Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/7572
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRogério, Pedro-
dc.contributor.authorGomes, Sabrina Linhares-
dc.date.accessioned2014-03-07T14:08:04Z-
dc.date.available2014-03-07T14:08:04Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationGOMES, Sabrina Linhares. Consolidação do campo de educação musical no Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. 2014. 116f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/7572-
dc.description.abstractThis paper proposes to study the legitimization and consolidation of the field of music education from the current Federal Institute of Education, Science and Technology of Ceará(IFCE). This was achieved through the formation of a social group which became responsible for the creation, deployment, and legitimation decade of existence of the Technical Course in Music IFCE. For such studies, we focus on the training process, the accumulation of capital, the work of the individuals responsible for the consolidation of the field of music education and training IFCE the habitus of these agents. Primarily consider the interviews with the aim of analyzing the trajectory of the teachers of that course as well as the facts and documents included during the early existence of the Technical Course in Music, 2002-2012, and secondarily the last 30 years of music education in institution and training processes of the subjects, consisted in the period 1982-2012. The previous events regarding the time frame from 1956 to 1981 will serve to aid us to understand the formation of the field of music education in IFCE. The analysis and interpretation of data will be conducted with the theoretical and methodological contributions of praxeology of Pierre Bourdieu.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherwww.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectMúsica - Instrução e estudopt_BR
dc.subjectCurso Técnico em Músicapt_BR
dc.subjectEducação Musicalpt_BR
dc.subjectIFCEpt_BR
dc.subjectEducação Musicalpt_BR
dc.titleConsolidação do campo de educação musical no Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Cearápt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente trabalho propõe estudar a legitimação e a consolidação do campo de educação musical do atual Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Este se deu por meio da formação de um grupo social que se tornou responsável pela criação, implantação, legitimação e década de existência do Curso Técnico em Música do IFCE. Para tais estudos, enfocaremos o processo formativo, o acumulo de capitais, o trabalho dos indivíduos responsáveis pela consolidação do campo de educação musical do IFCE e a formação do habitus desses agentes. Consideraremos prioritariamente as entrevistas com o fito de analisar a trajetória dos professores do citado curso, bem como os fatos e documentos compreendidos durante a década de existência do Curso Técnico em Música, de 2002 a 2012; e secundariamente os últimos 30 anos da educação musical na instituição e dos processos de formação dos sujeitos, consistido no período de 1982 a 2012. Os acontecimentos anteriores referentes ao recorte temporal de 1956 a 1981 servirão de auxílio para que possamos compreender a formação do campo de educação musical no IFCE. A análise e interpretação dos dados serão realizadas com o aporte teórico e metodológico da praxiologia de Pierre Bourdieu.pt_BR
dc.title.enConsolidation of the field of music education at the Institute of Education, Science and Technology of Cearapt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014-dis-slgomes.pdf1,68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.