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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75746
Tipo: | TCC |
Título : | Comparing peer planning to individual planning and its results on the oral performance in an English as a foreign language classroom |
Título en inglés: | Comparing peer planning to individual planning and its results on the oral performance in an English as a foreign language classroom |
Autor : | Alves, João Victor Santos |
Tutor: | Silva, Diana Costa Fortier |
Áreas de Conocimiento - CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS |
Fecha de publicación : | 2023 |
Citación : | ALVES, João Victor Santos. Comparing peer planning to individual planning and its results on the oral performance in an English as a foreign language classroom. 2023. 28 f. TCC (Licenciatura em Letras/Inglês) - Curso de Licenciatura em Letras/Inglês, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023. |
Resumen en portugués brasileño: | A Abordagem Comunicativa trouxe para si um amplo nicho de pesquisa. Algumas categorias foram desenvolvidas diversas vezes por muitos autores devido à sua capacidade de elucidar a forma como o ensino e a aprendizagem de línguas podem beneficiar uma sala de aula de diferentes maneiras. As tarefas são muito exploradas nesse sentido, levando os alunos de uma forma antiga de aprender com foco-na-forma para uma forma totalmente nova de descobrir línguas, focando especialmente no desempenho da tarefa em si e, assim, sendo capazes de aprender de uma forma imersiva. Estudos observaram a importância das atividades pré-atividade, como o planejamento do tempo para a execução das atividades, a fim de proporcionar um resultado linguístico bem desenvolvido em uma sala de aula baseada em comunicação. A fim de buscar dicas para melhorias nas aulas de idiomas, os pesquisadores começaram a apontar que o ambiente também desempenha um papel importante nisso, permitindo que os alunos encontrem interesse em diversos fatores dentro das atividades em sala de aula, como atividades entre pares e discussões em grupo. Estudos apontam que o planejamento entre pares pode influenciar o resultado de uma tarefa, se os requisitos forem atendidos e os alunos sentirem interesse neste tipo específico de ambiente de sala de aula. Esta pesquisa específica tem como objetivo comparar os resultados de uma dupla de alunos realizando duas tarefas semelhantes sob duas condições diferentes. Primeiro, os alunos que vão participar planejarão uma tarefa individualmente e depois a executarão, e depois os alunos formarão duplas para planejar a execução de outra tarefa. A recolha de dados sugeriu que a comparação entre o planeamento individual e o planeamento por pares não representou qualquer diferença significativa em termos de resultado de fluência neste corpus específico, embora um dos alunos parecesse gostar de planear em pares. As tarefas de planeamento entre pares proporcionaram então, de certa forma, enriquecer as salas de aula com conteúdos atrativos. Os resultados podem ser relevantes para ampliar as possibilidades de planejamento e gestão de sala de aula para alcançar um resultado desejável. A aprendizagem de línguas e o desenvolvimento do ensino podem ser influenciados pelos alunos se eles se envolverem na tarefa em conjunto, abrindo uma janela para uma negociação significativa do conhecimento da língua e para resultados futuros |
Abstract: | Communicative Approach has brought a broad niche of research on its own. Some categories have been outlined several times by many authors because of its capacity to elicit the way language teaching and learning might benefit a classroom in different ways . Tasks are much explored in this sense, bringing students from the old fashioned focus-on-form way of learning to a brand new way of discovering languages, focusing especially on the performance of the task itself and thus, being able to learn in an immersive environment. Studies have notched the importance of pre-task activities, such as planning time for performing tasks in order to deliver a well-developed language outcome in a task-based classroom. In order to seek hints for language classroom improvements, researchers started to point out that the environment also plays an important role in it, enabling students to find interest in many different factors within classroom activities, such as peer activities and group discussion. Studies point out that peer planning can influence the outcome of a task, if requirements are matched and students feel interest in this particular kind of classroom environment. This particular research aims to compare the results from a pair of students performing two similar tasks under two different conditions. First, students who are going to participate will plan a task individually and then perform it, and then students will pair up to plan for performing another task. The data collection suggested that the comparison between individual planning and peer planning did not represent any significant difference in terms of fluency outcome on this particular corpus, although one of the students seemed to like planning in pairs. Peer planning tasks have then proved to enrich classrooms with attractive content in a sense. Results might be relevant for broadening possibilities for classroom planning and management to reach a desirable result. Language learning and teaching development might be influenced by students if they engage with the task together, opening a window for meaningful language knowledge negotiation and further outcome. |
URI : | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75746 |
Lattes del tutor: | http://lattes.cnpq.br/5129119504160239 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | LETRAS - INGLÊS - Monografias |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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