - CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA
Issue Date: 2022
Publisher: Sociedade Brasileira de Automática
Citation: MOURA FILHO, Joaquim Osterwald Frota; SILVA, Marcelo Estevão da; PINTO, Vandilberto Pereira; AMORA, Márcio André Baima. Modelagem da degradação em turbinas de aeronova sob condições reais de voo. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE AUTOMÁTICA, 24., 2022, Fortaleza. Anais [...] Fortaleza: UFC/IFCE, 2022. Disponível em: 10.20906/CBA2022/3619.
Abstract in Brazilian Portuguese: O trabalho realiza uma modelagem das curvas de degradação em turbinas de aeronaves sob condições reais de voo e também um comparativo entre técnicas de aprendizado de máquina baseadas em árvores de decisão. Os algoritmos utilizados são: Arvores de Decisão (AD), Floresta Aleatória (FA) e Gradient Boosting (GB). São empregados como métodos de avaliação de desempenho o coeficiente de determinação, o erro quadrático médio e a raiz do erro quadrático médio. Os resultados apresentados mostram o melhor desempenho da FA e do GB na estimação dos valores. Os coeficientes de determinação dos algoritmos atingiram valores médios superiores a 0,98, mostrando assim a eficiência dos modelos propostos para serem utilizados nesta aplicação.
Abstract: The paper performs a modeling of the degradation curves in aircraft turbines under real flight conditions and also a comparison between machine learning techniques based on decision trees. The algorithms used are: Decision Trees (DT), Random Forest (RF) and Gradient Boosting (GB). Coefficient of determination, mean square error and root mean square error are employed as performance evaluation methods. The presented results show the best performance of RF and GB in estimating the values. The coefficients of determination of the algorithms reached average values higher than 0.98, thus showing the efficiency of the proposed models to be used in this application.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75933
DOI: 10.20906/CBA2022/3619
ISSN: 2525-8311
Author's ORCID: https://orcid.org/0009-0001-7061-6033
https://orcid.org/0000-0003-2444-7360
https://orcid.org/0000-0003-2132-1877
https://orcid.org/0000-0001-5046-8718
Author's Lattes: http://lattes.cnpq.br/2252234989838469
http://lattes.cnpq.br/0595540618528754
http://lattes.cnpq.br/6580158506931564
http://lattes.cnpq.br/9606593375708738
Access Rights: Acesso Aberto
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