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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75673
Tipo: | TCC |
Título: | Foreign textbooks’ analysis under the implications of BNCC: focus on multiliteracies and english as a lingua franca |
Título em inglês: | Foreign textbooks’ analysis under the implications of BNCC: focus on multiliteracies and english as a lingua franca |
Autor(es): | Nascimento, Ádria Damara Lustosa do |
Orientador: | Silva, Andreia Turolo da |
Palavras-chave em português: | Multiletramento;Multimodalidade;BNCC;Material didático |
Palavras-chave em inglês: | Multiliteracies;Multimodality;Teaching materials |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS |
Data do documento: | 2023 |
Citação: | NASCIMENTO, Ádria Damara Lustosa do. Foreign textbooks’ analysis under the implications of BNCC: focus on multiliteracies and english as a lingua franca. 2023. 24 f. TCC (Licenciatura em Letras-Inglês) - Curso de Licenciatura em Letras-Inglês, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023. |
Resumo: | Esta pesquisa tem como objetivo analisar dois livros didáticos estrangeiros de inglês, Wide Angle 4 e Wide Angle 6, a partir das diretrizes expressas na BNCC (Base Nacional Comum Curricular), especialmente no que diz respeito ao multiletramento e ao inglês como língua franca. Por meio da metodologia de Bardin, em uma análise exploratória de conteúdo, este estudo investiga o número de sotaques, gêneros textuais e a multimodalidade. Os resultados revelam uma predominância do inglês americano e uma representação limitada de outros sotaques, assim como uma prevalência de textos acadêmicos e formais e tentativas insatisfatórias de apresentar a multimodalidade. A conclusão sugere a necessidade de reavaliação dos livros didáticos estrangeiros, enfatizando a existência de melhores opções que se alinhem à BNCC e ao contexto brasileiro. Além disso, este artigo propõe análises futuras, considerando mais fatores do que os apresentados, para melhor informar os responsáveis pela escolha dos materiais dos alunos. |
Abstract: | This research aims to analyze two foreign English textbooks, Wide Angle 4 and Wide Angle 6, from the directives of the Brazilian curriculum in BNCC (Base Nacional Comum Curricular), especially concerning multiliteracy and English as a lingua franca. Through an exploratory content analysis using Bardin’s methodology, this study investigates the number of accents, text genres, and multimodality. The findings reveal a predominance of American English and a limited representation of other accents, a notable focus on academic and formal texts, and unsatisfactory attempts to present multimodality. The conclusion suggests the need for reevaluation of foreign textbooks, emphasizing the existence of better options that align with BNCC and the Brazilian context. In addition to that, this paper proposes future analyses, considering more than the factors presented, to better inform the ones responsible for choosing students' materials. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75673 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | LETRAS - INGLÊS - Monografias |
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