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dc.contributor.advisorDieb, Messias Holanda-
dc.contributor.authorNéo, Ana Maria Furtado-
dc.date.accessioned2024-01-19T14:05:49Z-
dc.date.available2024-01-19T14:05:49Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationNÉO, Ana Maria Furtado. Palavras à flor da pele: concepções, investimentos e verbalizações acerca do saber escrever literatura. 2023. 252 f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós- Graduação em Educação Brasaileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75905-
dc.description.abstractThis thesis aimed to understand the meanings that high school students, in the Ceará State Education Network, attribute to their experience with literary writing in a school context, based on the conceptions, investments and verbalizations in relation to this practice of literary literacy inside and outside school. To this end, the following specific objectives guided our investigation steps: 1) analyze students' investments in relation to literary writing practices proposed and/or experienced in the school space; 2) interpret students' conceptions about writing based on their school literacy experience; 3) examine students' verbalizations about the written production process experienced at school regarding literary texts. As a theoreticalmethodological foundation, this research was based on New Studies on Literacy based on the concepts of Street (2014). The study was also conducted by the Theory of Literary Literacy (COSSON, 2006) for approaches to this more specific literacy, and, mainly, by the contributions of Barré-de-Miniac (2002; 2006) on the Theory of Relationship with Writing. This study was developed from the perspective of Qualitative Research, and the following instruments were used to collect data: the knowledge assessment and the semi-structured interview. The research subjects were students in the 1st year of high school at a state school in Ceará, in Caucaia, metropolitan region of Fortaleza. The data were analyzed using the Ideal Type method (WEBER, 1982), from which we understood three dominant trends in this relationship between students and literary writing. We conclude, therefore, that students do write literature inside and outside of school, with different objectives; whether for oneself (Catartic Writing), or for others (Expressive Writing), or for the teacher (Writing for school) and, as the school institution does not yet effectively appropriate this aesthetic action, literary writing resists a technical education and official documents, and sprouts in soil considered infertile; saving and developing writing skills previously considered inappropriate for Basic Education.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titlePalavras à flor da pele: concepções, investimentos e verbalizações acerca do saber escrever literaturapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.abstract-ptbrEsta tese teve por objetivo compreender os sentidos que os estudantes do ensino médio, na Rede Estadual de Ensino do Ceará, atribuem a sua experiência com a escrita literária em contexto escolar, tomando por base as concepções, os investimentos e as verbalizações em relação a essa prática de letramento literário dentro e fora da escola. Para isso, os seguintes objetivos específicos nortearam nossos passos da investigação: 1) analisar os investimentos dos estudantes em relação às práticas de escritas literárias propostas e ou vivenciadas no espaço escolar; 2) interpretar as concepções dos estudantes acerca da escrita com base em sua experiência de letramento escolar; 3) examinar as verbalizações dos estudantes sobre o processo de produção escrita vivenciado na escola a propósito de textos literários. Como fundamentação teórico-metodológica, esta pesquisa foi embasada nos Novos Estudos sobre os Letramentos a partir das concepções de Street (2014). O estudo também foi conduzido pela Teoria do Letramento Literário (COSSON, 2006) para as abordagens desse letramento mais específico, e, principalmente, pelas contribuições de Barré-de-Miniac (2002; 2006) sobre a Teoria da Relação com a Escrita. Este estudo foi desenvolvido sob a perspectiva da Pesquisa Qualitativa, e os seguintes instrumentos foram utilizados para a coleta de dados: o balanço do saber e a entrevista semiestruturada. Os sujeitos da pesquisa foram estudantes do 1º ano do ensino médio de uma escola estadual do Ceará, de Caucaia, região metropolitana de Fortaleza. Os dados foram analisados a partir do método do Tipo Ideal (WEBER, 1982), a partir do qual compreendemos três tendências dominantes nessa relação dos estudantes com a escrita literária. Concluímos, portanto, que os alunos escrevem sim literatura dentro e fora da escola, com objetivos diversos; seja para si (Escrita Catártica), seja para o outro (Escrita Expressiva), seja para o professor (Escrita para a escola) e, como a instituição escolar ainda não se apropria efetivamente dessa ação estética, a escrita literária resiste a uma educação tecnicista e aos documentos oficiais e brota em solo julgado infértil, salvando e desenvolvendo capacidades escriturais outrora consideradas inapropriadas para a Educação Básica.pt_BR
dc.subject.ptbrLetramentopt_BR
dc.subject.ptbrLetramento literáriopt_BR
dc.subject.ptbrEscritapt_BR
dc.subject.ptbrEscrita literáriapt_BR
dc.subject.enLiteracypt_BR
dc.subject.enLiterary literacypt_BR
dc.subject.enWritingpt_BR
dc.subject.enLiterary writingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/5845592877705374pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/4729675669995125pt_BR
local.date.available2024-01-19-
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