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Type: Dissertação
Title: Ação cultural e biblioteca escolar: um estudo na rede pública estadual de ensino do município de Cacoal - RO
Authors: Passos, Naiara Raíssa da Silva
Advisor: Feitosa, Luiz Tadeu
Keywords in Brazilian Portuguese : Ação cultural;Mediação cultural;Biblioteca escolar;Cacoal - RO
Keywords in English : Cultural action;Cultural mediation;School libraries
Knowledge Areas - CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Issue Date: 2023
Citation: PASSOS, Naiara Raíssa da Silva. Ação cultural e biblioteca escolar: um estudo na rede pública estadual de ensino do município de Cacoal - RO. 2023. 170 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Abstract in Brazilian Portuguese: Nesta pesquisa, consideramos que a ação cultural se configura como uma das possibilidades de atuação das bibliotecas escolares, tendo em vista o contexto sociocultural em que essas instituições se inserem, enquanto espaço de ensino e aprendizagem, de leitura das palavras e do mundo, de socialização, de democracia e democratização cultural. Nesse contexto, tivemos como objetivo analisar o desenvolvimento de ações culturais nas bibliotecas escolares estaduais situadas no município de Cacoal - Rondônia, observando as suas dimensões socioculturais, a partir das percepções dos bibliotecários e alunos das instituições pesquisadas. Para suporte ao trabalho analítico, trouxemos considerações em torno dos entendimentos sobre cultura e mediação, a mediação e ação cultural na Ciência da Informação e a biblioteca como espaço de ação cultural. Como metodologia de pesquisa, optamos por uma abordagem qualitativa e exploratória, utilizando como procedimentos metodológicos: levantamento bibliográfico, imersão preliminar no campo de estudo – visitando e solicitando autorizações às escolas da rede pública cacoalense - e, por fim, aplicação de entrevistas semiestruturadas. Foram entrevistadas 5 professoras que atuavam como responsáveis pelas bibliotecas e 37 alunos, do 7º, 8º e 9º ano do Ensino Fundamental e 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio de 6 escolas da rede pública estadual e urbana. As entrevistas foram analisadas por meio da Análise de Conteúdo, confrontando os resultados com os teóricos da antropologia e ação cultural e as recentes pesquisas relacionadas à ação cultural e às bibliotecas escolares publicadas no país no contexto da Ciência da Informação. Em nossos resultados, apresentamos: i. Caracterização das ações culturais existentes nas bibliotecas escolares, com foco nas atividades e projetos realizados e no envolvimento da comunidade escolar; ii. Percepção dos bibliotecários e alunos sobre ações culturais existentes nas bibliotecas escolares, com foco nos sentidos das ações culturais para professores e alunos e nas ações culturais e transformações socioculturais. Desta investigação, destacamos que: as bibliotecas escolares visitadas e contempladas na pesquisa não contam com bacharéis em biblioteconomia; as atividades desenvolvidas nas bibliotecas escolares analisadas se voltam principalmente à promoção da leitura a partir de atividades lúdicas, orientadas por profissionais de licenciatura próprios da escola, não necessariamente readaptados; a infraestrutura das bibliotecas, em geral, é precária, com exemplos de ações robustas e diferenciadas quando contam com o apoio da comunidade de pais de alunos e empresas; a participação das crianças e jovens é indicada como produtiva e estimulante, ainda que não alcance a todos; os sentidos das ações culturais voltam-se à apropriação da cultura leitora; as professoras acreditam que ações culturais promovidas pelas bibliotecas são capazes de gerar transformações educativas, pessoais, sociais e culturais na vida do aluno, ainda mais quando contam com o apoio da comunidade escolar; os alunos abordam as transformações sentidas na vida escolar e pessoal. Por fim, refletimos sobre os resultados das ações desenvolvidas em bibliotecas escolares e indicamos que as ações culturais devem ter como foco o protagonismo e a emancipação dos estudantes, a pluralidade e diversidade de suas experiências e a criação de produções dialógicas, interativas, interculturais e inclusivas a partir de uma mediação cultural que leve em consideração o contexto sociocultural dos sujeitos inseridos nas respetivas comunidades.
Abstract: In this research, we consider that cultural action is configured as one of the possibilities for school libraries to act, taking into account the sociocultural context in which these institutions are inserted, as a space for teaching and learning, for reading words and the world, for socialization, democracy and cultural democratization. In this context, we aimed to analyze the development of cultural actions in state school libraries located in the municipality of Cacoal - Rondônia, observing their sociocultural dimensions, based on the perceptions of librarians and students at the researched institutions. To support the analytical work, we brought considerations around the understandings of culture and mediation, mediation and cultural action in Information Science and the library as a space for cultural action. As a research methodology, we opted for a qualitative and exploratory approach, using as a methodological procedure: bibliographical survey, preliminary immersion in the field of study - visiting and requesting authorizations from public schools in Cacoalense -, and finally, application of semistructured interviews. We interviewed 5 teachers, who worked as responsible for the libraries and 37 students, from the 7th, 8th and 9th year of Elementary School and 1st, 2nd and 3rd year of High School, from 6 state and urban public schools. The interviews were analyzed using Content Analysis, comparing the results with anthropology and cultural action theorists and recent research related to cultural action and school libraries published in the country, in the context of Information Science. In our results we present: i. Characterization of existing cultural actions in school libraries, focusing on activities and projects carried out and involvement of the school community; ii . Perception of librarians and students about cultural actions existing in school libraries, focusing on the meanings of cultural actions for teachers and students and cultural actions and sociocultural transformations. From this presentation, we highlight that: the school libraries visited and included in the research do not have bachelor's degrees in library science; the activities carried out in the school libraries analyzed are mainly aimed at promoting reading through playful activities, guided by the school's own degree professionals, not necessarily readapted; library infrastructure in general is precarious, with examples of robust and differentiated actions when supported by the community of student parents and companies; the participation of children and young people is indicated as productive and stimulating, even if it does not reach everyone; the meanings of cultural actions turn to the appropriation of reading culture; the teachers believe that cultural actions promoted by libraries are capable of generating educational, personal, social and cultural transformations in the student's life, even more so when they have the support of the school community; students address the transformations felt in their school and personal lives. Finally, we reflect on the results of actions developed in school libraries and indicate that cultural actions should focus on the protagonism and emancipation of students, the plurality and diversity of their experiences and the creation of dialogical, interactive, intercultural and inclusive productions, based on cultural mediation that takes into account the sociocultural context of the subjects inserted in their respective communities.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75915
Author's ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1312-6545
Author's Lattes: http://lattes.cnpq.br/7335889815849224
Advisor's Lattes: http://lattes.cnpq.br/2053936680844527
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:PPGCI - Dissertações defendidas na UFC

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