Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75755
Type: TCC
Title: Planejamento e estratégias de marketing no Fortaleza Esporte Clube: Um estudo de caso
Authors: Silva, Licia Fernandes e
Advisor: Moreira, Marcia Zabdiele
Keywords in Brazilian Portuguese : Gestão profissional;Planejamento estratégico;Marketing;Fortaleza Esporte Clube
Keywords in English : Professional management;Strategic planning;Marketing;Fortaleza Esporte Clube
Knowledge Areas - CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Issue Date: 2023
Citation: SILVA, Licia Fernandes e. Planejamento e estratégias de marketing no Fortaleza Esporte Clube: um estudo de caso. 2023. 48 f. Monografia (Graduação em Administração) – Faculdade de Economia, Administração, Atuariais, Contabilidade e Secretariado, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Abstract in Brazilian Portuguese: Gestão profissional é uma temática que vem sendo discutida no âmbito dos times de futebol do Brasil, sobretudo após a criação da Lei 14.193 de 2021, que regulariza a criação de sociedades em clubes de futebol. Com isso, mudanças estão ocorrendo em diversos eixos administrativos, considerando isso, a presente investigação volta sua atenção ao planejamento estratégico e de marketing do Fortaleza Esporte Clube (FEC). Têm-se como pergunta de partida para o presente estudo: de que maneira o planejamento estratégico e de marketing podem contribuir como diferencial competitivo para o Fortaleza Esporte Clube? Considerando a questão norteadora, o estudo apresenta como objetivo geral analisar e compreender o processo de planejamento estratégico e de marketing do Fortaleza Esporte Clube, identificando suas práticas, desafios e impactos na consolidação do time. Metodologicamente, se configura como uma pesquisa aplicada, de abordagem qualitativa e exploratória quanto aos seus objetivos, utilizando-se de pesquisa bibliográfica para compreender a temática na literatura científica, baseado também em entrevistas dos gestores do time, como o intuito de compreender as principais mudanças adotadas pelo clube e seus possíveis impactos. Os resultados demonstram que o FEC busca sua consolidação no cenário futebolístico nacional e internacional, por meio da profissionalização da gestão, do estabelecimento de objetivos e metas claras. Nesse cenário, a consecução do planejamento estratégico e das ações de marketing se mostram como fundamentais para ascensão e crescimento do time. Por fim, conclui-se que a profissionalização dos times de futebol ainda é um desafio no Brasil, contudo, times como Fortaleza Esporte Clube estão protagonizando este movimento, com uma gestão empenhada e comprometida com o crescimento e o sucesso do futebol cearense
Abstract: Professional management is a topic that has been discussed within Brazilian soccer teams, especially after the creation of Law 14.193 of 2021, which regulates the creation of companies in soccer clubs. As a result, changes are taking place in a number of administrative areas, which is why this investigation turns its attention to the strategic and marketing planning of Fortaleza Esporte Clube (FEC). The starting question for this study is: in what way can strategic and marketing planning contribute as a competitive differentiator for Fortaleza Esporte Clube? Considering the guiding question, the study's general objective is to analyze and understand Fortaleza Esporte Clube's strategic and marketing planning process, identifying its practices, challenges and impacts on the team's consolidation. Methodologically, this is an applied study, with a qualitative and exploratory approach in terms of its objectives, using bibliographical research to understand the subject in the scientific literature, also based on interviews with the team's managers, in order to understand the main changes adopted by the club and their possible impacts. The results show that FEC is seeking to consolidate its position on the national and international soccer scene by professionalizing its management and setting clear objectives and targets. In this scenario, strategic planning and marketing actions are fundamental to the team's rise and growth. Finally, it can be concluded that the professionalization of soccer teams is still a challenge in Brazil, but teams like Fortaleza Esporte Clube are leading this movement, with management that is committed to the growth and success of Ceará soccer.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75755
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:ADMINISTRAÇÃO - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2023_tcc_lfsilva.pdf2,96 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.