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Tipo: Dissertação
Título : Impacto da covid-19 na saúde mental de universitários da UFC-Sobral: estudo sobre a sintomatologia do estresse, ansiedade e depressão
Autor : MARTINS, Josenice Vasconcelos
Tutor: MAIA, Rodrigo da Silva
Palabras clave en portugués brasileño: saúde mental;ansiedade;depressão;estresse;universitários
Palabras clave en inglés: Mental Health;Anxiety;Depression;Stress;College students
Fecha de publicación : 2023
Citación : MARTINS, J. V. Impacto da covid-19 na saúde mental de universitários da UFC - Sobral: estudo sobre a sintomatologia do estresse, ansiedade e depressão. 2023. 25 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Psicologia e Políticas Públicas) - Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Psicologia e Políticas Públicas, Campus Sobral, Universidade Federal do Ceará, Sobral, 2023.
Resumen en portugués brasileño: O processo de adaptação ao ensino superior é complexo e exige que o estudante universitário seja capaz de lidar com uma série de situações novas, tanto acadêmicas quanto pessoais/interpessoais. Os impactos emocionais podem resultar em sintomas psicológicos, como ansiedade, estresse e depressão durante a vivência acadêmica, porém com a pandemia da COVID-19 e a inserção do ensino remoto causou diversos impactos para os estudantes universitários, sendo acompanhado um período de mudanças, reorganização de rotinas, causando frustração, temores e angústias acerca do cenário incerto que foram vivenciados. A presente dissertação teve como objetivo analisar o impacto na saúde mental dos estudantes universitários da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Campus Sobral durante a pandemia da COVID 19, especificamente avaliando a depressão, ansiedade e estresse entre os jovens. Tratou-se de uma pesquisa de natureza quantitativa, transversal e exploratória. A amostra foi composta por 299 estudantes universitários, maiores de 18 anos, da Universidade Federal do Ceará (UFC), campus Sobral. O instrumento utilizado para a pesquisa continha questões sociodemográficas e a Escala de Ansiedade, Depressão e Estresse (DASS-21), sendo um questionário online autoaplicável. Os dados foram coletados durante o último semestre em que as aulas ocorreram de forma remota. Para análise dos dados foram utilizados software RStudio (versão 2022.02.3) e seus pacotes olsrr (versão 0.5.3), estimatr (versão 1.0.0) e car (versão 3.1-0) foram utilizados para realização das análises estatísticas. Dentre os resultados, os estudantes que integraram o estudo 16,1% apresentaram níveis graves de depressão, no qual entre eles se destacaram estudantes negros, pessoas sem companheiro(a)s e sem vinculação religiosa. Enquanto, a ansiedade foi apresentada maior pelo gênero feminino, apenas 11% da variação, o que representou um tamanho de efeito pequeno. Em relação ao estresse, apenas 15% da variação apresentou níveis de estresse, o que representa uma magnitude de efeito média. A partir dos estudos apresentados ao decorrer da pesquisa observa-se que os sintomas referentes à saúde emocional nos universitários são considerados alarmantes e com a chegada da pandemia e o ensino remoto muitos sintomas se intensificaram, entre eles a depressão no qual foi maior índice apresentado nos estudos. Desta forma, reforça a necessidade de medidas de intervenção acerca da promoção e prevenção à saúde específicas no contexto universitário, investigando acerca dos fatores associados aos surgimentos de sintomas de estresse, ansiedade e depressão, considerando todo o contexto do acadêmico.
Abstract: The process of adapting to higher education is complex and requires university students to be able to deal with a series of new situations, both academic and personal/interpersonal. Emotional impacts can result in psychological symptoms, such as anxiety, stress and depression during the academic experience, but with the COVID-19 pandemic and the insertion of remote teaching, it caused several impacts for university students, accompanied by a period of changes, reorganization of routines, causing frustration, fears and anxieties about the uncertain scenario they experienced. This dissertation aimed to analyze the impact on the mental health of university students at the Federal University of Ceará (UFC) - Campus Sobral during the COVID 19 pandemic, specifically evaluating depression, anxiety and stress among young people. It was a quantitative, cross-sectional and exploratory research. The sample consisted of 299 university students, over 18 years old, from the Federal University of Ceará (UFC), Sobral campus. The instrument used for the research contained sociodemographic questions and the Anxiety, Depression and Stress Scale (DASS-21), being a self-administered online questionnaire. Data were collected during the last semester in which classes took place remotely. For data analysis, RStudio software (version 2022.02.3) and its packages olsrr (version 0.5.3), estimatr (version 1.0.0) and car (version 3.1-0) were used to carry out the statistical analyses. Among the results, 16.1% of the students who participated in the study had severe levels of depression, among which black students, people without partners and without religious ties stood out. While, anxiety was presented higher by the female gender, only 11% of the variation, which represented a small effect size. Regarding stress, only 15% of the variation showed stress levels, which represents an average effect magnitude. From the studies presented during the research, it is observed that the symptoms related to emotional health in university students are considered alarming and with the arrival of the pandemic and remote teaching, many symptoms have intensified, including depression, which was the highest rate presented in the studies. In this way, it reinforces the need for intervention measures regarding specific health promotion and prevention in the university context, investigating the factors associated with the emergence of symptoms of stress, anxiety and depression, considering the entire academic contexto.
Descripción en portugués brasileño : Este documento está disponível online com base na Portaria nº 348, de 08 de dezembro de 2022, disponível em: https://biblioteca.ufc.br/wp-content/uploads/2022/12/portaria348-2022.pdf, que autoriza a digitalização e a disponibilização no Repositório Institucional (RI) da coleção retrospectiva de TCC, dissertações e teses da UFC, sem o termo de anuência prévia dos autores. Em caso de trabalhos com pedidos de patente e/ou de embargo, cabe, exclusivamente, ao autor(a) solicitar a restrição de acesso ou retirada de seu trabalho do RI, mediante apresentação de documento comprobatório à Direção do Sistema de Bibliotecas.
URI : http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75902
Lattes del autor: http://lattes.cnpq.br/5140670678565570
ORCID del tutor: https://orcid.org/0000-0002-8400-058X
Lattes del tutor: http://lattes.cnpq.br/1734687878822841
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: MPPPP - SOBRAL - Dissertações defendidas na UFC

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